domingo, 22 de outubro de 2023

XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 22 DE OUTUBRO DE 2023

                      XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM


22 DE OUTUBRO DE 2023


LEITURA DO LIVRO DE ISAÍAS

Is 45, 1, 4-6

Assim fala o Senhor a Ciro, seu ungido a quem tomou pela mão direita, para subjugar diante dele as nações e fazer cair as armas da cintura dos reis, para abrir as portas a sua frente, sem que nenhuma lhe seja fechada: 

«Por causa de Jacob, meu servo, e de Israel, meu eleito, Eu te chamei pelo teu nome e te dei um titulo glorioso, quando ainda não Me conhecias. 

Eu sou o Senhor e não há outro; fora de Mim não há Deus. 

Eu te cingi, quando ainda não Me conhecias, para que se saiba, do Oriente ao Ocidente, que fora de Mim não há outro. 

Eu sou o Senhor e mais ninguém»


Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 95 (96)


REFRÃO


Aclamai a glória e o poder do Senhor.


(Repete-se) 



Aclamai a glória e o poder do Senhor.


1


Cantai ao Senhor um cântico novo, 

cantai ao Senhor, terra inteira.

Publicai entre as nações a sua glória,

em todos os povos a s suas maravilhas.



2


O Senhor é grande e digno de louvor,

mais temível que todos os deuses.

Os deuses dos gentios não passam de ídolos,

foi o Senhor quem fez os Céus.


 3


Dai ao Senhor, ó família dos povos, 

dai ao Senhor glória e poder.

Dai ao Senhor a glória do seu nome,

levai-Lhe oferendas e entrai nos seus átrios.

 

 4


Adorai o Senhor com ornamentos sagrados, 

trema diante d'Ele a terra inteira.

Dizei entre as nações: «O Senhor é Rei»

governa os povos com equidade




LEITURA DA  PRIMEIRA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES


Fil 1, Tes 1, 1-5B

«Irmãos:

Paulo, Silvano e Timóteo à Igreja dos Tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. 

A graça e a paz estejam convosco. 

Damos continuamente graças a Deus por todos vós, ao fazermos menção de vós nas nossas orações. 

Recordamos a actividade e a firmeza da vossa esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo, na presença de Deus, nosso Pai.

Nós sabemos, irmãos amados por Deus, como fostes escolhidos. 

O nosso Evangelho não vos foi pregado somente com palavras, mas também com obras poderosas, com a acção do Espírito Santo.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS


Mt 22, 15-21


Naquele tempo,  os fariseus reuniram-se para deliberar sobre a maneira de surpreender Jesus no que dissesse. 

Enviaram-Lhe alguns dos seus discipulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe: 

«Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas. 

Diz-nos o teu parecer: 

"É lícito ou não pagar tributo a César?"

Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu: 

«Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo». 

Eles apresentaram-Lhe um denário e Jesus perguntou: 

«De quem é esta imagem e esta inscrição?». 

Eles responderam: 

«De César». 

Disse-lhes Jesus: 

«Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM




22 DE OUTUBRO DE 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...