Caros Amigos
Iniciou-se um Novo Ano que é o
2022
da Era de Cristo
Este blogue nascido em 7 de Novembro de 2006 vai continuar a ser publicado, diariamente, enquanto Deus permitir que eu mantenha a minha Saúde e as minhas faculdades mentais.
Procurarei na medida do possível, melhorar cada vez mais os textos das biografias dos Santos e Beatos e Festividades que forem acontecendo ao longo do ano.
Este é portanto o
Trigésimo Primeiro Número
da Nova Série de 2022
e o Nº 086
do 15º ano
Todas as biografias que não estejam completas, podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga; MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 8 2 5
31 DE JANEIRO DE 2022
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 8 6)
1 5º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
JOÃO BOSCO, Santo
Confessor (1815-1888)
Memória de São JOÃO BOSCO presbítero que, tendo passado uma infância difícil, foi ordenado sacerdote e trabalhou com todas as suas forças na educação dos jovens e adolescentes. Fundou a Sociedade Salesiana e, com o auxílio de Santa MARIA DOMINGAS MAZZARELLO o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, para a formação da juventude no trabalho e na vida cristã. Neste dia, em Turim, Itália, depois de tantas obras realizadas, partiu piedosamente para a ceia eterna em 1888.
PEDRO NOLASCO, Santo
Confessor (1189-1258)
PEDRO, da nobre família NOLASCO , no Languedoc, França, nasceu em 1189. Foi educado na casa paterna; tinha 15 anos quando o pai morreu; continuou o jovem a viver sob a tutela da mãe. Esta bem queria que ele se casasse, mas PEDRO declarou desejar prender-se exclusivamente a Deus. Começou por seguir SIMÃO DE MONTFORT general da cruzada católica contra os albigenses. Na batalha de Muret, ganha por SIMÃO, PEDRO DE ARAGÃO encontrou a morte; e o filho JAIME que tinha apenas seis anos, foi aprisionado., Mas SIMÃO teve pena deste príncipe e entregou-o a PEDRO NOLASCO enviando os dois para Espanha, onde este último devia tratar da educação de JAIME.
PEDRO tinha nessa altura 25 anos: inspirou ao seu real aluno piedade para com Deus e a sua Igreja, o amor da justiça e de toda a virtude. Os exemplos que dava confirmaram as lições; vivendo PEDRO longe dos prazeres da corte, entregava-se à oração, à penitência, ao estudo da Sagrada Escritura. Com grande liberalidade para com os pobres, tinha compaixão especial pelos cristãos caídos nas mãos dos infiéis e tomou a resolução de sacrificar os seus bens para ajudar a que fossem libertos. desde esta época, pôs-se ele sob a direção de São RAIMUNDO DE PENHAFORTE (7 de janeiro); este viu-se por vezes obrigado a moderar o zelo do penitente. PEDRO, não satisfeito com dispender os seus bens, fazia peditórios junto dos melhores amigos, a quem reunia numa congregação, cujo fim era remir os cativos. O mundo criticava, mas ele não perdia o ânimo.
(...)
(...)
(...)
PEDRO NOLASCO é o padroeiro da Ordem dos Mercedários: é especialmente honrado em Barcelona. Em Portugal. os Mercedários foram chamados «Mercenários». Entraram no país no séquito de santa ISABEL, em 1284. Nunca foram entre nós muito numerosos; os Trinitários expandiram-se mais e dedicaram-se igualmente ao resgate dos cativos.
MARCELA, Santa
Viúva (325-410)
Nasceu e morreu em Roma. Ficando cedo viúva, foi a primeira grande senhora romana a professar abertamente a religião. Bela, rica, de alta linhagem, muito culta, perfeitamente ao nível de tudo o que Roma encerrava de mais refinado e erudito, ninguém se atrevia a desconsiderá-la. O palácio que tinha no monte Aventino tornou-se o centro de reunião daquelas que desejavam como ela própria, seguir nos conselhos evangélicos.
São JERÓNIMO que a protegera desde os princípios, ensinou nesse palácio. Demasiado idosa para seguir as suas amigas MELÂNIA, MPAULA e EUSTÓQUIO que fugiram ao aproximarem-se os bárbaros e se estabeleceram na terra santa, ela estava em Roma quando Alarico e os seus godos aí entraram. Foi espancada terrivelmente, apesar dos seus 85 anos; pretendiam que ela dissesse onde toinha riquezas, mas estas havia muito que se tinham tornado no tesouro dos pobres. Morreu das feridas alguns dias mais tarde.
