Caros Amigos
Iniciou-se um Novo Ano que é o
2022
da Era de Cristo
Este blogue nascido em 7 de Novembro de 2006 vai continuar a ser publicado, diariamente, enquanto Deus permitir que eu mantenha a minha Saúde e as minhas faculdades mentais.
Procurarei na medida do possível, melhorar cada vez mais os textos das biografias dos Santos e Beatos e Festividades que forem acontecendo ao longo do ano.
Este é portanto o
Quinto Número
da Nova Série de 2022
e o Nº 060
do 15º ano
Todas as biografias que não estejam completas, podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga; MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 7 9 9
5 DE JANEIRO DE 2022
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 6 0)
1 5º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
SIMEÃO ESTILISTA, Santo
Confessor (392-459)
A Vida de São SIMEÃO ESTILISTA está cheia de factos tão extraordinários e maravilhosos que deve ser considerada mais como prodígio para admirar, do que como modelo para imitar.
Quis o Senhor mostrar nessa vida o que é capaz de fazer uma alma generosa, quando a anima o seu espírito, e ao mesmo tempo quis confundir o nosso grande desejo de comodidades com uma penitência tão grande e tão autorizada por milagres.
SÃO SIMEÃO, chamado ESTILISTA por ter passado a maior parte da sua vida sobre uma alta coluna (Stilos, em grego), nasceu em Sisã, confins da Cicilia e da Síria, pelo ano de 392. Passou os primeiros anos a guardar ovelhas.
Achando-se na Igreja, quando tinha apenas 13 anos, ouviu ler aquelas palavras do Evangelho.
BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS. BEM AVENTURADOS OSPUROS DE CORAÇÃO, PORQUE VERÃO A DEUS (Mt, 5,5).
Perguntando a um santo velho que elas significavam, este instruiu-o sobre a felicidade daqueles que se entregavam a uma vida retirada e penitente, tendo sem cessar diante dos olhos a Jesus Cristo crucificado, O menino SIMEÃO imediatamente se retirou para um deserto próximo, monde passou sete dias inteiros sem comer nem beber, chorando e orando. Depois, foi lançar-se aos pés do abade dum mosteiro vizinho, o qual, movido pelas lágrimas, o recebeu entre os monges.
A todos excedeu em jejuns, vigílias e todo o género de austeridades, passando semanas inteiras na mais rigorosa abstinência. Cingiu a cintura com uma corda, a qual apertou tão fortemente, que se lhe introduziu nas carnes ao fim de dez dias. Não se pôde arrancar a corda sem grandes e terríveis dores; e a chaga levou dois meses a cicatrizar. Logo que se restabeleceu, o abade despediu-o, com receio de que este modo de proceder tão singular prejudicasse a uniformidade na disciplina monástica. Retirou se SIMEÃO para outro deserto não muito distante. passado pouco tempo, o abade ordenou a alguns monges que fossem procurar o serviço de Deus a fim de que voltasse para o mosteiro. Encontraram-no em oração e foi com dificuldade que os acompanhou, pois temia que no mosteiro lhe não permitissem passar uma vida tão austera e penitente como desejava.
Três anos esteve o santo nessa casa, ; não podendo., porém, sofrer as atenções com que o tratavam, obteve finalmente licença para se retirar para outra solidão mais oculta. Aqui esteve mais três anos como que sepultado numa choça arruinada , exposto a todos os rigores do tempo.
Desejoso de ikitar mais perfeitamente o jejum do Salvador do mundo, passou uma quaresma inteira sem comer coisa alguma. Chegado o dia de Páscoa, veio um sacerdote vê-lo e achando o quase a expirar, administrou-lhe a Sagrada Comunhão. este divino alimento restituiu-lhe logo todas as forças. Cheio então de confiança no Senhor, que operara esta maravilha , resolveu passar dali em diante , todas as quaresmas com a mesma prodigiosa abstinência.
