segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nº 1376-1 - (226-12) - SANTOS DE CADA DIA - 13 DE AGOSTO DE 2012 - 4º ANO


antoniofonseca1940@hotmail.com
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 Nº 1376-1  -  (226-12) 

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SANTOS PONCIANO e  HIPÓLITO
Mártires (235)
San PonzianoSant' Ippolito 1
Em 212, Orígenes, de passagem por Roma, quis ouvir um padre célebre pela ciência teológica: e o orador teve a habilidade de no seu discurso incluir um elogio do seu ilustre ouvinte. Foi assim que Hipólito apareceu pela primeira vez. Tudo ignoramos da sua juventude e dos seus princípios como clérigo. As heresias abundavam no fim do século II e princípios do III, e os papas Vítor (189-198), Zeferino (198-217) e Calisto (217-222) não eram subtis teólogos. Hipólito muito seguro de si mesmo, comentava a Sagrada Escritura, com escritos duma violência inaudita combatia os hereges, que tratava como sucessores dos filósofos pagãos. Ao mesmo tempo, expunha a sua própria teologia. Era viciada por amor cego da tradição; nas controvérsias trinitárias, desenvolvia a doutrina dos apologistas do século II e a sua especulação poderia levar a fazer do Verbo de Deus uma criatura. Acusou o papa Zeferino de ser modalista e suprimir a Trindade, mas visando sobretudo o seu conselheiro, Calisto. Quando este subiu a papa, em 217, Hipólito recusou-se a reconhecê-lo e colocou-se a si mesmo à frente duma contra-Igreja, ficando a ser o primeiro antipapa. Hipólito atacou violentamente o Pontífice romano, acusando-o de violência excessiva quanto à remissão dos pecados. Manifestava excessivo espírito tradicionalista: não conseguia compreender que atos de indulgência não arruinavam a antiga disciplina. Pior ainda: escandalizando-se de ver a Igreja reconhecer os casamentos entre as matronas e os homens de condição inferior – nulos diante da lei civil –, mostrava apego pueril a uma ordem social abolida precisamente pelas ideias cristãs, de que ele se julgava o mais fiel sustentáculo. No fim do século II, os cristãos do Oriente e do Ocidente tinham acabado por se entender, fixando a Páscoa no domingo a seguir ao 14 de Nisã. Parece que foi Hipólito quem, primeiro idealizou estabelecer uma regra, um cânone, que permitisse encontrar facilmente a que dia do calendário romano correspondia esse domingo. Indicou as datas das Páscoas para 112 anos a partir de 222. Os seus admiradores elevaram-lhe uma estátua: Hipólito está sentado numa cadeira cujos lados têm gravados o catalogo dos seus livros e os resultados do cálculo sobre os dias da Páscoa. Por desgraça, estes cálculos estão errados: ao fim de 16 anos já o erro era de três dias. Essa estátua conserva-se à entrada da biblioteca do Vaticano. No ano indicado de 222, morte de Calisto, o cisma ainda subsistia. A perseguição de Maximino em 235 é que lhe marca o fim. Querendo os perseguidores ferir a Igreja na cabeça, deportaram o papa S. Ponciano para a Sardenha e, vendo que Hipólito se dava como chefe da Igreja, mandaram-no também para o exílio. O Papa legítimo apresentou a demissão, e o antipapa fez o mesmo, acrescentando o convite aos seus partidários para que entrassem na grande Igreja. Ambos os desterrados morreram no exílio. Mas foram ambos honrados como mártires e os corpos voltaram para Roma; Ponciano foi enterrado com  os papas no cemitério que viria a tomar o seu nome. O dia 13 de Agosto celebra esta dupla transferência. Graças aos esforços dos seus antigos partidários ou por outras causas, o túmulo de Hipólito depressa se tornou meta de peregrinos. No fim do século IV, o papa S. Dâmaso embelezou-o, mandou transportar para ele a estátua, e acrescentou, da sua lavra, uma inscrição em verso. Apesar de tudo, a memória de Hipólito perdeu-se. Tinha escrito em grego, sem dúvida por amor à tradição. O abandono desta língua em Roma, que já quase não estava em uso no seu tempo, levou a que as suas obras caíssem, no esquecimento. Mas na época moderna operou-se manifesta desforra; os seus livros exumados e identificados constituem para nós preciosos testemunhos da teologia primitiva e a sua Tradição Apostólica conservou-nos as mais antigas orações litúrgicas romanas que até nós chegaram. Do Livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt  Áudio da RadioVaticana:  RadioMaria: e RadioRai: 
SÃO CASSIANO DE IMOLA
Mártir (em princípios do século IV)
San Cassiano di Imola2
Na sua viagem a Roma, esteve o poeta Prudêncio em Imola, Itália. Na basílica, reparou numa pintura a representar um homem coberto de chagas, com os membros dilacerados e rodeado de rapazio que por todos os lados lhe feria o corpo.«Isto que vê, disse-lhe o guarda do templo, não é tradição sem fundamento, história de velhas; o artista inspirou-lhe num facto verdadeiro, prova de fé robusta dos nossos pais». Descrevendo em seguida o quadro, contou-lhe tratar-se de S. Cassiano, mestre-escola muito consciencioso e severo no cumprimento do seu dever. Negou-se a sacrificar diante dos ídolos e foi entregue à justiça. O juiz sentenciou-o a uma morte espantosa e singular. Deu plena liberdade aos alunos para se rirem do seu mestre e o atormentarem como lhes parecesse, até tirar-lhe a vida. Todos puseram neles as mãos. Uns atiraram-lhe à cabeça as  tabuinhas da aula, e outros, o maior número, espetaram-lhe e dilaceraram-lhe as carnes com os estiletes que usavam para escrever na cera. O tormento foi muito demorado e doloroso. Por fim, Cassiano acabou depois de perder todo o sangue. Sucedeu isto em princípios do século IV. Prudêncio recolheu estes dados um século mais tarde, pelo ano de 402, quando fez a sua peregrinação a Roma. O culto de S. Cassiano, estendeu-se rapidamente pela Itália e pelo mundo inteiro. Do Livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
WWW.ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL
Ponciano e Hipólito, Santos
Agosto 13 Papa y presbítero, Mártires
ponciano-papaSant' Ippolito 2
Benildo (Pedro Romançon), Santo
Agosto 13 Maestro Lasallista
benildo_romancon
Radegunda, Santa
Agosto 13 Reina de França,
radegunda-francia
Casiano de Imola, Santo
Agosto 13 Maestro y Mártir
casiano-imola
maximo_confesor
Juan Berchmans, Santo
Agosto 13 Religioso Jesuita
JUAN-berchmans 
Ponciano, Santo
Agosto 13 Papa y Mártir
ponciano-papa
Juan Agramunt, Beato
Agosto 13 Presbítero y Mártir
juan-agramunt
jose-tapies
marcos-aviano
Jacobo Gapp, Beato
Agosto 13 Presbítero y Mártir
jacobo-gapp
Modesto García Martí, Beato
Agosto 13 Presbítero y Mártir
modesto-garcia-marti
San Benildo Romancon1 San Benildo Romancon2
 San Cassiano di Imola Martire
San Cassiano di Imola2San Cassiano di Imola3San Cassiano di Imola4San Cassiano di Imola6San Cassiano di Imola5
San Cassiano di Todi Vescovo e martire
San Cassiano di Todi
Santa Concordia Martire
Santa Concordia1Santa Concordia2Santa Concordia3
Beata Gertrude di Altenberg Badessa premostratense
Beato Giovanni Agramunt
San Giovanni Berchmans 1San Giovanni Berchmans 4San Giovanni Berchmans 5
Beato Giuseppe (José) Bonet Nadal Sacerdote salesiano e martire
Beato Guglielmo Freeman
Sant' Ippolito Sacerdote e martire 13 agosto
Sant' Ippolito 1 Sant' Ippolito4
 Sant' Ippolito Martire romano
Pasqual Araguàs Guardia (nato a Pont de Claverol, Pallars Jussà, Lleida, il 17 maggio 1899),
Pere Martret Moles (nato a La Seu d’Urgell, Alt Urgell, Lleida, il 5 luglio 1901),

