1508-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
23 de Dezembro de 2012
4º Domingo do Advento
Lc 1, 39-45
Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor».
1 – O primeiro que faz Maria, enquanto Jesus fundiu a sua presença na vida e no ser dela (imediatamente depois do anúncio angélico da encarnação), é ir “depressa” visita Isabel. A presença de Jesus, num ser humano, impulsiona este encontro. É o encontro que aproxima e une as pessoas. O primeiro sinal da presença de Jesus é o desejo de encontro, de fusão, de diálogo, de alegria compartilhada. Onde estas experiências e sentimentos estão ausentes, não está Jesus, nem está o Espírito de Jesus.
2 – Neste breve relato da Visitação repete-se três vezes a expressão de “saudação” (aspazomai, aspasmos). Esta insistência não pode ser casual. A saudação é a abertura da comunicação entre pessoas. A saudação une a duas pessoas que se encontram, e determina sua relação ulterior. Para Jesus, a saudação é a primeira realização da conduta cristã. Os seguidores de Jesus não devem esperar que se lhes dê a saudação (Mc 12, 38), mas que devem eles antecipar-se a dá-la. E é a primeira manifestação do amor aos inimigos (Mt 5, 47) (P. Trummer).
3 – Sucede agora algo terrível. Quando mais meios de comunicação temos, mais incomunicáveis e solitários vivemos. Nos povoados e aldeias, todo o mundo se saúda. Nas grandes cidades, há pessoas que vivem muitos anos na mesma casa, encontram-se com frequência na escada e nunca se saúdam. Na rua há pessoas que dão um rodeio para não saudar alguém que lhes é desagradável, molesto… A saudação de Maria fez saltar de gozo a João Baptista, no seio materno. Nós temos organizado a sociedade em que é um facto que há muita diversão, mas pouca saudação de encontro e alegria.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 23-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.