segunda-feira, 28 de novembro de 2011

EVANGELHO, SEGUNDO S. MARCOS - ANO B – 28 DE NOVEMBRO DE 2011

 

(Em continuação…)

PREPARAÇÃO DO MINISTÉRIO DE JESUS

1 – Título do livro: Pregação do Baptista – Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:

Eis que envio, à Tua frente, o Meu mensageiro, a fim de preparar o Teu caminho. Voz do que brada no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

João Baptista apareceu no deserto a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se com pelos de camelo e trazia um cinto de couro em torno dos rins; alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. E pregava assim;: «Depois de mim, vai chegar outro que é mais poderoso do que eu, diante do Qual não sou digno de me prostrar para Lhe desatar as correias das sandálias. Eu vos batizarei em água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo».

Baptismo de Jesus – Por aqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no Jordão. No momento em que saía da água, viu os céus abertos e o Espírito como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus veio uma voz: «Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».

Tentação no deserto – Em seguida, o Espírito impeliu-O para o deserto. E esteve no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás; vivia entre as feras e os anjos serviam-n’O.

 

(continua em 29/11)

Transcrição de António Fonseca

domingo, 27 de novembro de 2011

EVANGELHO, SEGUNDO S. MARCOS - ANO B – 27 DE NOVEMBRO DE 2011


NOTA INICIAL:
Resolvi hoje iniciar uma nova página, neste blogue, que antecederá sempre que possível (excepcionalmente só a partir de amanhã, – dia 28-11  - porque agora já é tarde…) a publicação dos outros textos de SANTOS DE CADA DIA, A RELIGIÃO DE JESUS, IN MEMORIAN e outros que eventualmente eu venha a inserir, na respectiva Agenda e horário – o qual tradicionalmente, vinha efetuando a partir das 10 horas de cada dia.
Esta página será sobre o texto do Evangelho correspondente a cada Evangelista. Neste caso, será o Evangelho Segundo S. Marcos. Assim hoje, procedo à inserção da Introdução efetuada na 12ª Edição (1979) e nos dias seguintes prosseguirei (enquanto Deus mo permitir..) com a publicação dos Capítulos subsequentes.
INTRODUÇÃO
1 – Os Evangelhos não são uma «Vida de Jesus» em sentido moderno, mas um  eco da pregação da Igreja apostólica sobre Jesus de Nazaré. Neles ressoa a voz da Igreja primitiva a anunciar a sua fé em Cristo (cf. Dei Verbum 8). Contudo, entre os quatro evangelhos canónicos, é este de Marcos que está menos estilizado e mais próximo dos factos no seu acontecer quotidiano. Ele narra os acontecimentos na sua rudeza natural, sem os adocicar, nem lhes eliminar as arestas. Sendo o mais antigo dos quatro Evangelhos, ele supõe, na evolução do Cristianismo que cresceu para a verdade plena (Jo 16, 13), um estádio mais primitivo da meditação da Igreja sobre os acontecimentos que lhe deram origem. O evangelho de Mateus, por exemplo, apresenta já um Cristo muito mais majestático, litúrgico e solene, que o de Marcos. Neste, Cristo é muito mais humano; tem compaixão (Mc 1, 41); admira-se (Mc 6, 6); indigna-se (10, 14); tem medo e angústia (Mc 14, 33), etc.. No entanto, Marcos escrever a sua obra para anunciar a Boa-Nova que é Jesus Cristo, filho de Deus (Mc 1, 1). Mas a reflexão da Igreja sobre Jesus, «Filho do Homem» e «Filho de Deus», não estava ainda sintetizada e parece desconexa e sobreposta, predominando o aspecto humano do Senhor.
2 – A antiga tradição afirma ser Marcos, discípulo de Pedro, o autor deste livrinho (1 Ped 5, 13), identificando-o com João Marcos de Jerusalém, filho de Maria, cuja casa servia de Igreja (Act 12, 12). Pensa-se tratar-se do mesmo personagem, primo de Barnabé que acompanhou Paulo na primeira viagem apostólica(Col 4, 10; Act 12, 1\2; 15, 38; 13, 13).
3 – Por isso, o lugar mais provável onde este evangelho foi editado deve ter sido a igreja de Roma. Era a capital do mundo de então e, por consequência, também um grande centro cultural. Aí vivia uma grande Igreja, como no-lo prova a carta aos Romanos. Após a morte de Pedro na perseguição de Nero, Marcos deve ter sentido a necessidade de fixar por escrito a sua catequese. Isto deve ter-se verificado entre os anos 65 a 70 da nossa era.- O uso de muitos latinismos, a contagem dos dias à romana, as moedas latinas, etc., postulam a origem romana deste evangelho, escrito em  grego, língua, nessa época, mais falada em Roma do que o latim.
(segue em 28/11)
Transcrição de António Fonseca

