Caros Amigos
Iniciou-se um Novo Ano que é o
2022
da Era de Cristo
Este blogue nascido em 7 de Novembro de 2006 vai continuar a ser publicado, diariamente, enquanto Deus permitir que eu mantenha a minha Saúde e as minhas faculdades mentais.
Procurarei na medida do possível, melhorar cada vez mais os textos das biografias dos Santos e Beatos e Festividades que forem acontecendo ao longo do ano.
Este é portanto o
Décimo Quarto Número
da Nova Série de 2022
e o Nº 069
do 15º ano
Todas as biografias que não estejam completas, podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga; MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 8 0 8
14 DE JANEIRO DE 2022
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 6 9)
1 5º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
FÉLIX DE NOLA, Santo
Em Nola, na Campânia - Itália, São FÉLIX presbítero que, como refere São PAULINO durante o furor da perseguição sofreu no cárcere crudelíssimos tormentos. depois de restabelecida a paz, regressou á sua terra e perseverou na pobreza até à sua velhice, morrendo como invencível confessor da fé (séc. III)
MACRINA a Antiga, Santa
(Avó de São BASÍLIO MAGNO)
MACRINA avó de São BASILIO MAGNO pertencia a uma família notável pelo número de santos que deu á igreja: pareceu que nela era a virtude hereditária. Nasceu em Neocesareia, no Ponto, pouco depois da morte de São GREGÓRIO TAUMATURGO. O que ensinava esse santo prelado sobreviveu-lhe e, da boca dos seus discípulos, MACRINA recebeu uma doutrina que transmitiu fielmente a filhos e a netos. De harmonia com o seu marido, manteve-se na fé e na prática da religião: tiveram de retirar-se durante a perseguição cruel de Galério e Maximino (305-313). Durante sete anos passaram vida extremamente dura no meio da floresta do Ponto. Um dia, extenuados pelo jejum e privados de todos os recursos, pediram a Deus que os aliviasse como fez outrora pelo seu povo no deserto. Em especial a oração de MACRINA foi tão fervorosa que Deus ouviu-a imediatamente: passaram ao lado deles animais ferozes que se deixaram apanhar facilmente. Depois deste perigo, sobreveio outro; a perseguição trouxe consigo a confiscação dos bens que tinham. BASILIO MAGNO testemunhou nos seus escritos dever muito aos ensinamentos da avó; «Essa santa mulher, diz ele, tinha conservado fielmente a lembrança da pregação de GREGÓRIO; moldou as nossas almas infantis com uma piedade baseada na sã doutrina». Tendo a perseguição acabado, os dois esposos voltaram a Neocesareia; MACRINA sobreviveu ao marido e veio a morrer a 14 de janeiro de um ano impreciso, talvez por 340.
38 MÁRTIRES DO MONTE SINAI, Santos
No tempo do imperador Teodósio o Antigo (fins de século IV) na época em que Pedro II, sucessor de ATANÁSIO, governava a Igreja de Alexandria, precipitaram-se alguns nómadas, em desordem e sem chefe, sobre a solidão do Sinai; sem misericórdia assassinaram os anacoretas do monte Sinai e dalguns mosteiros vizinhos; só escaparam alguns a quem foi possível fugir. Pouco depois, os solitários sobreviventes vieram à procura dos corpos e encontraram 38. este morticínio realizou-se no segundo dia do mês a que os Egípcios chamam TYBI, dia que equivale a 14 de Janeiro.
43 MÁRTIRES DE RAÍTA - Egipto, Santos
Raita, a três léguas das montanhas do Oreb e do Sinai, estendia-se para o Mar Vermelho sobre uma planície de cerca de seis léguas (é o Elim da Sagrada Escritura). Viviam lá anacoretas, passando uma vida tão perfeita como os do Sinai; eram 43.
300 Blémios (nómadas da região da Abissínia), depois de matarem a população de Farán e do forte de Raita, voltaram-se contra os religiosos que oravam na própria Igreja; um monge, chamado JEREMIAS, foi o primeiro esquartejado por recusar dizer quem era o superior. E os outros foram em seguida executados de maneira diversas. Um só conseguiu escapar à chacina e foi levar a noticia ao monte Sinai. Também este martírio se deu no século IV.
PEDRO DONDERS, Beato
m Batávia no Surinam, o beato PEDRO DONDERS presbítero da Congregação do Santíssimo Redentor que se dedicou com caridade incansável ao cuidado dos corpos e das almas dos leprosos. (1887)
POTITO de Sárdica, Santo
Comemoração de São POTITO mártir que depois de padecer muitos tormentos em Sárdica na Dácia, hoje Sofia, Bulgária, alcançou a glória do martirio ao fio da espada, (data incerta)
GLICÉRIO de Antioquia, Santo
Em Antioquia, na Síria hoje Antakya, na Turquia, São GLICÉRIO diácono e mártir. (data incerta)
NINO da Geórgia, Santa
Na região dos Iberos, além do Mar negro, na actual Geórgia, Santa NINO prisioneira cristã, que pela grande santidade da sua vida conquistou a reverência e admiração de todos, de tal modo que a própria rainha, cujo filho foi curado graças às suas orações, o rei e toda a sua gente, aderiram à fé de Cristo. (séc. IV)
FIRMINO de Gévandau, Santo
Em Gevandau, na G+ália hoje França, São FIRMINO bispo. (séc. V)
EUFRÁSIO de Arvena, Santo
Em Arvena, na Aquitânia hoje Clermont-Ferrand, França, Santo EUFRÁSIO bispo, cuja hospitalidade é louvada por São GREGÓRIO DE TOURS. (515)
DÁCIO de Milão, Santo
Em Milão, na Ligúria - Itália, o passamento de São DÁRIO bispo que na controvérsia dos «Três Capítulos» defendeu a opinião do papa VIGILIO a quem acompanhou em Constantinopla, onde moirreu. (552)
FULGÊNCIO de Ecija, Santo
Em Écija, na Bética, hoje Andaluzia - Espanha, São FULGÊNCIO bispo irmão dos Santos LEANDRO, ISIDORO e FLORENTINA a quem Santo ISIDORO dedicou o tratado «Ofícios Eclesiásticos» considerado o primeiro manual de Liturgia. (632)
ODÃO DE NOVARA, Beato
Em Tagliacozzo, nos Abruzos - Itália, o Beato ODÃO DE NOVARA presbítero da Ordem dos Cartuxos. (1200)
ODORICO MATTIUZZI DE PORDENONE, Beato
Em Údine, Venécia, no actual Friúli-Venézia Giúlia - Itália, o beato ODORICO MATTIUZZI DE PORDENONE presbitero da Ordem dos Menores que percorrendo os territórios dos Tártaros, dos Indianos e dos Chineses até chegar a Kombalik principal cidade da China, anunciou o Evangelho por toda a parte e conduziu muita gente à fé de Cristo. (1331)
LÁZARO PILLAI (Devasahayam de Pilai), Beato
Em Aral Kurusady, na Índia o Beato LÁZARO PILLAI (Devasahayam Pillai) pai de família e mártir que durante a perseguição contra os cristãos no reino de Travancor, foi assassinado por se ter convertido do hinduísmo ao catolicismo. (1752)
AFONSA CLÉRICI, Beata
Em Vercellas, no Piemonte - Itália a Beata AFONSA CLÉRICI virgem da Congregação das Irmãs do Preciosíssimo Sangue , cujo apostolado se orientou especialmente para o ensino e educação da juventude. (1930)
*************
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.