domingo, 15 de outubro de 2023

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 15 DE OUTUBRO DE 2023

                            XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


15 DE OUTUBRO DE 2023


LEITURA DO LIVRO DE ISAÍAS

Is 25, 6-10a

Sobre este monte, o Senhor do Universo há-de preparar para todos os povos um banquete de manjares suculentos, um banquete de vinhos deliciosos: comida de boa gordura, vinhos puríssimos. 

Sobre este monte, há-de tirar o véu que cobria todos os povos, o pano que envolvia todas as nações; destruirá a morte para sempre.

O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e fará desaparecer da terra inteira o opróbrio que pesa sobre o seu povo. 

Porque o Senhor falou. 

Dir-se-á naquele dia: 

«Eis o nosso Deus, de quem esperávamos a salvação; é o Senhor, em quem puxemos a nossa confiança. Alegremo-nos e rejubilemos, porque nos salvou. 

A mão do Senhor pousará sobre este monte.


Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 22 (23)


REFRÃO


Habitarei para sempre na casa do Senhor.


(Repete-se) 


Habitarei para sempre na casa do Senhor.


1


O Senhor é meu pastor nada me falta.

Leva-me a descansar em verdes prados,

condiz-me às águas refrescantes, 

e reconforta a minha alma.



2


Ele me guia por sendas direitas

por amor de seu nome.

Ainda que tenha que andar por vales tenebrosos, 

não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo.

O vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.


 3


Para mim preparais a mesa

à vista dos meus adversários;

com óleo me perfumais a cabeça

e o meu cálice transborda.

 

 4


A bondade e agraça hão-de acompanhar-me

todos os dias da minha vida

e habitarei na casa do Senhor

para todo o sempre.




LEITURA DA  EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS FILIPENSES


Fil 4, 12-14. 19-20

«Irmãos:

Não vos inquieteis com coisa alguma. 

Sei viver na pobreza e sei viver na abundância. 

Em todo o tempo e em todas as circunstâncias, tenho aprendido  a ter fartura e a passar fome, a viver desafogadamente e a padecer necessidade. 

Tudo posso n'Aquele que me conforta. 

No entanto, fizeste bem em tomar parte na minha aflição. 

O meu Deus proverá com abundância a todas as vossas necessidades, segundo a sua riqueza e magnificência, em Cristo Jesus. 

Glória a Deus, nosso Pai, pelos séculos dos séculos.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS


Mt 22, 1-14


Naquele tempo,  Jesus dirigiu-se de novo aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo e, falando em parábolas, disse-lhes:

«O reino dos Céus, pode comparar-se a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. 

Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram vir. 

Mandou ainda outros servos, ordenando-lhes

"Dizei aos convidados: 

Preparei o meu banquete, os bois e os cevados foram abatidos, tudo está pronto. 

Vinde às bodas". 

Mas eles, sem fazerem caso, foram um para o seu campo e outro para o seu negócio; os outros apoderaram-se dos servos, trataram-nos mal e mataram-nos. 

O rei ficou muito indignado e enviou os seus exércitos, que acabaram com aqueles assassinos e incendiaram a cidade. 

Disse então aos seus servos

"O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos. 

Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas todos os que encontrardes". 

Então os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos os que encontraram, maus e bons. 

E a sala do banquete encheu-se de convidados. O rei quando entrou para ver os convidados, viu um homem que não estava vestido com o traje nupcial e disse-lhe

"Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial?" 

Mas ele ficou calado 

O rei disse então aos servos

"Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o às trevas exteriores; aí haverá choro e ranger de dentes". 

Na verdade, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos".



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM




15 DE OUTUBRO DE 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...