Nº 1116-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - Ciclo B (2011-2012) - 27 de Novembro de 2011 - Apresentação

 

Comentários ao Evangelho Diário do Ciclo B (2011-2012) por José Mª Castillo – Edição de Desclée De Brouwer

Preâmbulo

É um facto que, na prática diária da vida da igreja e da vida dos cristãos, concede-se mais importância ao Catecismo que ao Evangelho. E prova disso é que os cristãos – especialmente aos católicos – se lhes reconhece e se os identifica mais pelas ideias e pelos costumes que aprendem, no Catecismo, que pelas convicções, valores e pautas de conduta que pode deduzir do Evangelho quem o toma a sério e organiza sua vida de acordo com suas exigências. As crianças, na escola, aprendem antes o Catecismo do que o Evangelho. E se um sacerdote ensina aos seus paroquianos coisas que não estão de acordo com o Catecismo, seguramente receberá uma reprimenda do bispado. Mas se a vida desse sacerdote tem pouco que ver com o que disse Jesus no Sermão da Montanha, o mais provável é que ninguém lhe chame a atenção.

Este livro não pretende tirar importância ao Catecismo. O que pretende é ajudar os crentes em Jesus a que se deem conta – e tirem as consequências que disso se seguem – de que o Evangelho é central no Cristianismo. Porque o Evangelho é onde descobrimos e aprendemos onde está, o que é, e o que representa o centro próprio da Igreja e da Fé. Esse centro não é Deus. Nem é a religião. Nem a fé. Não há nada mais central do que o próprio Jesus. Porque em Jesus, tal como descobrimos no Evangelho de cada dia, é onde encontramos Deus, onde nos inteiramos como é Deus e o que Deus quer.

Há que o dizer sem medo: a Igreja perde credibilidade, perde fiéis, perde sacerdotes e vocações, perde importância. A Igreja perde tantas coisas porque na Igreja se tem medo ao Evangelho.

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27 DE NOVEMBRO DE 2011

1º DOMINGO DO ADVENTO

Mc 13, 33-37

 

Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. É como um homem que partiu de viagem; ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa, se à tarde, se à meia noite, se ao cantar p galo, se pela manhã; não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»

1. Durante as quatro semanas que antecedem o Natal, a Igreja celebra o Advento, quer dizer, a preparação para a “chegada” ou vinda de Jesus à terra. Os interesses do consumo e do comércio impuseram uma forma de preparação para o Natal que consiste em organizar as férias, ceias, prendas e divertimentos que cada um prefere para passar as festas o melhor possível. Isto tem de bom que associa o nascimento de Jesus com a alegria de viver. Mas também é verdade que, desta maneira, a recordação da vinda de Jesus ao mundo perdeu o seu verdadeiro significado.

2. O Natal prepara-se cristãmente mediante a vigilância de que fala Jesus neste evangelho. Nos anos que se seguiram à morte de Jesus, em não poucas comunidades cristãs difundiu-se a ideia de que o fim do mundo estava a ponto de chegar. Por isso, ao redigir os evangelhos, em alguns textos puseram na boca de Jesus ditos ou palavras que davam para pensar que o mundo se acabava e que o Senhor viria pedir contas a cada um pela vida que havia levado. Assim, entre muitos, a preocupação pela morte se fez mais forte que a preocupação para fazer mais digna esta vida.  É decisivo deixar claro que o evangelho não se refere à vigilância perante a morte ou perante o fim do mundo. Trata-se da vigilância perante a mudança tão forte que Jesus nos veio a apresentar sobre a ideia e a experiência que nós temos de Deus. Temos que ser  muito vigilantes nisso, Porque isso precisamente é algo que nos dá medo.

3. Ao nascer Jesus, Deus fez-se presente nele. Quer dizer, fez-se presente num menino fraco e pobre. A Deus o encontramos no fraco e no pobre, no marginal e no excluído. E isso é o que nos dá medo. E resistimos a aceitá-lo. A Deus o buscamos na religião e nos templos. Não o buscamos nos estábulos e presépios deste mundo. E, sem embargo, é no mais pobre, simples e fraco, no mais humano, aí onde sobretudo encontramos o Deus de Jesus.

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Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela Como aconteceu no Ano A, o texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
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Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
NOTA FINAL:
Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Desculpem e obrigado. AF.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

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