quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Nº 1828 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - ESDRAS - 4 - 28 de Novembro de 2013


O ANTIGO TESTAMENTO
28 de Novembro de 2013
Nº 1828  -  2ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013
iSRAEL 1
Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1828
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).
Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do
ANTIGO TESTAMENTO
que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:
Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.
Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;
e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever
até que Deus mo permita, evidentemente
Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…
(Uff... É obra…)
num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:
ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
- Sejamos optimistas –.
Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
Sei, no entanto que se poderá dizer:
trata-se de uma
tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).
e, SE CALHAR, É…
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
ESDRAS
iSRAEL ANTIGO
Mapa antigo de Israel
CAPÍTULO 4

LIVRO DE ESDRAS



4 - INTERRUPÇÃO DAS OBRAS DO TEMPLO

Os inimigos de Judá e de Benjamim, ao saberem que os filhos do cativeiro estavam a construir um templo ao Senhor, Deus de Israel, vieram procurar Zorobabel e os chefes de família e disseram-lhes: «Deixai-nos construir convosco, porque, como vós, honramos também o vosso Deus e ofertamos-Lhe sacrifícios desde que Asaradon, rei da Assíria nos trouxe para aqui». Mas Zorobabel, Josué e os outros chefes das famílias de Israel responderam-lhes: «Não é conveniente que nós e vós construamos, em conjunto, a morada do nosso Deus: construí-la-emos somente nós ao Senhor, Deus de Israel, como nos ordenou Ciro, rei da Pérsia». Disto resultou que os homens daquela terra intimidavam e inquietavam o povo de Judá para que não trabalhasse. Assalariaram contra eles alguns conselheiros para frustrar a sua obra. Isto durou desde o reinado de Ciro, rei da Pérsia, até ao de Dário, rei da Pérsia.

Interrupção das obras da cidade – No reinado de Assuero, logo nos primórdios do seu governo, escreveram uma carta de acusação contra os habitante4s de Judá e de Jerusalém. Depois, no tempo de Artaxerxes, Beselam, Mitrídates, Tabeel e os seus colegas escreveram ao mesmo Artaxerxes, rei da da Pérsia. A carta foi escrita em caracteres aramaicos e traduzida em aramaico. Reum, governador, e o secretário Samsai, escreveram, a Artaxerxes, a respeito de Jerusalém, uma carta que continha o seguinte: «Reum, governador, Samsai, secretário, e os seus colegas de Din, de Afarsataq, de Terfal, de Afarsa, de Ercua, de Babilónia, de Susa, de Deha, do Elam e os outros povos que o grande e ilustre Asnafar trouxe consigo e instalou na localidade de Samaria e nas outras regiões da outra margem do rio, etc.».
Eis a cópia da carta que enviaram a Artaxerxes:
«Os teus servos, os povos da outra margem do rio, etc.:
Saiba o rei que os judeus que partiram do teu país para vir ao nosso meio, a Jerusalém, reconstroem esta cidade má e rebelde, levantando os muros e restaurando-lhe os fundamentos. Saiba, também, o rei que, se esta cidade for reconstruída e os seus muros levantados, os seus habitantes não mais pagarão impostos , nem tributos, nem rendas, o que ocasionará prejuízo para o rei. Nós, porém, tendo em vista o sal que comemos no teu palácio e não achando conveniente ver menosprezado o rei, transmitimos ao rei estas informações, para que mandes consultar os livros de registo dos teus pais. Aí verás como esta cidade é uma cidade rebelde, funesta aos reis e às suas províncias, e como já nos antigos tempos se deram nela rebeliões. Por isso foi destruída. Nós fazemos saber ao rei que, se esta cidade for reconstruída e levantados os seus muros, não poderás mais conservar as tuas possessões do outro lado do rio».
Eis a resposta que o rei mandou ao governador Reum e ao secretário Samsai e aos outros colegas, habitantes da Samaria e das outras regiões na outra margem do rio:
«Saúde, etc,. A carta, que nos enviastes, foi exactamente lida na minha presença. Por minha ordem, fizeram-se investigações e constatou-se que, desde os tempos mais antigos, aquela cidade se sublevou contra os reis e que nela se deram sedições e revoltas. Houve em Jerusalém reis poderosos, senhores de todo o país da outra margem do rio, aos quais pagavam impostos, tributos e rendas. Consequentemente, ordeno que cessem os trabalhos dessa gente, a fim de que não se reconstrua essa cidade, até que  dê ordens em contrário. Não negligencieis o cumprimento desta ordem para que o mal não aumente, em prejuízo dos reis».
Quando leram a carta do rei Artaxerxes na presença de Reum, governador, e de Samsai, secretário, e dos seus colegas, eles foram a toda a pressa a Jerusalém, junto dos judeus, e obrigaram-nos pela força e pela violência, a cessar os trabalhos. A restauração da casa de Deus, em Jerusalém, foi interrompida até ao segundo ano do reinado de Dário, rei da Pérsia.
 


                                                                             (Texto do Livro de ESDRAS)


Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


LOCAL

                      http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

                                                                                                       00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

28 de NOVEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...