Caros Amigos
Foi com grande satisfação
que iníciei em 7/11 o 15º ano da publicação diária
(SALVO ALGUMAS INTERRUPÇÕES INESPERADAS , já assinaladas oportunamente)
do blogue
SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
e que veio à luz em
7 de Novembro de 2006
Este é portanto o
Vigésimo Segundo Número
do 15º ano de publicação.
Devido a vários factores (principalmente: de idade - 81 anos - , falta de tempo e de disposição - "por vezes"),
vi-me forçado há algum tempo atrás, a reduzir a descrição dos textos referentes à história dos Santos e Beatos e, também, festividades que ocorrem diariamente.
Por isso e apenas quando me for possível fazê-lo,
algumas das biografias terão um pequeno excerto compilado através dos Livros abaixo descritos, das vidas dos Santos e Beatos que vou mencionando.
Todas as biografias podem ser consultadas através dos Livros indicados ou através das etiquetas do Blogue refentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
Desejo e espero que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 7 6 1
28 DE NOVEMBRO DE 2021
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 2 2)
1 5º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
CATARINA LABOURÉ, Santa
Religiosa (1806-1876)
Santa CATARINA LABOURÉ é oriunda duma família profundamente cristã de remediados lavradores da Borgonha, em França, onde nasceu a 2 de Maio de 1806. CATARINA LABOURÉ era a 9ª filha com que Deus abençoara seus virtuosos pais. Depois dela floriram naquele jardim mais dois rebentos ainda. É quase sempre no seio das famílias numerosas que irrompem os grandes Santos.
Aos 9 anos e meio perdeu a mãe. depois de passar algum tempo à sombra dos tios, regressou novamente ao regaço familiar. Os irmãos mais velhos iam debandando. Sobre ela recaíam agora as canseiras domésticas. Sem sombra de exagero, pode dizer-se que o curso da vida e dos anos não embaciou a sua pureza, modéstia ou simplicidade.
Às repetidas pretensões de casamento opôs sempre forte resistência porque - dizia ela - desde há muito tempo estava desposada com Jesus. Consagrar-se a Deus na vida religiosa era a sua ,mais ardente aspiração. Desejava seguir os passos da sua irmã mais velha, religiosa nas Irmãs da caridade. O pai não queria de maneira nenhuma consentir, apesar de CATARINA ter já ultrapassado a maior idade.
(...)
Na noite de 17 para 18 de Julho de 1830, pouco tempo após o começo do Noviciado, às 11,30 da noite, estando a dormir, sente uma voz que a chama. Acorda, levanta a cortina. Vê uma criança, vestida de branco, aparentando 4 ou 5 anos de idade, que lhe diz: «Vem à capela, Nossa Senhora espera-te».
A humilde religiosa receia que deem conta. O pequeno mensageiro tranquiliza-a: «Sossega, São 11 e meia. Estão todos a dormir profundamente. Fico à tua espera».
Acompanhada daquela criança, que supõe ser o seu Anjo da Guarda, entra na capela, profusamente iluminada. Após demora um pouco longa, ouve estas palavras do anjo: «Eis a Santíssima Virgem: ei-la». Logo sentiu um ruído como o de roçagar dum vestido de seda. Era Nossa Senhora. Vindo do lado da tribuna, senta-se na cadeira do director das Filhas da Caridade, ao lado do Evangelho, junto do altar. CATARINA aproxima-se, ajoelha-se, põe as mãos sobre os joelhos da Celestial visitante, que se inclina para ela com afabilidade e doçura.
Começa entre ambas um íntimo e familiar colóquio que se prolonga por cerca de duas horas.
A branca Senhora comunica-lhe que Deus a destina para uma missão especial. Há-de sofrer muito para a tornar conhecida. Não receie. A graça de Deus não a abandonará. Deve manifestar tudo ao confessor, que será o seu auxiliar em tão divina empresa. descerrando-lhe o véu do futuro, prognostica-lhe as desgraças que daí a 40 anos cairiam sobre a França. Todas elas se vieram a realizar no tempo prefixado, em 1870, durante o cerco de Paris e a Comuna.
