domingo, 27 de novembro de 2011

Nº 1116-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - Ciclo B (2011-2012) - 27 de Novembro de 2011 - Apresentação

 

Comentários ao Evangelho Diário do Ciclo B (2011-2012) por José Mª Castillo – Edição de Desclée De Brouwer

Preâmbulo

É um facto que, na prática diária da vida da igreja e da vida dos cristãos, concede-se mais importância ao Catecismo que ao Evangelho. E prova disso é que os cristãos – especialmente aos católicos – se lhes reconhece e se os identifica mais pelas ideias e pelos costumes que aprendem, no Catecismo, que pelas convicções, valores e pautas de conduta que pode deduzir do Evangelho quem o toma a sério e organiza sua vida de acordo com suas exigências. As crianças, na escola, aprendem antes o Catecismo do que o Evangelho. E se um sacerdote ensina aos seus paroquianos coisas que não estão de acordo com o Catecismo, seguramente receberá uma reprimenda do bispado. Mas se a vida desse sacerdote tem pouco que ver com o que disse Jesus no Sermão da Montanha, o mais provável é que ninguém lhe chame a atenção.

Este livro não pretende tirar importância ao Catecismo. O que pretende é ajudar os crentes em Jesus a que se deem conta – e tirem as consequências que disso se seguem – de que o Evangelho é central no Cristianismo. Porque o Evangelho é onde descobrimos e aprendemos onde está, o que é, e o que representa o centro próprio da Igreja e da Fé. Esse centro não é Deus. Nem é a religião. Nem a fé. Não há nada mais central do que o próprio Jesus. Porque em Jesus, tal como descobrimos no Evangelho de cada dia, é onde encontramos Deus, onde nos inteiramos como é Deus e o que Deus quer.

Há que o dizer sem medo: a Igreja perde credibilidade, perde fiéis, perde sacerdotes e vocações, perde importância. A Igreja perde tantas coisas porque na Igreja se tem medo ao Evangelho.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

 

27 DE NOVEMBRO DE 2011

1º DOMINGO DO ADVENTO

Mc 13, 33-37

 

Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. É como um homem que partiu de viagem; ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa, se à tarde, se à meia noite, se ao cantar p galo, se pela manhã; não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»

1. Durante as quatro semanas que antecedem o Natal, a Igreja celebra o Advento, quer dizer, a preparação para a “chegada” ou vinda de Jesus à terra. Os interesses do consumo e do comércio impuseram uma forma de preparação para o Natal que consiste em organizar as férias, ceias, prendas e divertimentos que cada um prefere para passar as festas o melhor possível. Isto tem de bom que associa o nascimento de Jesus com a alegria de viver. Mas também é verdade que, desta maneira, a recordação da vinda de Jesus ao mundo perdeu o seu verdadeiro significado.

2. O Natal prepara-se cristãmente mediante a vigilância de que fala Jesus neste evangelho. Nos anos que se seguiram à morte de Jesus, em não poucas comunidades cristãs difundiu-se a ideia de que o fim do mundo estava a ponto de chegar. Por isso, ao redigir os evangelhos, em alguns textos puseram na boca de Jesus ditos ou palavras que davam para pensar que o mundo se acabava e que o Senhor viria pedir contas a cada um pela vida que havia levado. Assim, entre muitos, a preocupação pela morte se fez mais forte que a preocupação para fazer mais digna esta vida.  É decisivo deixar claro que o evangelho não se refere à vigilância perante a morte ou perante o fim do mundo. Trata-se da vigilância perante a mudança tão forte que Jesus nos veio a apresentar sobre a ideia e a experiência que nós temos de Deus. Temos que ser  muito vigilantes nisso, Porque isso precisamente é algo que nos dá medo.

3. Ao nascer Jesus, Deus fez-se presente nele. Quer dizer, fez-se presente num menino fraco e pobre. A Deus o encontramos no fraco e no pobre, no marginal e no excluído. E isso é o que nos dá medo. E resistimos a aceitá-lo. A Deus o buscamos na religião e nos templos. Não o buscamos nos estábulos e presépios deste mundo. E, sem embargo, é no mais pobre, simples e fraco, no mais humano, aí onde sobretudo encontramos o Deus de Jesus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela Como aconteceu no Ano A, o texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
NOTA FINAL:
Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Desculpem e obrigado. AF.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...