domingo, 29 de outubro de 2023

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 29 DE OUTUBRO DE 2023

                      XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM


29 DE OUTUBRO DE 2023


LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO

Ex  22, 20-26

Eis o que diz o Senhor: 

«Não prejudicarás o estrangeiro, nem o oprimirás, porque vós próprios fostes estrangeiros na terra do Egipto. 

Não maltratarás a viúva nem o órfão. 

Se lhes fizeres algum mal e eles clamarem por Mim, escutarei o seu clamor: inflamar-se-á a minha indignação e matar-vos-ei ao fio da espada. 

As vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 

Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, ao pobre que vive junto de ti, não procederás com ele como um usurário, sobrecarregando-o com juros. 

Se receberes como penhor a capa do teu próximo, terás de lha devolver até ao pôr do sol, pois é tudo o que ele tem para se cobrir, é o vestuário com que cobre o seu corpo. 

Com que dormiria ele? Se ele Me invocar, escutá-lo-ei,  porque sou misericordioso».


Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 17 (18)


REFRÃO


Eu Vos amo, Senhor; sois a minha força.


(Repete-se) 



Eu Vos amo, Senhor; sois a minha força.


1


Eu Vos amo, Senhor, minha força,

minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador.

meu protector, minha defesa e meu salvador.



2


Na minha aflição, invoquei o Senhor

 e clamei pelo meu Deus.

Do sue templo Ele ouviu a minha voz

 e o meu clamor chegou aos seus ouvidos


 3


Viva o Senhor, bendito seja o meu protector;

exaltado seja Deus, meu salvador.

O Senhor dá ao Rei grandes vitórias

 e usa da bondade para com o seu Ungido.

 


LEITURA DA  PRIMEIRA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES


Tes 1, 5c-10

«Irmãos:

Vós sabeis como procedemos no meio de vós, para vosso bem. 

Tornastes-vos imitadores nossos e do Senhor, recebendo a palavra no meio de muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo; e assim  vos tornastes exemplo para todos os crentes da Macedónia e da Acaia. 

Porque, partindo de vós, a palavra de Deus ressoou não só na Macedónia e na Acaia, mas em toda a parte e se divulgou a  vossa fé em Deus, de modo que não precisamos de falar sobre ela. 

De facto, são eles próprios que relatam o acolhimento que tivemos junto de vós e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos Céus o seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus que nos livrará da ira que há-de vir.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS


Mt 22, 34-40


Naquele tempo,  os fariseus ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar: 

«Mestre qual é o maior mandamento da Lei?». 

Jesus respondeu:

«Amarás o Senhor, teu Deus com todo o teu coração, com toda a tia alma e com todo o teu espírito

Este é o maior e o primeiro mandamento. 

O segundo, porém é semelhante a este: 

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo". 

Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas».




PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM




29 DE OUTUBRO DE 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...