Finalmente, como mãe solícita pelo bem dos seus filhos, aponta-lhe alguns pequenos abusos, ocasionalmente intrometidos em ambas as familias de São Vicente de Paulo, aos quais era preciso pôr emenda. para isso havia de se valer do seu confessor, que brevemente ascenderia a postos importantes na Congregação. Na verdade, dentro em pouco o Padre ALADEL foi nomeado assistente da Congregação da Missão e director das Irmãs da Caridade. Ambas as famílias de São Vicente de Paulo haviam de se espalhar por todo o orbe de modo extraordinário.
«Minha filha, Deus quer encarregar-te de uma missão». tinha-lhe dito a Celestial Visitante. Para lha manifestar, apareceu-lhe novamente, a 27 de Novembro de 1830, às 5 e meia da tarde, enquanto a humilde religiosa se encontrava em oração na capela. Já referimos esta visão ontem, ao tratar de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa.
A Santíssima Virgem apareceu-lhe ainda uma terceira vez para insistir nos mesmos pedidos e apresentar um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. No fim, concluiu, «Minha filha , doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações».
(...)
Depois desta vida simples, modesta. heroicamente oculta, a semear o bem e a dífundir a caridade, faleceu a 31 de Dezembro de 1875 com 70 anos de idade, com um sorriso nos lábios e a tranquilidade a dourar-lhe o rosto.
(...)
GRÁZIA DE CÁTTARO, Beato
Religioso (1438-1509)
Era pescador de Cáttaro, na Dalmácia, antiga Jugoslávia. Nascido pelo ano de 1438, levava vida muito regrada quando se converteu à vida perfeita, tendo cerca de 30 anos. Foi conquistado por um sermão dum religioso agostinho, o Padre SIMÃO DE CAMERINO que pregava numa igreja de Veneza. Entrou na Ordem donde lhe viera este apelo e ingressou como converso agostinho em Monte Ortona, perto de Pádua, numa casa pouco antes fundada pelo mesmo padre SIMÃO para uma estrita observância. Trabalhou sobretudo nos jardins. Foi transferido para Veneza, para um antigo mosteiro camaldulense São Cristóvão da Paz. Conta-se que graças ao beato GRÁZIA num verão sequíssimo, um poço bastou para todas as carências da comunidade e para os trabalhos de restauro da Igreja.
Morreu pelo ano de 1509, ajoelhado num ímpeto de energia para honrar o sacramento da Eucaristia . O culto de GRÁZIA foi confirmado em 1889 para os Agostinhos e para Cáttaro.
TIAGO DA MARCA, Santo
Religioso (1391-1476)
Em Nápolesna Campânia - Itália o sepultamento de São TIAGO DA MARCA presbítero da Ordem dos Menores ilustre pela sua pregação e austeridade de vida. (1476)
IRENARCO de Sebaste, Santo
Em Sebaste na Arménia hoje Sivas, na Turquia, Santo IRENARCO mártir que , exercendo o ofício de verdugo, se converteu a Cristo impressionado pela firme perseverança das mulheres cristãs e, no tempo do imperador Diocleciano e do governador Máximo, morreu decapitado. (séc. IV)
