Caros Amigos
16º ano com início na edição
Nº 5 102
NOTA:
Hoje inicia-se nova numeração anual
Este é portanto o
35º Número
da Série de 2023
e o Nº 0 9 0
do 16º ano
Todas as biografias podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga;
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
Foto de 1-Maio-2022
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 5 1 9 2
4 DE FEVEREIRO DE 2023
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 9 0)
16º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
SÃO JOÃO DE BRITO, Santo
Bispo, (1647-1693)
Memória de São JOÃO DE BRITO presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, em Oriu, Maravá, Índia, depois de ter convertido muitos à fé, adaptando-se à vida e costumes dos ascetas daquela região, coroou a sua vida com um glorioso martírio. 1693
JOSÉ DE LEONISSA, Santo
Confessor - (1556-1612)
Em Amatrice, nos Abruzos, hoje no Lácio, Itália, São JOSÉ DE LEONESSA presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que socorreu os cristãos cativos em Constantinopla e, depois de sofrer cruéis tormentos por ter anunciado o Evangelho no próprio palácio do sultão, regressou à pátria e dedicou-se à causa dos pobres. (1612)
MARIA DE MATTIAS, Beata
Fundadora - 1805-1866
Nasceu em França, perto de Corbie, em 801, e morreu em Brema, na Alemanha, em 865. Este grande missionário saiu da abadia de Corbie para ir evangelizar os «terríveis normandos» da Dinamarca (826-828) e da Suécia (829-830), que depressa o expulsaram das suas terras. Encontrou melhor acolhimento em Schleswig-Holstein; mas os Normandos dinamarqueses invadiram este território e destruíram todas as igrejas que ele lá construíra. Terminou a vida como bispo de Brema, onde implantara também o cristianismo. Uma vez que São RAMBERTO seu discípulo, sucessor e biógrafo, se atreveu a falar dos milagres que lhe eram atribuídos, recebeu a seguinte resposta:
"Se eu tivesse o dom dos milagres, o primeiro que faria seria mudar a minha má natureza na dum homem honrado".
CATARINA DE RICCI, Santa
Virgem - 1522-1589
Nasceu em Florença, Itália, em 1522 e recebeu no baptismo os nomes de ALEXANDRINA - LUCRÉCIA - RÓMULA. Muito cedo perdeu a mãe e foi entregue aos cuidados da tia. LUÍSA DE RICCI, religiosa na mesma cidade. O pai não a deixou estar longamente no convento; pensava prepará-la para que se casasse. Mas ela tanto insistiu que chegou a obter licença de seguir o próprio atractivo para a vida religiosa, Tomou o véu aos 14 anos e mudou o nome para CATARINA, no convento dominicano de Prato.
Levou vida angélica e exercitou-se na prática de todas as virtudes., Deu grande exemplo de paciência numa enfermidade prolongada e foi de exactidão extraordinário. Passados cinco anos, confiaram-lhe o cargo de mestra das noviças e pouco depois o de subprioresa. Aos 25 anos, contra todas as suas resistências fizeram-na prioresa, cargo que manteve durante 42 anos, até ao fim da vida. Duma sabedoria e prudência consumadas para dirigir as almas, duma dedicação e caridade a toda a prova, desempenhava os cargos mais humildes e tendia a viver na união mais íntima com Deus. Meditava sobretudo a Sagrada Paixão, depressa objecto, único das suas meditações., que a alheavam de tudo até ao êxtase. Este êxtase começou para CATARINA em fevereiro de 1542, e renovou-se cada semana durante doze anos, desde quinta-feira ao meio-dia até sexta á tarde. Revia sempre a Paixão de Jesus. O corpo parecia suspenso do chão durante horas. Este favor cessou todavia, pois CATARINA assim pediu ao Senhor e fez que o pedisse também a comunidade.
Todavia o seu zelo não podia limitar-se ao convento. CATARINA sentiu-se impelida a imolar-se como hóstia pacifica pela salvação do mundo, a ajudar os pobres distribuindo-lhes as generosidades que lhe vinham de fora, e a impor-se penitências e mortificações extraordinárias. Deus - ao mesmo tempo que lhe concedia o dom dos milagres, o espirito de profecia e a penetração dos segredos dos corações - sujeitava-a a diversos géneros de provas como as contradições e a fama de santidade que lhe pungia o coração.
