'O padre é só um, Roberto e mais nenhum', gritou-se à porta da igreja de Canelas - Portugal - DN
"O padre é só um, Roberto e mais nenhum", gritou-se à porta da igreja de Canelas
O padre Albino Reis deixa a igreja paroquial de Canelas escoltado por elementos da GNRFotografia © ESTELA SILVA/LUSA
O novo padre de Canelas, Vila Nova de Gaia, voltou hoje a sair da igreja escoltado pela GNR e sob protestos da população, que quer o regresso do antigo pároco, destituído pela Diocese do Porto.
Desde que o padre Albino Reis tomou posse, a 09 de novembro, centenas de populares concentram-se, domingo após domingo, à porta da Igreja de Canelas, não assistindo à Eucaristia, assobiando e gritando "o padre é só um, Roberto e mais nenhum", obrigando a intervenção policial.
A decisão de afastar o padre Roberto de Sousa da paróquia de Canelas foi tomada em finais de julho pela Diocese do Porto, tendo chegado a haver um recuo a meio de setembro, mas a determinação ficou concretizada no início de novembro.
Por este motivo, a população de Canelas decidiu não assistir às homílias enquanto não obtiver uma explicação "legítima" pela Diocese do Porto e os catequistas, leitores, acólitos e ministros de comunhão demitiram-se das suas funções, afirmou hoje à Lusa o responsável pelo movimento "Uma Comunidade Reage!", Miguel Rangel.
Agora, os habitantes de Canelas estão a recolher testemunhos para um livro a oferecer ao padre destituído, num jantar agendado para 06 de dezembro, numa homenagem aos oito anos de "dedicação" à paróquia.
Ao longo de meses, o movimento "Uma Comunidade Reage!" organizou um cordão humano, uma vigília, uma marcha silenciosa e recolheu 5.800 assinaturas para um abaixo-assinado que, posteriormente, entregou ao bispo do Porto numa reunião.
_________________________________________
O MEU COMENTÁRIO
É INACREDITÁVEL, COMO É QUE PESSOAS QUE SE DIZEM CATÓLICAS, SE PRESTAM A TÃO TRISTE E ASQUEROSO ESPECTÁCULO.
JÁ O DISSE MAIS DO QUE UMA VEZ, INCLUSIVAMENTE NO FACEBOOK DA SEMANA PASSADA, QUE NÃO ACREDITO QUE AS PESSOAS QUE PROTESTAM PELA SAÍDA DE UM PADRE PARA OUTRA PARÓQUIA E SUA CONSEQUENTE SUBSTITUIÇÃO POR OUTRO PADRE, APENAS PORQUE O BISPO DA DIOCESE ASSIM O ENTENDEU, NÃO POR MERO CAPRICHO, MAS PARA INTERESSE DA IGREJA CATÓLICA, SEJAM AS CAUSADORAS DESTA TRISTE IMAGEM QUE ESTÃO FAZENDO, PARA GÁUDIO DOS NÃO CRENTES E ATEUS QUE VÊM ATACANDO O CATOLICISMO, SEJAM CATÓLICOS A SÉRIO, NA VERDADEIRA ACEPÇÃO DA PALAVRA.
ESTOU CERTO QUE AQUELES QUE PROTESTAM NUNCA OU RARAS VEZES VÃO À IGREJA, A NÃO SER PARA IR PEDIR PARA BAPTIZAR OS FILHOS, OU PARA OS MANDAR PARA A CATEQUESE (E SÓ ATÉ À 1ª COMUNHÃO), ASSIM COMO AQUELES QUE VÃO LÁ PARA CASAR PARA FICAREM NAS FOTOGRAFIAS, OU SIMPLESMENTE PARA IR A ALGUM FUNERAL DE UM FAMILIAR, AMIGO OU CONHECIDO.
TENHO SINCERA PENA DESTAS PESSOAS E PEÇO A DEUS QUE RECUPEREM O SENSO COMUM, E SE DEIXEM DE FAZER ESTES PROTESTOS E ESTAS MÁS FIGURAS.
SE SÃO VERDADEIROS CATÓLICOS, ACEITEM HUMILDEMENTE O QUE A IGREJA LHES DÁ, PORQUE ELA SÓ QUER QUE AS PESSOAS SE SALVEM EM CRISTO QUE SOFREU POR TODOS NÓS.
LEIAM AS EPÍSTOLAS DE SÃO PAULO; LEIAM A BÍBLIA SAGRADA E CUMPRAM OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS, PORQUE ISSO É QUE É SER CATÓLICO.
Um Católico da Comunidade de São Paulo do Viso, da Paróquia da Senhora do Porto.
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.