Silvestre Arnau Pasquet (nato a Gòsol, Berguedà, Barcelona, il 30 maggio 1911),

Josep Boher Foix (nato a Sant Salvador de Toló, Pallars Jussà, Lleida, il 2 novembre 1887),
Francesc Castells Areny (nato a Pobla de Segur, Pallars Jussà, Lleida, il 31 luglio 1876),

Josep Joan Perot Juanmarti
Beato Marco d’Aviano1Beato Marco d’Aviano2Beato Marco d’Aviano4Beato Marco d’Aviano5
San Massimo il Confessore Teologo bizantino
San Massimo il Confessore 1San Massimo il Confessore 2San Massimo il Confessore 3San Massimo il Confessore 4
Beati Patrizio O’Healy e Conn O’Rourke
Beato Pietro Gabilhaud
 San Ponziano Papa e martire
San Ponziano
Santa Radegonda Regina di Francia
Santa Radegonda 1
Beati Secondino Maria Ortega Garcia e compagni
San Sventiboldo Re di Lorena
San Sventiboldo

 San Vigberto Abate
San Vigberto

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Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
email:
antoniofonseca1940@hotmail.com
Obrigado. António Fonseca
Sites utilizados: http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it;
http://jesuitas.pt/
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Porto, 12-8-2012 – 10,00 H
ANTÓNIO FONSECA

