quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

NINGUÉM É DE NINGUÉM - 24 DE FEVEREIRO DE 2016

Com a devida vénia, transcrevo do Jornal Diocesano VOZ PORTUCALENSE, o seguinte texto que vem descrito na "Tribuna do Leitor" do referido Jornal editado em 17 de Fevereiro, há precisamente oito dias atrás e de autoria do diácono A. Costa.

E faço-o, simplesmente porque neste preciso momento acabo de ouvir pela enésima vez na Rádio Renascença a música "NINGUÉM É DE NINGUÉM, MESMO QUANDO AMA ALGUÉM" cantada por um cantor muito conhecido e que eu muito aprecio há bastante tempo. De facto, tal como o diácono A. Costa eu já pensei várias vezes no texto dessa música que exprime um conceito que além de não ser verdadeiro é bastante contraditório.

Para se perceber melhor o que quero dizer, permito-me transcrever integralmente o conteúdo da carta:



"Ninguém é de ninguém

"Sentado ao volante do carro, escutando a rádio, num compasso de espera para retomar os meus afazeres depois do almoço, escutei (pela centésima vez?) ninguém é de ninguém, mesmo quando ama alguém.
Uma vibração inexprimível me tomou por dentro perante esta juvenil máxima, vazia de maturidade.
Desliguei o rádio, fechei o carro e corri para o gabinete, onde me encontro, a refletir o tema...
Quando digo vazia de maturidade, apouco-me de alargar o conceito e dizer humanidade
Então, como posso justificar, à luz desta negação de ser de alguém o nosso comum conceito de pertença que nos leva a dizer: sou teu pai, sou teu filho, sou teu amigo, sou teu vizinho, sou teu irmão, sou teu !
Haverá alguma situação na relação humana em que não nos tenhamos que reconhecer, enquanto seres em relação, como ser do outro ou para o outro, que ao fim e ao cabo conduz ao mesmo sentimento de pertença?
Mais grave, porém, é a afirmação: mesmo quando ama alguém.
Como pode falar-se de amor - "dom" ao outro por zelo do outro, sem o reconhecimento de pertença ao outro por dom gratuito?
Vem-me à lembrança a frase dita vai para 49 anos a completar em 28 do mês de Janeiro. Àquela que, na presença de Maria, em Fátima se oferecia a mim por amor: recebo-te por minha esposa até ...
Como poderei eu sentir-me não pertença quando ela me acolheu do mesmo jeito: recebo-te ...
Somos ou não um do outro, independentemente de qualquer alteração do querer ali manifestado?
Caro cantor, risca do teu reportório esta canção porque na vida, seja a que título for, somos na verdade uns dos outros qualquer coisa... quanto mais não seja: inimigos!"



*********************

Bem sei que isto não chegará decerto ao conhecimento do Cantor referido, nem adiantará alguma coisa, mas estou totalmente de acordo com o que pensa o diácono A. Costa e possivelmente muita gente também o estará.

ANTÓNIO FONSECA

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...