VITORINO, VÍTOR, NICÉFORO, CLÁUDIO, DIODORO, SERAPIÃO e PAPIAS, Santos
(250)
Em Corinto na Acaia, hoje Grécia, os santos mártires VITORINO, VÍTOR, NICÉFORO, CLÁUDIO, DIODORO, SERAPIÃO e PAPIAS que no tempo do imperador Décio como consta, com vários suplícios consumaram o seu martírio. (250)
METRANO de Alexandria, Santo
Comemoração de São METRANO mártir de Alexandria- Egipto que no tempo do imperador Décio, por se recusar a proferir palavras ímpias, como lhe mandavam os pagãos , foi ferozmente espancado e levado para fora da cidade, onde morreu apedrejado. 249)
CIRO de Alexandria, Santo
JOÃO de Alexandria, Santo
Em Alexandria, os santos mártires CIRO e JOÃO que, pela fé em Cristo, depois de muitos tormentos, foram decapitados. (séc.. IBV)
GEMINIANO de Módena, Santo
Em Módena, na Emília, hoje Emília-Romanha - Itália São GEMINIANO bispo que conduziu a sua igreja do ar9ianismo à fé ortodoxa. séc. IV)
ABRAÃO da Pérsia, Santo
Na Pérsia em território do actual Iraque a paixão de Santo ABRAÃO bispo de Arbela que no tempo do rei Sapor rei dos Persas foi degolado por se recusar a adorar o sol. (345)
JÚLIO de Novara, Santo
Em Novara, na Ligúria hoje no Piemonte - Itália São JÚLIO presbítero. (séc. IV)
MAIDOC ou AIDANO, Santo
Em Ferns, na Irlanda São MAIDOC ou AIDANO bispo que neste lugar fundou um cenóbio e resplandeceu pela sua grande austeridade. (626)
VALDO de Coutances, Santo
Familia mártir (1636)
Em Coutances na Nêustria hoje França, São VALDO bispo de Évreux. (séc. VII)
EUSÉBIO de Viktorsberg, sANTO
Em Viktorbersg perto de Rankweil, na Baviera meridional, hoje na Áustria santo EUSÉBIO que, natural da Irlanda, se fez peregrino por Cristo, depois foi monge no mosteiro de São GALO e por fim abraçou a vida eremítica. (884)
LUÍSA ALBERTÓNI, Beata
Em Roma, a beata LUÍSA ALBERTÓNI que tendo educado os filhos na vida cristã, depois da morte do esposo entrou na Ordem Terceira de São Francisco e, no serviço de AUXILIO AOS POIBRES, PASSOU DA RIQUEZA À EXTREMA POBREZA. (1533)
FRANCISCO XAVIER MARIA BIÁNCHI, santo
Em Nápoles, na Campânia - Itália, São FRANCISCO XAVIER MARIA BIÀNCHI presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes de São Paulo, que foi dotado de dons místicos e conduziu muitos à vida da graça segundo o Evangelho. )(1815)
AGOSTINHO PAK CHONG-WON, Santo
PEDRO HONG PYONG-JU, Santo
MARIA YI IN-DOG, Santa
MADALENA SON SO-BYOG, Santa
ÁGUEDA YI KYONG-I, Santa
ÁGUEDA HWON CHIN-I, Santa
Na Coreia, os santos mártires AGOSTINHO PAK CHONG-WON, Santo
PEDRO HONG PYONG-JU, Santo
MARIA YI IN-DOG, Santa
MADALENA SON SO-BYOG, Santa
ÁGUEDA YI KYONG-I, Santa
ÁGUEDA HWON CHIN-I, Santa
que suportando muitos suplícios, com impassível fortaleza professaram a sua fé cristã e glorificaram a deus morrendo decapitados. (1840)
CANDELÁRIA DE SÃO JOSÉ
(Susana Paz Castillo Ramirez), Beata
Em Cumaná, na Venezuela, a Beata CANDELÁRIA DE SÃO JOSÉ (Susana Paz Castillo Ramirez) virgem que em tempos de turbulência política, econômica e social , fundou a Congregação das religiosas Carmelitas da Terceira Ordem Regular hoje Religiosas Carmelitas da madre Candel
ária, especialmente destinada ao cuidado das crianças e dos indigentes. (1940)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.