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domingo, 12 de agosto de 2012

Nº 1375-2 . "2" - CARTAS DE SÃO PAULO - 12 DE AGOSTO DE 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com

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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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Nº 1366 - 2ª Página

3 de Agosto de 2012

CARTAS DE S. PAULO

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CARTAS PASTORAIS

CARTA AOS HEBREUS

O SACRIFÍCIO DE CRISTO SUPERA OS SACRIFÍCIOS ANTIGOS

 
10 - A eficácia infinita e eterna do sacrificio de Cristo  -  A Lei que possuía a sombra dos bens futuros e não a expressão real das coisas, de modo algum podia dar a perfeição àqueles que assistiam aos sacrificios que se renovam indefinidamente cada ano. De outro modo, se os fieis, uma vez purificados, não tinham mais pecado algum na consciência, não teriam cessado de os oferecer? Nestes sacrificios, porém, todos os anos se recordam os pecados, porque é impossivel que o sangue dos touros e dos carneiros tire os pecados. Por isso, ao entrar no mundo, Cristo diz: «Não quiseste sacrificio nem oblação, mas preparaste-Me um corpo. Os holocaustos e sacrificios pelo pecado não Te agradaram. Então Eu disse: Eis que venho - como está escrito de Mim no Livro, para fazer, ó Deus a Tua vontade».
Tendo dito primeiro: «Não quiseste os sacrificios, as ofertas e os holocaustos pelo pecado e não os recebeste com agrado, apesar de oferecidos segundo a Lei»; disse em seguida: «Eis que venho para fazer a Tua vontade». Aboliu o primeiro culto, para estabelecer o segundo.
Em virtude desta vontade, é que nós somos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.
E, enquanto todos os sacerdotes se ocupam diariamente com o seu ministério, repetindo muitas vezes os mesmos sacrificios, que nunca poderão apagar os pecados, Ele, depois de oferecer, pelos pecados um único sacrificio, sentou-Se para sempre à direita de Deus, esperando, daí em diante, que «Os Seus inimigos sejam postos por escabelo de Seus pés. Porque, com um só sacrificio, tornou perfeitos para sempre os que foram santificados».
É o que o Espírito Santo também nos testifica, depois de ter dito: «Esta é - diz o Senhor - a aliança que Eu farei com eles, depois daqueles dias: Imprimirei as Minhas leis nos seus corações e escrevê-las-ei nos seus espíritos; e não Me lembrarei mais dos seus pecados e das suas iniquidades». Ora, onde há remissão dos pecados, já não há necessidade de oferenda pelos pecados.

A FÉ PERSEVERANTE 

Exortação a evitar a apostasia - Portanto, irmãos, já que pelo sangue de Cristo temos uma fundada esperança no acesso ao santuário, pelo caminho novo e vivo que Ele nos abriu através do véu, isto é, da Sua carne, e tendo um grande sacerdote «estabelecido sobre a casa de Deus», aproximemo-nos d'Ele com um coração sincero, com uma fé perfeita, purificados os corações de uma consciência má e com o corpo lavado com água pura. Conservemo-nos firmemente apegados à nossa esperança, porque O que fez a promessa é fiel. Atendamos uns aos outros, para nos estuimularmos à caridade e às boas obras, não abandonando a nossa assembleia, como é costume de alguns, mas admoestando-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Porque, se pecamos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não nos resta sacrificio algum pelos pecados, mas um juízo tremendo e o ardor do fogo que há-de devorar os rebeldes. Se aquele que transgrediu a Lei de Moisés morre sem misericórdia, sob a deposição de duas ou três testemunhas, quanto maior castigo pensais vós que merecerá o que calcar aos pés o Filho de Deus e tiver considerado como profano o sangue da aliança, pelo qual foi santificado, e tiver ultrajado o Espírito que dá graça?» Porque nós conhecemos Aquele que disse: «A Mim pertence a vingança, e Eu recompensarei». E outra vez: «O Senhor julgará o Seu Povo». Horrendo é cair nas mãos do Deus vivo.

Lembrai-vos dos dias passados, em que, depois de terdes sido iluminados, sofrestes um grande combate no meio de sofrimentos. Por um lado, fostes dados como em espectáculo às afrontas públicas e às tribulações; por outro lado, associaste-vos àqueles que se encontravam numa situação idêntica. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, sabendo que possuís uma riqueza melhor e imperecível. Não percais, pois, a vossa confiança, à qual uma grande recompensa está reservada. É preciso, efectivamente, que persevereis, cunmprindo a vontade de Deus e alcançando, assim a promessa. Porque: «ainda um pouco, bem pouco de tempo, e O que há-de vir virá, e não tardará».

«O Meu justo viverá pela fé, mas, se ele se apartar, não agradará à Minha alma».