PAPINIANO Bispo de Vita,
MANSUETO Bispo de Urúsi,
URBANO de Girba,
HABETEDEUS de Teudáli,
EUSTRÁCIO de Sufes,
CRESCÓNIO de Oca,
VICIS de Sábatra,
FÉLIX de Hadrumeto,
HORTULANO de Benefa e
FLORENCIANO de Midila, Santos
Na África Proconsular, território da actual Líbia e Tunísia, a comemoração dos santos mártires PAPINIANO, bispo de Vita, e MANSUETO bispo de Urúsi, que durante a perseguição dos Vândalos, no tempo do rei ariano Genserico, por defender a fé católica foram queimados em todo o seu corpo com lâminas de ferro incandescentes e assim consumaram o seu glorioso combate. No mesmo tempo também outros santos bispos - URBANO de Girba, CRESCENTE de Bizácio, HABETDEUS de Teudáli, EUSTRÁCIO de Sufes, CRESCÓNIO de Oea, VICIS de Sábatra e FÉLIX de Hadrumeto; depois, no tempo de Hunerico, filho de Genserico, HORTULANO de Benefa e FLORENCIANO de Midila - foram exilados e terminaram o curso da sua vida como confessores da fé. ((453-460)
ESTÊVÃO O Jovem, Santo
Em Constantinopla hoje Istambul - Turquia, Santo ESTÊVÃO o JOVEM monge e mártir que no tempo do imperador Constantino Coprónimo, por defender o culto das sagradas imagens, foi atormentado com vário suplícios, confirmando a verdade católica com o derramamento do seu sangue. (764)
TEODORA de Rossano, Santa
Perto de Rossano, na Calábria - Itália, SantA TEODORA abadessa discípula de São NILO O JOVEM e mestra da vida monástica. (980)
JAIME THOMSON, Beato
Em Yoirk, Inglaterra o Beato JAIME THOMSON presbítero e mártir que condenado à morte no reinado de iSABEL I por ter reconciliado muitas pessoas com a Igreja católica, sofreu o suplício do patíbulo. 1582)
ANDRÉ TRAN VAN TRONG, Santo
No território de Kham Duong, no Anam, hoje Vietname Santo ANDRÉ TRAN VAN TRONG mártir que no tempo do imperador Minh Mang por se recusar a calcar a cruz, depois de ser encarcerado e suportar cruéis torturas, foi finalmente degolado. (1835)
JOÃO JESUS (Mariano Adradas Gonzalo), e 14 companheiros
GUILHERME (Vidente Llop Gayá),
CLEMENTE DIIEZ SAHAGÚN,
LÁZARO (João Maria Múgica Goiburu),
MARTINIANO (António Meléndez Sánchez),
PEDRO MARIA ALCALDE NEGREDO,
JULIÃO PLAZAOLA ARTOLA,
HILÁRIO (António Delgado Vilchez), religiosos professos; PEDRO DE ALCÂNTARA BERNALTE CALZADO,
JOÃO ALCALDE Y ALCALDE,
ISIDORO MARTINEZ ISQUIERDO,
ÂNGELO SASTRE CORPORALES, noviços;
JOSÉ MORA VELASCO, presbitero e postulante;
JOSÉ RUIZ CUESTA postulante; e
EDUARDO BAPTISTA JIMÉNEZ, Beatos
Em Paracuellos del Jarama - Madrid, Espanha, os beatos JOÃO JESUS (Mariano Adradas Gonzalo), presbitero e 14 companheiros GUILHERME (Vidente Llop Gayá), CLEMENTE DIIEZ SAHAGÚN, LÁZARO (João Maria Múgica Goiburu), MARTINIANO (António Meléndez Sánchez), PEDRO MARIA ALCALDE NEGREDO JULIÃO PLAZAOLA ARTOLA, HILÁRIO (Antónioi fdelgado Vilchez), religiosos professos; PEDRO DE ALCÂNTARA BERNALTE CALZADO, JOÃO ALCALDE Y ALVCALDE, ISIDORO MARTINEZ ISQUIERDO, ÂNGELO SASTRE CORPORALES, nivços; JOSÉ MOIRA VELASCO, poresbitero e postulante; JOSÉ RUIZ CUESTA postulante; e EDUARDO BAPTISTA JIMÉNEZ, mártires religiosos da Ordem de São João de Deus que, durante a perseguição religiosa foram coroados coim a gloriosa paixão. (1936)
