domingo, 23 de dezembro de 2012

Vidas de Papas da Igreja Católica - (14) - 23 de Dezembro de 2012

 

Caros Amigos:

Desde o passado dia 11-12 que venho a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)

segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.

*********************************

SÃO DÂMASO I

Libério_thumb[2]

São Dâmaso I

(De 366 a 384)

Foi uma eleição agitada e sangrenta. O indigitado bispo de Roma, Dâmaso, um diácono de 62 anos, apesar de respeitado pela sua santidade e erudição, viu-se confrontado por uma facção de extremistas sob a acusação de ter estado relacionado com o antipapa Félix II. Chegam mesmo a eleger um antipapa, Ursino.

O imperador Valentiniano domina a situação desterra Ursino para a Gália e assim  São Dâmaso consegue impor-se, graças à sua virtude e forte personalidade.

Em 368, num concílio particular realizado em Roma, condena os autores do novo cisma e, dois anos depois, em sínodo, pronuncia-se contra os bispos que ainda persistiam no arianismo. Condena os apolinaristas, seguidores de Apolinário, bispo de Laodiceia, que negavam a existência de uma alma humana em Jesus Cristo.

Dâmaso fez todos os esforços para uma união com a Igreja do oriente, o que conseguiu com a ajuda de três grandes santos, Basílio de Cesareia, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa.

Juntamente com  o imperador Graciano, do Ocidente, o imperador Teodósio, do Oriente, expediu um édito em 28 de fevereiro de 380, pelo qual todos os súbditos do Império era obrigados a seguir a ortodoxia católica. Para implementar a unidade religiosa, o imperador Teodósio convocou em 381, o Concilio de Constantinopla I (o II Concilio Ecuménico), que define a divindade do Espírito Santo. Nesse mesmo ano, Teodósio declara o cristianismo como religião oficial do Estado.

A Igreja adquire maior personalidade e impõe-se no campo da cultura, graças, para além do bispo de Roma, a um dos seus maiores doutores, santo Ambrósio, bispo de Milão. 

Outro grande doutor eclesiástico, São Jerónimo, secretário e consultor de São Dâmaso, foi por ele encarregado da revisão e nova tradução dos Textos Sagrados, de que sairia a célebre Vulgata, ou texto oficial latino da Escritura, em vigor até aos nosso dias, da qual apareceu uma nova revisão oficial, promulgada por João Paulo II, em 25 de Abril de 1979.

São Dâmaso foi o bispo de Roma mais insigne do século IV. Pertence-lhe a primeira publicação dum catálogo dos diferentes livros canónicos da Escritura, pelo qual se sabe que a Igreja considerava então como inspirados os mesmos livros que integram o cânone atual.

Uma declaração sua, que seria enviada aos patriarcas orientais e afirmada no concílio de Roma, em 382, não deixa dúvidas quanto à consciência do primado romano: «Toda a Igreja católica espalhada pelo mundo é uma habitação nupcial de Cristo, totalmente única. Mas a Igreja de Roma sobreleva todas as outras igrejas – e não em virtude de decretos conciliares – mas pela palavra de nosso Senhor e Salvador, que, segundo o Evangelho, lhe conferiu o primado ao dizer: “Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja”».

O tempo das perseguições estava definitivamente ultrapassado. mas São Dâmaso procedeu à conservação e decoração das antigas catacumbas, cantando ele próprio , a glória dos mártires, cujo sangue cimentou o cristianismo, em versos latinos que mandou inscrever nos seus sepulcros.

Culto e artista, foi o primeiro bispo de Roma, mecenas da História, pois, para além da tradução oficial da Escritura a ele se ficou a dever a construção da Igreja dos santos Nereu e Aquileu e a pia batismal de São Pedro.

Morreu aos 80 anos e no seu túmulo foi colocado o epitáfio por ele composto em versos latinos: «Aquele que andou sobre as águas do mar – que dava saúde aos enfermos – que desatava os laços letais da morte – que ressuscitou Lázaro depois de quatro dias – fará também ressuscitar Dâmaso».

 

*****************************

URSINO - (antipapa)

 

(De 366 a 367)

Quando São Dâmaso foi eleito bispo de Roma, sucedendo a São Libério, viu-se confrontado com os seguidores do antipapa Félix, que chegaram mesmo a eleger outro antipapa Ursino, um diácono que convenceu o bispo de Tivoli a ordená-lo bispo de Roma, dando lugar a confrontos armados, até que o imperador Valentiniano interveio, desterrando Ursino e os seus diáconos, Amâncio e Lupo, para a Gália. São Dâmaso conseguiu então impor-se graças à sua virtude e forte personalidade, apesar de o imperador Valentiniano, incentivado pelos seguidores de Ursino, o ter retirado do desterro, mas o alvoroço que tal facto causou obrigou o imperador a exilá-lo de novo.

Continua:…

Post colocado em 23-12-12 – 11H00

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...