Assombrosas como eram estas austeridades, o santo considerava-as muito leves, sempre que punha os olhos em Jesus crucificado. Retirando-se para bo cimo duma alta montanha, traçou u pequeno circulo que murou com pedras, e lá permaneceu muito tempo, sem tecto e sem abrigo, exposto a todas as inclemências das estações. E para tirar a si toda a liberdade de transpor aqueles estreitos limites, prendeu aos pés uma cadeia de ferro. Esta singularidade foi desaprovada por MELÉCIO, virtuoso bispo de Antioquia. Foi o bastante para que SIMEÃO imediatamente a cortasse, por reconhecer que a verdadeira virtude não se prendia ao próprio sentir.
Inutilmente procurava o Santo fugir para os montes mais inacessíveis, a fim de estar ignorado. A sua fama espalhou-se tanto, que bem depressa foi cercado por inumerável multidão , atraída pelo odor das suas virtudes e pelo eco dos milagres.
O desejo de fugir da multidão, que lhe interrompia as orações, foi o principal motivo que o levou à estranha resolução de se isolar sobre uma coluna, sendo esta cada vez mais alta. A primeira teve a altura de 2 metros e meio, a segunda cerca de 8,5 metros, a terceira, 14 metros e meio e a quarta e última, quase 28 metros de altura. Assim conseguiu cada vez maior isolamento. O plano superior destas colunas media apenas 1 metro e meio de diâmetro e era circundado por uma espécie de apoio ou parapeito, que chegava à cintura do Santo. Não tinha espaço para se deitar, nem podia tomar qualquer posição que não fosse incómoda; passava a maior parte do dia e da noite, de joelhos, ou de pé, ou recostado sobre o parapeito da coluna.
Tão extraordinário parecia a todos este género de vida, que se moveram contra ele muitas perseguições. Uns falavam com desprezo daquela austeridade singular; outros olhavam-no com indignação, tratando mo santo de impostor; muitos acusavam-no de vaidade e soberba. Até os próprios solitários do Egipto, tendo-o por homem que pretendia fazer-se estimar e deixar fama de si com aquele novo género de vida, estiveram a ponto de o separarem da sua comunidade.
(..)
(...)
(...)
Enfim, sentiu este grande santo que se aproximava o termo da sua peregrinação terrena. Entregou a alma ao Criador pelo ano 460 já com idade avançada. Os despojos mortais de São SIMEÃO foram conduzidos para Constantinopla. E levantou-se nesta cidade uma igreja magnifica em sua honra.
(...)
TELÉSFORO, Santo
Papa e mártir (136)
Grego de origem, TELÉSFORO ocupa o Oitavo lugar na lista dos Pontífices Romanos. Pelo ano de 126, sucedeu a São SISTO I, ocupou a sé de Roma durante 10 anos e presenciou as devastações na Igreja devidas à perseguição de Adriano. EUSÉBIO e Santo IRENEU concordam em dizer que morreu mártir. Quanto ás disposições que lhe atribui o Liber Pontificalis, como a celebração da missa à meia noite no Natal, carecem de fundamento sólido; é que, na verdade, os testemunhos sobre a festa de Natal não são anteriores ao século IV; o rito das 3 missas, nesse dia, na Igreja Romana, só aparece mais tarde.
Havia no tempo de TELÉSFORO, divergência no Oriente sobre a celebração da Páscoa. IRENEU observa, a este propósito, que TELÉSFORO manteve as melhores relações com a Ásia Menor. Os carmelitas pretenderam fazer de TELÉSFORO um membro da Ordem deles;
é bem difícil ver sobre que base histórica se apoia semelhante pretensão.
JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN, Santo
Confessor (1811-1860)
Em Filadélfia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos da América do Norte, São JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN bispo da Congregação do Santíssimo Redentor, que prestou grande auxilio aos imigrantes pobres com meios materiais, previdentes conselhos e admirável caridade e se dedicou com muita solicitude à formação cristã das crianças. (1860)
MARIA REPETTO, Beata
Religiosa (1807-1890)
Em Génova, Itália, a Beata MARIA REPETTO virgem, das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio no Monte Calvário que, oculta aos olhos do mundo, foi notável na sua actividade para confortar os aflitos e fortalecer os vacilantes na esperança da salvação.(1890)
PEDRO BONILLI, Beato
Fundador (1841-1935)
Em Spoleto, na Itália, o beato PEDRO BONILLI presbítero fundador do Instituto das Irmãs da Sagrada Família, destinado à educação e auxilio das jovens indigentes e dos órfãos. (1935)
SINCLÉTICA de Alexandria, Santa
Em Alexandria, no Egipto, Santa SINCLÉTICA que, segundo a tradição, seguiu a vida eremítica. )(séc. IV)
DEOGRÁCIAS de Cartago, Santo
Cartago, na actual Tunísia, São DEOGRÁCIAS bispo que resgatou muitos cativos trazidos da cidade de Roma pelos Vândalos, abrigando-os EM duas amplas basílicas preparadas com pequenos leitos e esteira. (457)
EMILIANA de Roma, Santa
Em Roma, a comemoração de Santa EMILIANA virgem, tia paterna de São GREGÓRIO MAGNO quem ,pouco depois da SUA irmã TARSILA partiu deste mundo ao encontro do Senhor. (séc. VI)
CONVOIÃO da Bretanha Menor, Santo
Na Bretanha Menor, hoje França São CONVOIÃO abade que fundou em Redon o mosteiro de São Salvador onde sob a sua direcção e seguindo a regra de São Bento, floresceu uma plêiade de monges insignes pela sua grande piedade; destruído o seu cenóbio pelos Normandos, construiu um novo mosteiro em Saint-Maxent-de-Plélan onde faleceu octogenário. (1066)
EDUARDO o Confessor, Santo
Em Londres, Inglaterra, Santo EDUARDO O CONFESSOR que, sendo rei dos Ingleses, muito estimado pelo povo por causa da sua eximia caridade, conseguiu estabelecer a paz no seu reino e promoveu tenazmente a comunhão com a Sé Apostólica. (1066)
GERLAC de Walkenberg, Santo
Próximo de Walkenberg, Limburgo, hoje Holanda ou Países baixos, São GERLAC eremita, insigne pelo seu auxilio aos pobres. (1165)
ROGÉRIO de Tódi, Beato
Em Tódi, na Úmbria - Itália, o Beato ROGÉRIO presbítero da Ordem dos Frades Menores que foi discípulo de São FRANCISCO e seu fervoroso imitador. (1237)
FRANCISCO PELTIER, Beato
TIAGO LEDOYEN, Beato
PEDRO TESSIER, Beato
Em Angers, França os beatos FRANCISCO PELTIER, TIAGO LEDOYEN e PEDRO TESSIER presbíteros e mártires que durante a Revolução Francesa foram degolados por permanecerem fiéis ao seu sacerdócio. (1794)
CARLOS DE SANTO ANDRÉ (João André) HOUBEN, Santo
Em Dublin, na Irlanda São CARLOS DE SANTO ANDRÉ (João André) HOUBEN presbítero da Congregação da Paixão, zeloso ministro dos sacramento da Penitência. (1893)
MARCELINA DAROWSKA, Beata
Em Jazlowice, Ucrânia, a beata MARCELINA DAROWSKA que depois do falecimento do esposo e filho primogénito, se consagrou ao Senhor e, sempre solícita pela dignidade da família, fundou a Congregação das Irmãs da Imaculada Virgem Santa Maria, destinada à formação das jovens. (1911)
GENOVEVA TORRES MORALES, Santa
Em Saragoça, Espanha, Santa GENOVEVA TORRES MORALES virgem que, tendo sofrido já desde a infância a aspereza de vida e a adversidade da doença, fundou o Instituto das Irmãs do Sacratíssimo Coração de Jesus e dos Anjos, destinada ao auxílio das mulheres. (1956)
*************
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.