domingo, 26 de junho de 2022

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 26 DE JUNHO DE 2022

 


                           XIII DOMINGO DO 


                             TEMPO COMUM

                            


26 DE JUNHO DE 2022



LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

Rs 19, 16b. 19-21


Naqueles dias, disse o Senhor a Elias: 

«Ungirás Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meola, como profeta em teu lugar». 

Elias pôs-se a caminho e encontrou Eliseu, filho de Safat, que andava a lavrar com doze juntas de bois e guiava a décima segunda. 

Elias passou junto dele e lançou sobre ele a sua capa.

 Então Eliseu abandonou os bois, correu atrás de Elias e disse-lhe: 

«Deixa-me ir abraçar meu pai e minha mãe; depois irei contigo». 

Elias respondeu: 

«Vai e volta, porque eu já fiz o que devia». 

Eliseu afastou-se, tomou uma junta de bois e matou-a; com a madeira do arado assou a carne, que deu a comer à sua gente.

Depois levantou-se e seguiu Elias, ficando ao seu serviço.


SALMO RESPONSORIAL


Salmo 15, 16


REFRÃO


O Senhor é a minha herança.


(Repete-se) 


O Senhor é a minha herança.


1


Defendei-me, Senhor: Vós sois o meu refúgio.

Digo ao Senhor: «Vós sois o meu Deus».

Senhor, porção da minha herança e do meu cálice,

está nas vossas mãos o meu destino.


2


Bendigo o Senhor por me ter aconselhado,

até de noite me inspira interiormente.

O Senhor está sempre na minha presença,

com Ele a meu lado não vacilarei.


 3


Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta

e até o meu corpo descansa tranquilo.

Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos,

nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupção.


4


Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida,

alegria plena na vossa presença,

delícias eternas à vossa direita.




LEITURA DA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO

SÃO PAULO AOS GÁLATAS


Gal 5, 1.13-18

 

Irmãos:

Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou.

Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jogo da escravidão.

Vós, irmãos, fostes chamados á liberdade. 

Contudo, não abuseis  da liberdade como pretexto para viverdes segundo a  carne; mas, pela caridade, colocai-vos ao serviço uns dos outros, porque toda a Lei se resume nesta palavra: 

«Amarás o teu próximo como a ti mesmo». 

Se vós, porém, vos mordeis e devorais mutuamente, tende cuidado, que acabareis por destruir-vos uns aos outros. 

Por isso vos digo: 

"Deixai-vos conduzir pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne". 

Na verdade, a carne tem desejos contrários aos do Espirito e o Espírito desejos contrários aos da carne. 

São dois princípios antagónicos e por isso não fazeis o que quereis. 

Mas se vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sujeitos à lei de Moisés.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS


Lc 9, 51-62


Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo, Ele tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém e mandou mensageiros à sua frente.

Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de Lhe prepararem hospedagem. 

Mas aquela gente não O quis receber, porque ia a caminho de Jerusalém. 

Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram a Jesus:

«Senhor, quereis que mandemos descer fogo do céu que os destrua?». 

Mas, Jesus, voltou-Se e repreendeu-os. 

E seguiram para outra povoação.

Pelo caminho, alguém disse a Jesus: 

«Seguir-Te-ei para onde queres que fores». 

Jesus respondeu-lhe. 

«As raposas têm as suas tocas e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». 

Depois disse a outro: 

«Segue-Me». 

Ele respondeu, 

«Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». 

Disse-lhe Jesus: 

«Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o reino de Deus». 

Disse-Lhe ainda outro: 

«Seguir-Te-ei Senhor; deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família». 

Jesus respondeu-lhe: 

«Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus».




PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


DOMINGO - 26 DE JUNHO DE 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...