O ANTIGO TESTAMENTO
13 de Novembro de 2013
Nº 1812 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013
Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1812
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).
Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do
ANTIGO TESTAMENTO
que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:
Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.
Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;
e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que irão ser transcritos
– até que Deus mo permita, evidentemente… –
Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º dos Paralipómenos ou Crónicas… (Uff... É obra…)
num total de 468 páginas, ficando a faltar apenas 773 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:
(2º) CRÓNICAS (Paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
- Sejamos optimistas. Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
Sei , no entanto que se poderá dizer:
é uma tarefa ciclópica, impossível., etc.,
para os meus 73 anos (*).
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO
E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
PARALIPÓMENOS ou CRÓNICAS
Mapa antigo de Israel
2º Livro dos
PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS
Amasias, filho de Joás e rei de Judá
2º LIVRO DOS PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS
REINADO DE AMASIAS
25
Amasias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou durante vinte e nove anos em Jerusalém. A sua mãe chamava-se Joadam, e eram natural de Jerusalém. Fez o que é recto aos olhos do Senhor, mas não com um coração inteiramente devotado (2 Rs 14, 1-4). Desde que se sentiu seguro no poder real, mandou matar os servos que tinham assassinado o rei, seu pai. Mas não mandou matar os seus filhos, conformando-se com o que está escrito no livro da lei de Moisés, onde o Senhor ordena. «Os pais não serão mortos em lugar dos seus filhos, nem os filhos em lugar dos seus pais; cada um morrerá pelo seu próprio pecado (2 Rs 14, 5 s; Dt 24, 16). Amasias reuniu os homens de Judá e dividiu-os por família, e pôs chefes de milhares e de centenas em todo o Judá e em todo o Benjamim. Recenseou-os, a partir da idade de vinte anos para cima, e encontrou trezentos mil homens, aptos para a guerra e capazes de carregar lança e escudo. Depois, assalariou por cem talentos de prata, cem mil valentes guerreiros de Israel. Mas um homem de Deus veio ao seu encontro e disse-lhe: «Ó rei, não é preciso que o exército de Israel te acompanhe, porque o Senhor não está com Israel, nem com os filhos de Efraim. Se fores com eles, mesmo que no combate dês mostras do teu valor, Deus deixar-te-á cair diante do inimigo; pois Deus tem poder de socorrer ou abater». Amasias disse ao homem de Deus : «Que farei então a respeito dos cem talentos que dei às tropas israelitas?» O homem de Deus respondeu-lhe: «O Senhor tem mais do que isto para te dar». Amasias licenciou, pois, e mandou regressar ao seu país a tropa de eframitas que se lhe tinha juntado. Mas eles irritaram-se contra Judá e regressaram, furiosos ao seu país.
Amasias, cheio de confiança, pôs-se em marcha para conduzir o seu exército ao vale do sal, onde matou dez mil seiritas. Os filhos de Judá prenderam dez mil homens vivos e conduziram-nos ao alto de um rochedo, donde os precipitaram, ficando despedaçados (2 Rs 14, 7). Entretanto, os homens da tropa que Amasias licenciara, não os levando consigo à guerra, saquearam as cidades de Judá desde a Samaria até Betoron. Mataram três mil homens e levaram um considerável despojo. Ao regressar a casa, depois da derrota dos edomitas, Amasias, que trouxera os deuses dos seiritas, fez deles os seus próprios deuses; prostrou-se diante deles e queimou-lhes incenso. A ira do Senhor inflamou-se contra ele. Enviou-lhe um profeta que lhe disse: «Porque adorastes esses deuses estrangeiros, que não foram capazes de salvar o seu povo da tua mão?» Amasias respondeu ao profeta: «Foste acaso, nomeado conselheiro do rei? Vai-te embora se não queres que te mate». O profeta retirou-se dizendo: «Sei que Deus decretou a tua perdição, porque te portaste mal e não quiseste ouvir a minha advertência».
Amasias, depois de ter tomado conselho, mandou dizer a Joás, filho de Joacaz, filho de Jeú, rei de Israel: «Vem, para que nos vejamos face a face». Joás, rei de Israel, mandou responder a Amasias, rei de Judá: «O cardo do Líbano mandou dizer ao cedro do Líbano: - Dá a tua filha , por esposa, ao meu filho-. Mas vieram as feras do Líbano, passaram e pisaram o cardo».
«Dizes que derrotaste os edomitas, e o teu coração encheu-se de orgulho. Fica em tua casa, Porque corres à frente do perigo, arriscando-te a uma empresa que te arruinará a ti e a Judá contigo?» Mas Amasias não o quis ouvir, porque era disposição divina que ele fosse entregue nas mãos dos seus inimigos, por causa dos deuses de Edom. Joás, rei de Israel, marchou contra contra Amasias, rei de Judá, e encontraram-se os dois em Betsames, que está em Judá. Judá foi vencido por Israel, e cada um fugiu para a sua tenda. Joás, rei de Israel, prendeu em Betsames, Amasias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Joacaz. Mandou-o para Jerusalém e abriu na muralha uma brecha de quatrocentos côvados, desde a porta de Efraim até à porta do ângulo. Apoderou-se de todo o ouro e prata, e dos utensílios que se encontravam no templo, na casa de Obedom e nos tesouros do palácio real, e regressou a Samaria, levando reféns (2 Rs, 14, 8-14). Amasias, filho de Joás, rei de Judá, viveu ainda quinze anos depois da morte de Joás, filho de Joacaz, rei de Israel. O resto dos actos de Amasias, dos primeiros aos últimos, está escrito no Livro dos Reis de Judá e de Israel. Depois que Amasias se desviou do Senhor, tramou-se em Jerusalém uma conspiração contra ele. Fugiu para Láquis, mas perseguiram-nos e mataram-no. Transportaram o seu corpo sobre cavalos, e sepultaram-no com seus pais na cidade de Judá (2 Rs 14, 17-20).
******************************
Textos do 2º Livro dos “PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS” do ANTIGO TESTAMENTO
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
13 de NOVEMBRO de 2013 – 10.15 h
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.