CATARINA correspondia-se com São FILIPE DE NÉRI, e, como ambos tinham grande desejo de se ver. Deus concedeu-lhes este contentamento por uma visão durante a qual os dois falaram juntos. FILIPE NÉRI confirmou o facto. Do mesmo modo CATARINA e MARIA MADALENA DE PAZZI estiveram em presença uma da outra.
Tinha 66 anos de idade e 48 de profissão quando foi atacada de doença mortal. Depois de óptimos conselhos às suas religiosas, entregou a alma a Deus entre cânticos angélicos que foram ouvidos pelos presentes. Faleceu a 2 de fevereiro de 1589.
Foi beatificada em 1732 e canonizada em 1746.
EUTÍQUIO de Roma, Santo
Mártir - data incerta
Em Roma, nas Catacumbas junto à Via Ápia, Santo EUTÍQUIO mártir que, torturado durante muito tempo sem comer e sem dormir, foi finalmente projectado num precipício, vencendo pela fé em Cristo todas as crueldades do tirano. (data incerta)
PAPIAS de Perga, Santo
DIODORO de Perga, Santo
CLAUDIANO de Perga, Santo
Mártires - século III
Em Perga, na Panfília, hoje na Turquia, os santos PAPIAS, DIODORO e CLAUDIANO mártires. (séc. III)
FILEIAS de Alexandria, Santo
FILOROMO de Alexandria, Santo
Bispo e tribuno militar, mártires - séc. IV
Em Alexandria, no Egipto, a paixão dos santos mártires FILEIAS bispo e FILOROMO tribuno militar que, durante a perseguição do imperador Décio, sem atender às exortações dos parentes e amigos para salvar a vida, apresentando o pescoço à decapitação, mereceram do Senhor a palma do martírio. (séc. IV)
ISIDORO de Pelúsio, Santo
Presbítero -449
Em Pelúsio, no Egipto, Santo ISIDORO presbítero célebre pela sua sabedoria, que desprezando o mundo e suas riquezas, preferiu imitar a vida de JOÃO BAPTISTA no deserto, tomando o hábito da vida monástica. (449)
AVENTINO de Châteaudun, Santo
Bispo de Chartres - 511
Em Châteaudun, perto de Chartres, na Gália, hoje França, o passamento de Santo AVENTINO bispo, que tinha ocupado a sede episcopal de Chartres. (511)
AVENTINO de Troyes, Santo
Bispo - 537
Em Troyes, na Gália Lionense hoje França, Santo AVENTINO que é venerado como auxiliar do bispo São LOPO. (537)
RABANO MAURO, Santo
Bispo - 856
Em Mogúncia, Francónia hoje Alemanha São RABANO MAURO bispo que, chamado do mosteiro de Fulda à sede episcopal de Mogúncia, foi prelado exímio na ciência, hábil na eloquência e agradável a Deus, nada omitindo que pudesse fazer para glória de Deus. (856)
NICOLAU STUDITA, Santo
Monge - 868
Em Constantinopla. Hoje Istambul - Turquia São NICOLAU STUDITA monge, que, várias vezes exilado, por causa do culto das sagradas imagens, finalmente foi nomeado hegúmeno do mosteiro Stúdion e aí descansou em paz. (868)
GILBERTO, Santo
Presbítero - 1189
Em Sempringham na Inglaterra, São GILBERTO presbítero que com a aprovação do papa EUGÉNIO III fundou uma Ordem monástica com dupla observância, a saber, a regra de São Bento para as monjas e a Regra de Santo Agostinho para os clérigos. (1189)
JOANA DE VALOIS, Santa
Rainha de França e religiosa - 1505
Em Bourges, na Aquitânia, França, Santa JOANA DE VALOIS rainha de França que depois de ter sido declarado nulo o matrimónio com o rei Liuís XII, se consagrou a Deus, venerou com singular devoção a Cruz e fundou a Ordem das Anunciadas, em honra da Anunciação à Virgem Maria. (1505)
JOÃO SPEED, Beato
Mártir - 1594
Em Durham, na Inglaterra, o beato JOÃO SPEED mártir que, no reinado de Isabel I condenado à morte por causa do auxilio prestado aos sacerdotes, mereceu a coroa do martírio. (1594)
*************
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.