segunda-feira, 24 de março de 2014

Nº 1964 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - O LIVRO DE JOB - (25-26 e 27) - 24 de Março de 2014

O ANTIGO TESTAMENTO

24 DE MARÇO DE 2014

Nº 1964 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

miscelania 124

Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO

Nº 1964

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Após a Comunicação feita em título e verificando-se que retomei a publicação diária desta página sobre o Texto incluso na BÍBLIA SAGRADA – n’O ANTIGO TESTAMENTO, que venho publicando desde 12 de Novembro de 2012, há quase ano e meio, à razão de 1 ou 2 Capítulos por dia de todos os livros que o compõem (que são 42, como se sabe) e dos quais já consegui editar 22 (praticamente metade…).

Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, de hoje a três dias de 74 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.

A partir de agora, vou centralizar-me apenas na transcrição dos textos, deixando de mencionar as palavras que durante esse longo tempo, têm antecedido a mesma. Mencionarei apenas os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.

Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos);

Faltando, pois publicar, os seguintes:

JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E

ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de JOB

Reino Asmoneu - Simão

UZ  -  actual IRAQUE

terra da naturalidade de

JOB

LIVRO DE JOB

JOB, HOMEM JUSTO E TEMENTE A DEUS

25 – TERCEIRA RÉPLICA DE BALDAD

 

Baldad de Suás tomou então, a palavra e disse:

«Ele possui o poder e a majestade, na Sua alta morada faz reinar a paz.

Pode ser contado o número das Suas legiões? Sobre quem não de levanta a Sua luz?

Como, pois, pode justificar-se o homem diante de Deus? Como será puro o homem nascido da mulher?

Até a própria luz não brilha e as estrelas não são puras aos seus olhos!

Quanto menos o homem, simples verme, e o filho do homem, mero vermezinho!

 

26 – RESPOSTA DE JOB

 

Job então, respondeu e disse:

“Como sabes sustentar o débil e socorrer um braço sem vigor!

Como sabes aconselhar o ignorante e dar mostras de profunda sabedoria!

A quem dirigiste as tuas palavras? De quem é a inspiração  que saiu da tua boca?

Até os mortos tremem debaixo da terra, (tremem) os mares e tudo o que neles vive!

O abismo está patente aos Seus olhos, e o inferno está aberto diante d’Ele.

Ele estende o setentrião sobre o vácuo e suspende a terra sobre o nada.

Prende as águas nas Suas nuvens (Prov 30, 4) e as nuvens não se rasgam sob o seu peso.

Encobre a face da  lua cheia estendendo sobre ela a Sua nuvem.

Traçou um círculo à superfície das águas, onde a luz confina com as trevas.

As colunas do céu estremecem e tremem à Sua ameaça. Com o seu poder reuniu os mares.

e com a Sua sabedoria destruiu Raab. Com o Seu alento exornou os céus

e com a Sua mão feriu a serpente fugitiva. E tufo isto é apenas uma parte das Suas obras;

é somente um murmúrio da Sua palavra. Quem poderá ouvir o trovão do Seu poder?

 

27 – RESPOSTA DE JOB – cont.

 

Job continuou a pronunciar o seu discurso, e disse:

«Pelo Deus vivo, que me recusa justiça, pelo Omnipotente que enche a minha alma de amargura!

Enquanto em mim houver um sopro de vida e Deus me conservar a respiração,

os meus lábios nada pronunciarão de perverso, e a minha língua jamais dirá uma mentira.

Longe de mim, dar-vos razão! Enquanto viver, defenderei a minha inocência,

manterei com firmeza a minha justificação e não a abandonarei;

a minha consciência não me acusa por um só dos meus dias (Act 23, 1; 24, 16; 1 Cor 4, 4)!

O meu inimigo seja tratado como culpado e o meu adversário como um mentiroso!

Em que poderá confiar o ímpio ao morrer, quando Deus lhe arrebatar a vida?

Acaso Deus escutará o seu clamor quando recair sobre ele a infelicidade?

Ou poderá achar consolação no Omnipotente e invocar a Deus em todo o tempo?

Eu vos ensinarei o proceder de Deus, não vos ocultarei  os desígnios do Omnipotente.

Mas se todos vós já o sabeis, porque gastais inutilmente o tempo em vãs palavras?

Eis a sorte que Deus reserva ao homem culpado, e a herança que os homens violentos  receberão do Omnipotente!

Se os seus filhos se multiplicam, cairão sob o fio da espada

e os seus descendentes não terão de comer. Os seus sobreviventes serão sepultados na morte

e as suas viúvas não os chorarão. Mesmo que tenha amontoado prata como terra

e ajuntado vestes como barro, ele amontoa, mas é o justo quem as vestirá.

e a sua prata será herdada pelo inocente.

Constrói a sua casa como um ninho, como a choupana levantada pelo guarda.

Deita-se rico mas será dada pela última vez; ao abrir os olhos já deixou de existir.

O terror invade-o em pleno dia um redemoinho arrebata-o durante a noite

O vento de leste (Ex 17, 10) levanta-o e fá-lo desaparecer como um furacão, leva-o para longe do seu lugar

Precipita-se sobre ele sem compaixão, e em vão se esforça para escapar da mão que o fere.

A sua ruína é aplaudida; na sua própria casa assobiá-lo-ão (Lam 2, 15).

 

Texto do Livro de JOB)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria  será  publicado em

24 de Março de 2014

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...