AVELINO RODRIGUEZ ALONSO, Beato e 19 companheiros BERNARDINO ALVAREZ MELCÓN, BALBINO VILAROEL VILAROEL,
BENTO ALCALDE GONZALEZ,
BENTO GARNELO ALVAREZ,
BENTO VELASCO VELASCO,
MANUEL ALVAREZ REGO DE SEVES,
SABINO RODRIGO FIERRO,
SAMUEL PAJARES GARCIA,
SÉNEN GARCIA GONZALEZ,
presbíteros da Ordem de Santo Agostinho;
JOÃO BALDAJOS PEREZ,
JOSÉ PEQUE IGLESIAS,
LUCINIO RUIZ VALTIERRA,
MARCOS PEREZ ANDRÉS,
MARCOS GUERRERO PRIETO,
religiosos da Ordem de Santo Agostinho;
ANASTÁSIO GARZON GONZALEZ,
presbítero da Sociedade Salesiana;
JUSTO JUANES SANTOS e
VALENTIM GIL ARRIBAS
religiosos da Sociedade Salesiana;
JOÃO HERRERO ARROYO e JOSÉ PRIETO FUENTES , Beatos
Em Paracuelos del Jarama - Madrid - Espanha o beato AVELINO RODRIGUEZ ALONSO presbítero da Ordem de Santo Agostinho e 19 companheiros BERNARDINO ALVAREZ MELCÓN, BALBINO VILAROEL VILAROEL, BENTO ALCALDE GONZALEZ, BENTO GARNELO ALVAREZ, BENTO VELASCO VELASCO, MANUEL ALVAREZ REGO DE SEVES, SABINO RODRIGO FIERRO, SAMUEL PAJARES GARCIA, SÉNEN GARCIA GONZALEZ, presbíteros da Ordem de Santo Agostinho; JOÃO BALDAJOS PEREZ, JOSÉ PEQUE IGLESIAS, LUCINIO RUIZ VALTIERRA, MARCOS PEREZ ANDRÉS, MARCOS GUERRERO PRIETO, religiosos da Ordem de Santo Agostinho; ANASTÁSIO GARZON GONZALEZ, presbítero da Sociedade Salesiana; JUSTO JUANES SANTOS e VALENTIM GIL ARRIBAS religiosos da Sociedade Salesiana; JOÃO HERRERO ARROYO e JOSÉ PRIETO FUENTES religiosos da Ordem dos Pregadores, Mártifres.
FRANCISCO ESTÊVÃO LACAL, Beato
VICENTE BLANCO GUADILLA, Beato
e mais 11 companheiros
ÂNGELO FRANCISCO BOCOS HERNANDEZ,
DANIEL GÓMEZ LUCAS,
ELEUTÉRIO PRADO VILLAROEL,
GREGÓRIO ESCOBAR GARCIA,
JOSÉ GUERRA ANDRÉS,
JOÃO JOSÉ CABALLERO RODRIGUEZ,
JUSTO GIL PARDO,
JUSTO FERNANDEZ GONZALEZ,
MARCELINO SANCHEZ FERNANDEZ e
PÚBLIO RODRIGUEZ MOSLARES, Beatos
Em Paracuellos del Jarama - Madrid - Espanha, os beatos FRANCISCO ESTÊVÃO LACAL, VICENTE BLANCO GUADILLA e 11 companheiros ÂNGELO FRANCISCO BOCOS HERNANDEZ, DANIEL GÓMEZ LUCAS, ELEUTÉRIO PRADO VILLAROEL, GREGÓRIO ESCOBAR GARCIA, JOSÉ GUERRA ANDRÉS, JOÃO JOSÉ CABALLERO RODRIGUEZ, JUSTO GIL PARDO, JUSTO FERNANDEZ GONZALEZ, MARCELINO SANCHEZ FERNANDEZ e PÚBLIO RODRIGUEZ MOSLARES religiosos da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada. mártires. (1936)
LUÍS CAMPOS GÓRRIZ, Beato
Em Picadero de Paterna, Valência - Espanha, o beato LUÍS CAMPOS GÓRRIS mártir que durante a mesma perseguição, coroou o seu glorioso martírio e uma vida fervorosamente dedicada ao apostolado e às obras de caridade. (1936)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.