Caros Amigos
Iniciou-se um Novo Ano que é o
2022
da Era de Cristo
Este blogue nascido em 7 de Novembro de 2006 vai continuar a ser publicado, diariamente, enquanto Deus permitir que eu mantenha a minha Saúde e as minhas faculdades mentais.
Procurarei na medida do possível, melhorar cada vez mais os textos das biografias dos Santos e Beatos e Festividades que forem acontecendo ao longo do ano.
Este é portanto o
Décimo Primeiro Número
da Nova Série de 2022
e o Nº 066
do 15º ano
Todas as biografias que não estejam completas, podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga; MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 8 0 5
11 DE JANEIRO DE 2022
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 6 6)
1 5º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
HIGINO, Santo
Papa (142)
Em Roma, Santo HIGINO papa, o oitavo a ocupar a Cadeira de São Pedro. (142)
VITAL de Alexandria, Santo
Monge (625)
Tinha sessenta anos quando, recordando-se que também as mulheres de má vida são chamadas para o reino de Deus (Mt 21, 31), resolveu empenhar-se em fazê-las entrar nele. Abandonou a região de Gaza - Palestina onde vivia como ermitão, e foi para Alexandria onde julgava poder praticar o seu zelo.
Alugou num pequeno quarto e repartiu o tempo a meias: mendigava pelas casas abastadas e dirigia-se para o bairro de má fama. essas pobres mulheres afeiçoaram-se a ele, pois era tão bom e misericordioso nos seus juízos. Dirigindo-se à que lhe parecia mais triste, oferecia-lhe o dobro do que ela contava ganhar, contanto que aceitasse ouvi-lo. Concluído o contrato, narrava-lhe a história da ovelha perdida (Lc 15), falava-lhe da felicidade que dá uma boa consciência, rezava com ela e conseguia muitas vezes fazê-la mudar de vida.
Todavia o Bispo, levado por devotas que se escandalizavam, mandou prender VITAL. Grande protestos entre as mulheres dessa qualidade, que principiaram a vir, todas as noites, gritar e fazer assuada por baixo das janelas da residência episcopal, reclamando quem tanto se interessa por elas. O prelado, que já não conseguia dormir, informou-se, descobriu a verdade e soltou o seu preso.
VITAL morreu pelo ano 625, vítima dum homem de baixo comércio a quem o Santo tirava aquelas que ele explorava. Esse energúmeno apunhalou-o na rua. VITAL conseguiu voltar a casa e escrever numa tabuinha que foi encontrada junto do seu cadáver: «Cidadãos de Alexandria e outros lugares, não espereis o dia de amanha para vos converter, mas esperai , para julgar, o dia do juízo».
SÁLVIO de Cartago, Santo
Na África Setentrional, São SÁLVIO mártir em cuja festa Santo AGOSTINHO fez um sermão ao povo de Cartago. (séc. III)
TIPÁSIO de Tigava, Santo
Em Tigava, na Mauritânia, hoje Argélia, São TIPÁSIO mártir que, chamado ao exército como soldado veterano, por se ter recusado a sacrificar aos deuses foi degolado. (297)
PEDRO "Apselamo ou Bálsamo", Santo
Papa (314)
Em Cesareia da Palestina, São PEDRO denominado APSELAMO ou BÁLSAMO, mártir que no tempo do imperador Maximino, instado repetidamente pelo governador e por todos os circunstantes a que poupasse a sua juventude, não atendeu a tais exortações e abrasado no fogo como ouro puríssimo, deu corajoso testemunho da sua fé em Cristo. (309)
LÊUCIO de Brindes, Santo
Em Brindes, na Apúlia - Itália, São LÊUCIO venerado como primeiro bispo desta cidade. (séc. IV)
HONORATA de Pavia, Santa
Em Pavia na Ligúria - Itália, a trasladação de Santa HONORATA virgem consagrada a Deus, irmã de Santo EPIFÂNIO bispo., (séc. V)
TEODÓSIO da Judeia, Santo
Num ermo da Judeia, São TEODÓSIO cenobiarca, amigo de São SABAS que após longo tempo de vida solitária, acolheu muitos discípulos e praticou vida comunitária nos mosteiros por ele construídos até que, depois de ter passado muitas tribulações pela defesa da fé católica, já centenário descansou na paz de Cristo. (529)
PAULINO de Venécia, Santo
Em Cividad de Friúli na Venécia hoje Friúli-Venézia Giúlia - Itália São PAULINO bispo de Aquileia que se empenhou na conversão dos Ávaros e dos eslovenos e dedicou ao rei Carlos Magno um célebre poema sobre a Regra da Fé. (802)
BERNARDO SCAMMACA, Beato
Em Catânia, Sicilia - Itália o beato BERNARDO SCAMMACA presbítero da Ordem dos Pregadores que se distinguiu especialmente pelas suas obras de misericórdia em favor dos pobres e dos enfermos. (1584)
GUILHERME CARTER, Beato
Em Londres, Inglaterra o beato GUILHERME CARTER mártir, que era homem casado e, no tempo da rainha Isabel I, por ter publicado um tratado sobre o cisma, foi suspenso a forca de Tyburn e cruelmente dilacerado. (1584)
JOÃO HATTORI JINGORO, Beato
PEDRO HATTORI JINGORO, Beato
MIGUEL MITSUISHI, Beato
TOMÉ MITSUISHI, Beato
Em Yatushiro no Japão os beatos JOÃO HATTORI JINGORO e seu filho PEDRO HATTORI, juntamente com MIGUEL MITSUISHI e seu filho TOMÉ MITSUISHI mártires. (1609)
TOMÁS DE CÓRI
(Francisco António Plácido), Santo
Em Bélegra, Lácio - Itália, São TOMÁS DE CÓRI (Francisco António Plácido) presbítero da Ordem dos Frades menoires célebre pela sua pregação e vida austera e também pela fundação de ermitérios. (1729)
ANA MARIA JANER ANGLARILL, Beata
Em Talarn, Lérida - Espanha, ANA MARIA JANER ANGLARILL virgem fundadora do Instituto das irmãs da Sagrada família de Urgell. (1885)
FRANCISCO ROGACZEWSKI, Beato
Perto de Gdansk, na Polónia, o beato FRANCISCO ROGACZEWSKI presbítero e mártir que, durante a ocupação da Polónia por um regime hostil a Deus, foi fuzilado e morreu pela fé. (1940)
*************
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.