Nós, porém, não somos daqueles que se afastam para a perdição, mas daqueles que conservam a fé para salvar a sua alma.

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Este Post era para ser colocado em 3 de Agosto de 2012 – 10,15 horas

ANTÓNIO FONSECA

Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com o nº 11 da CARTA AOS HEBREUS. AF

Nº 1375-2 - "1" - CARTAS DE SÃO PAULO - 12 DE AGOSTO DE 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com

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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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Nº 1366 - 2ª Página

3 de Agosto de 2012

CARTAS DE S. PAULO

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CARTAS PASTORAIS

CARTA AOS HEBREUS

O SACRIFÍCIO DE CRISTO SUPERA OS SACRIFÍCIOS ANTIGOS

 
9 - Insuficiência das antigas instituições culturais  -  A primeira Aliança teve também regulamentos relativos ao culto e um santuário terrestre. Foi construído um tabernáculo, cuja parte interior, chamada o Santo, encerrava o candelabro, a mesa e os pães da proposição, E por detrás do segundo véu havia outra divisão chamada o Santo dos Santos, com o altar de ouro para os perfumes e a arca da aliança, toda coberta de ouro, e contendo um vaso de ouro com o maná, a vara de Aarão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança. Por cima da arca estavam os querubins da glória, que cobriam com a sua sombra o propiciatório; mas não é aqui o lugar de falarmos destas coisas pormenorizadamente.
Ora, estando assim dispostas estas coisas, quando os sacerdotes exerciam o seu ministério, entravam sempre na primeira parte do Tabernáculo; na segunda, só entrava o Sumo Sacerdote, uma vez por ano, e ainda devia levar consigo o sangue para oferecer por si próprio e pelos pecados do povo. Queria mostrar, com isto, o Espírito Santo, que o caminho do Santo dos Santos ainda não estava aberto, enquanto o do primeiro tabernáculo subsistia. Isto é uma figura do tempo presente, em que se oferecem dons e sacrificios incapazes de justificar a consciência do que pratica um culto que consiste unicamente em comidas, bebidas e diversas abluções - ritos materiais impostos apenas até ao tempo da reforma.
O sacrificio de Cristo eficaz e definitivo - Mas Cristo veio como Sumo Sacerdote dos bens futuros através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, que não foi construído pela mão do homem, isto é, não é desta criação. Entrou uma só vez no Santo dos Santos, não com o sangue dos carneiros ou dos bezerros, mas com o Seu próprio sangue, tendo obtido uma redenção eterna. Porque, se o sangue dos carneiros e dos touros e a cinza  da novilha com que se aspergem os impuros e os santifica, quanto à pureza da carne, quanto mais o Sangue de Cristo, que pelo Espírito Santo Se oferece a Si mesmo sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para serrvir o Deus vivo. Por isso, Ele é o mediador duma Nova Aliança; para quem, intervindo a morte para a remissão das transgressões cometidas sob a primeira aliança, aqueles que foram chamados recebam a herança eterna que lhes foi prometida.
Porque, onde há um testamento, é necessário que se dê a morte do testador. Um testamento só entra em vigor depois da morte, pois, enquanto o testador vive, não tem validade alguma. 
Por isso, é que, até mesmo a primeira aliança foi inaugurada com sangue. Efectivamente, quando Moisés leu ao povo todos os preceitos da Lei, tomou o sangue dos bezerros e dos carneiros, bem como água, lã escarlate e hissopo; e aspergiu não só o próprio livro como também todo o povo, dizendo: «Este é o sangue da Aliança que Deus contraiu convosco». Aspergiu, igualmente, o tabernáculo e todos os vasos do culto com sangue. E quase tudo, segundo a Lei, é purificado com sangue; sem efusão de sangue não há remissão.
Era, pois, necessário que as figuras das coisas celestiais foseem purificadas por tais meios e que até mesmo as coisas celestiais o fossem, por sacrificio mais excelentes do que aqueles. Porque Cristo não entrou num santuário feito por mão do homem, figura do verdadeiro, mas no próprio Céu, para Se apresentar agora diante de Deus por nós. E não entrou para Se oferecer muitas vezes a Si mesmo, como o Sumo Sacerdote entra cada ano no santuário com sangue alheio; nesse caso, ser-Lhe-ia necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; mas apareceu uma só vez no fim dos séculos, para destruição do pecado pelo sacrificio de Si mesmo. E assim como está determinado que os homens morram uma só vez, depois do que vem o juízo, assim também Cristo, que Se ofereceu uma só vez para apagar os pecvados de muitos, aparecerá uma segunda vez, mas não por causa do pecado, àqueles que O esperam, para lhes dar a salvação.

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Este Post era para ser colocado em 3 de Agosto de 2012 – 10,15 horas

ANTÓNIO FONSECA

Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com o nº 9 da CARTA AOS HEBREUS. AF

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...