CAROS AMIGOS. SÃO JANUÁRIO, TRÓFIMO, ELIAS, EUSTOQUIO, SENA, MARIANO, GOERICO, TEODORO, POMPOSA, LAMBERTO, CIRIACO, ARNOLFO, MARIA DE CERVELLÓ, AFONSO DE OROZCO, CARLOS HYON SON-MUN, MARIA GUILHERMINA EMILIA DE RODAT, JACINTO HOYEULOS GONZALEZ, FRANCISCA CUALLADÓ BAIXAULI, MARIA DE JESUS LA ILGLESIA Y DE VAVO, 985,157 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 19 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
domingo, 23 de dezembro de 2012
Nº 1508-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - LEVÍTICO “1” - 24 de Dezembro de 2012
Vidas de Papas da Igreja Católica - (14) - 23 de Dezembro de 2012
Caros Amigos:
Desde o passado dia 11-12 que venho a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
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SÃO DÂMASO I
São Dâmaso I
(De 366 a 384)
Foi uma eleição agitada e sangrenta. O indigitado bispo de Roma, Dâmaso, um diácono de 62 anos, apesar de respeitado pela sua santidade e erudição, viu-se confrontado por uma facção de extremistas sob a acusação de ter estado relacionado com o antipapa Félix II. Chegam mesmo a eleger um antipapa, Ursino.
O imperador Valentiniano domina a situação desterra Ursino para a Gália e assim São Dâmaso consegue impor-se, graças à sua virtude e forte personalidade.
Em 368, num concílio particular realizado em Roma, condena os autores do novo cisma e, dois anos depois, em sínodo, pronuncia-se contra os bispos que ainda persistiam no arianismo. Condena os apolinaristas, seguidores de Apolinário, bispo de Laodiceia, que negavam a existência de uma alma humana em Jesus Cristo.
Dâmaso fez todos os esforços para uma união com a Igreja do oriente, o que conseguiu com a ajuda de três grandes santos, Basílio de Cesareia, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa.
Juntamente com o imperador Graciano, do Ocidente, o imperador Teodósio, do Oriente, expediu um édito em 28 de fevereiro de 380, pelo qual todos os súbditos do Império era obrigados a seguir a ortodoxia católica. Para implementar a unidade religiosa, o imperador Teodósio convocou em 381, o Concilio de Constantinopla I (o II Concilio Ecuménico), que define a divindade do Espírito Santo. Nesse mesmo ano, Teodósio declara o cristianismo como religião oficial do Estado.
A Igreja adquire maior personalidade e impõe-se no campo da cultura, graças, para além do bispo de Roma, a um dos seus maiores doutores, santo Ambrósio, bispo de Milão.
Outro grande doutor eclesiástico, São Jerónimo, secretário e consultor de São Dâmaso, foi por ele encarregado da revisão e nova tradução dos Textos Sagrados, de que sairia a célebre Vulgata, ou texto oficial latino da Escritura, em vigor até aos nosso dias, da qual apareceu uma nova revisão oficial, promulgada por João Paulo II, em 25 de Abril de 1979.
São Dâmaso foi o bispo de Roma mais insigne do século IV. Pertence-lhe a primeira publicação dum catálogo dos diferentes livros canónicos da Escritura, pelo qual se sabe que a Igreja considerava então como inspirados os mesmos livros que integram o cânone atual.
Uma declaração sua, que seria enviada aos patriarcas orientais e afirmada no concílio de Roma, em 382, não deixa dúvidas quanto à consciência do primado romano: «Toda a Igreja católica espalhada pelo mundo é uma habitação nupcial de Cristo, totalmente única. Mas a Igreja de Roma sobreleva todas as outras igrejas – e não em virtude de decretos conciliares – mas pela palavra de nosso Senhor e Salvador, que, segundo o Evangelho, lhe conferiu o primado ao dizer: “Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja”».
O tempo das perseguições estava definitivamente ultrapassado. mas São Dâmaso procedeu à conservação e decoração das antigas catacumbas, cantando ele próprio , a glória dos mártires, cujo sangue cimentou o cristianismo, em versos latinos que mandou inscrever nos seus sepulcros.
Culto e artista, foi o primeiro bispo de Roma, mecenas da História, pois, para além da tradução oficial da Escritura a ele se ficou a dever a construção da Igreja dos santos Nereu e Aquileu e a pia batismal de São Pedro.
Morreu aos 80 anos e no seu túmulo foi colocado o epitáfio por ele composto em versos latinos: «Aquele que andou sobre as águas do mar – que dava saúde aos enfermos – que desatava os laços letais da morte – que ressuscitou Lázaro depois de quatro dias – fará também ressuscitar Dâmaso».
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URSINO - (antipapa)
(De 366 a 367)
Quando São Dâmaso foi eleito bispo de Roma, sucedendo a São Libério, viu-se confrontado com os seguidores do antipapa Félix, que chegaram mesmo a eleger outro antipapa Ursino, um diácono que convenceu o bispo de Tivoli a ordená-lo bispo de Roma, dando lugar a confrontos armados, até que o imperador Valentiniano interveio, desterrando Ursino e os seus diáconos, Amâncio e Lupo, para a Gália. São Dâmaso conseguiu então impor-se graças à sua virtude e forte personalidade, apesar de o imperador Valentiniano, incentivado pelos seguidores de Ursino, o ter retirado do desterro, mas o alvoroço que tal facto causou obrigou o imperador a exilá-lo de novo.
Continua:…
Post colocado em 23-12-12 – 11H00
ANTÓNIO FONSECA
Nº 1508-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - 4º Domingo de Advento - 23 de Dezembro de 2012
1508-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
23 de Dezembro de 2012
4º Domingo do Advento
Lc 1, 39-45
Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor».
1 – O primeiro que faz Maria, enquanto Jesus fundiu a sua presença na vida e no ser dela (imediatamente depois do anúncio angélico da encarnação), é ir “depressa” visita Isabel. A presença de Jesus, num ser humano, impulsiona este encontro. É o encontro que aproxima e une as pessoas. O primeiro sinal da presença de Jesus é o desejo de encontro, de fusão, de diálogo, de alegria compartilhada. Onde estas experiências e sentimentos estão ausentes, não está Jesus, nem está o Espírito de Jesus.
2 – Neste breve relato da Visitação repete-se três vezes a expressão de “saudação” (aspazomai, aspasmos). Esta insistência não pode ser casual. A saudação é a abertura da comunicação entre pessoas. A saudação une a duas pessoas que se encontram, e determina sua relação ulterior. Para Jesus, a saudação é a primeira realização da conduta cristã. Os seguidores de Jesus não devem esperar que se lhes dê a saudação (Mc 12, 38), mas que devem eles antecipar-se a dá-la. E é a primeira manifestação do amor aos inimigos (Mt 5, 47) (P. Trummer).
3 – Sucede agora algo terrível. Quando mais meios de comunicação temos, mais incomunicáveis e solitários vivemos. Nos povoados e aldeias, todo o mundo se saúda. Nas grandes cidades, há pessoas que vivem muitos anos na mesma casa, encontram-se com frequência na escada e nunca se saúdam. Na rua há pessoas que dão um rodeio para não saudar alguém que lhes é desagradável, molesto… A saudação de Maria fez saltar de gozo a João Baptista, no seio materno. Nós temos organizado a sociedade em que é um facto que há muita diversão, mas pouca saudação de encontro e alegria.
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http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 23-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
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