sábado, 22 de novembro de 2014

Nº 2208 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DO ECLESIÁSTICO - (22) - 22 de Novembro de 2014 - SÉTIMO ANO

O ANTIGO TESTAMENTO 

22 DE NOVEMBRO DE 2014

Nº 2208 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
ANO 7

Caros Amigos:

Passado o Dia de Festa para mim, em virtude deste Blogue ter entrado no seu sétimo ano de publicação diária (com muitos altos e baixos, mas mesmo assim, continuamente) e, sinto-me Feliz por ainda estar aqui presente e vou continuar a seguir o lema:


«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:



miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada em 30-10 a transcrição do livro da SABEDORIA.  no passado dia 31 foi a do livro ECLESIÁSTICO (ou Livros Sapienciais), qual deverá demorar mais ou menos uns 50 dias pelo que devo terminar perto do Natal, mais propriamente na terceira semana de Dezembro próximo, ASSIM DEUS ME AJUDE. 
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a quatro meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA

Faltando, pois publicar, os seguintes:

ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

ECLESIÁSTICO
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE terra da naturalidade de JOB


J O B

ECLESIÁSTICO
Livros Sapienciais


*********************************************************


PRIMEIRA PARTE

22


COMO PROCEDER COM O INSENSATO


O preguiçoso é semelhante a uma pedra cheia de lodo;
todos falarão dele com desprezo.
O preguiçoso é semelhante a um punhado de esterco, e todo o que tocar sacudirá as mãos.
O filho mal educado é a vergonha de seu pai; 
a filha semelhante será  pouco estimada.
A filha prudente será uma herança para o seu marido, mas a filha desavergonhada será a desonra de seu pai.
A mulher atrevida cobre de vergonha seu pai e seu marido;
ambos a desprezarão.
Uma palavra inoportuna é como música em dia de luto, mas os castigos e a doutrina são sempre oportunos.
Aquele que ensina o insensato é como o que quer tornar a unir os cacos de um vaso quebrado.
Aquele que fala ao que não ouve, é como o que desperta o adormecido de um  sono profundo (Prov 23, 9; Mt 7, 6).
Falar de sabedoria com um insensato, é conversar com alguém que está adormecido;
no fim da conversa, dirá: «Quem és
Chora sobre o morto, porque ele perdeu a luz;
chora sobre o insensato, porque lhe falta o juizo.
Chora pouco sobre o morto, porque ele encontrou repouso;
porém, a vida criminosa do mau é pior que a morte.
O luto por um morto dura sete dias, mas por um insensato e por um ímpio, dura toda a vida.
Não fales muito com o estulto, não convivas com o insensato.
Guarda-te dele, para que não sejas incomodado;
e não será contaminado com o seu pecado.
Afasta-te dele, e encontrarás repouso, e a sua loucura não te causará mágoa.
Que coisa haverá mais pesada que o chumbo?
E que outro nome dar-lhe a não ser o de insensato?
É mais fácil de levar a areia, o sal ou qualquer barra de ferro, do que o imprudente, o néscio e o ímpio.
A travação da madeira adaptada aos alicerces do edifício não se desconjuntará;
assim também o coração formado por uma decisão bem amadurecida .
A resolução do homem sensato, em qualquer tempo que seja, não será alterada pelo medo.
Assim como as estacas postas em lugares elevados e uma parede sem argamassa, não podem resistir à violência do vento, também o coração do tímido, de pensamentos insensatos, não resistirá à violência do temor.
Assim como o coração do insensato, tímido nos seus pensamentos não temerá em tempo algum, assim também o que permanece sempre nos preceitos divinos.


Como proceder com os amigos

Aquele que fere o olho, faz sair dele lágrimas;
O que fere o coração excita os sentimentos.
Aquele que atira uma pedra aos pássaros, fá-los fugir;
assim também aquele que insulta o seu amigo, desfaz a amizade (Dt 28, 26; Jer 7, 33).
Ainda que tenhas arrancado a espada contra o teu amigo, não desesperes, porque o regresso é possível.
Ainda que tenhas dito contra ele palavras desagradável, não temas, porque a reconciliação é possível, excepto se se tratar de injúrias, afrontas, insolências, revelação do segredo e golpes de traição;
em todos estes casos, o amigo fugirá de ti (Prov 11, 13).
Conserva-te fiel ao amigo na sua pobreza, a fim de te alegrares com ele na sua prosperidade (Prov 17, 17).
Permanece-lhe fiel no tempo de aflição, a fim de teres parte com ele na sua herança.
O vapor e o fumo elevam-se na fornalha antes o fogo;
assim também as injúrias, os ultrajes e as ameaças precedem o homicídio e a efusão do sangue.
Não me envergonharei de saudar um amigo, nem me esconderei da sua presença, e se me acontecer  algum mal por causa disso, suportá-lo-ei.
Mas que o souber desconfiará dele.
Quem porá um guarda à minha boca, e um selo inviolável sobre os meus lábios, para que eu não caia por sua causa, e para que a minha língua não me perca?







Respeitando o Texto do 
Livro do
ECLESIÁSTICO
ou 
Livros Sapienciais

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
22 de Novembro de 2014

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...