Caros Amigos
16º ano com início na edição
Nº 5 102
NOTA:
Hoje inicia-se nova numeração anual
Este é portanto o
41º Número
da Série de 2023
e o Nº 0 9 5
do 16º ano
Todas as biografias podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga;
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
Foto de 1-Maio-2022
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 5 1 9 8
10 DE FEVEREIRO DE 2023
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 9 5)
16º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
ESCOLÁSTICA, Santa
Virgem e irmã de São BENTO - 543
Memória do sepultamento de santa ESCOLÁSTICA virgem, irmã de São BENTO que, consagrada a Deus ,desde a infância, tinha com seu irmão a mesma comunhão em Deus, de forma que uma vez ao ano se encontravam em Montecassino, na Campânia, Itália, passado todo o dia nos louvores divinos e em santos colóquios. (547)
LUÍS STEPINAC, Beato
Bispo - 1898 - 1960
Em Krasic, perto de Zagreb, na Croácia, o Beato LUÍS STEPINAC arcebispo de Zabreg que se opôs audazmente a doutrinas que ofendiam a fé e a dignidade humana, até que, pela sua fidelidade à igreja foi detido muito tempo no cárcere e, enfraquecido pela doença, terminou o seu insigne episcopado. (1960)
SOTERA, Santa
Virgem e mártir -. 304
SOTERA, bela e nobre virgem da família romana dos Aurelli, estimou a sua fé cristã bem acima dos consulados exercidos pelos seus maiores, quando lhe mandaram que sacrificasse aos deuses, respondeu com pronta recusa, senão à dor, pelo menos à vergonha; mas, ouvindo ela a ordem dada, logo descobriu a face, não querendo ter outro véu senão o seu martírio. Antecipando-se ao ultraje, apesentou as faces, pronta a santificar pelo sofrimento belezas que lhe poderiam causar a ruína. Puderam atentar contra o sue rosto, mas a beleza interior ficou intacta. Assim por meio dos injuriosos tratos reservados para os escravos, SOTERA mostrou-se tão corajosa e tão terna, que se cansou o algoz de lhe bater nas faces antes de ela se cansar de receber ultrajes. Não se viu que ela baixasse ou desviasse o rosto, não soltou um gemido, não derramou uma lágrima. Tendo assim percorrido todos os tormentos, recebeu da espada o último golpe, muito tempo esperado.
O martírio de SOTERA decorreu em Roma no ano de 304, sendo imperador Diocleciano. O corpo enterraram-mo na região cemiterial que tem o sue nome e pega com o cemitério de CALISTO. Um ramo cristão de Gens aurélia tinha arranjado, nesta parte, uma sala ampla para a sepultura dos membros da família.. Importa não confundir esta virgem mártir honrada na Via Ápia, com a que é honrada a 12 de maio na Via Aurélia, ao mesmo tempo que São PANCRÁCIO.
ARNALDO de Pádua, Beato
Abade - 1255
Pádua estava em meados do século XIII sujeita a Ezelino, o feroz, famoso tirano que diziam ser filho do diabo. Dante colocou-o no Inferno, mergulhado até aos olhos em sangue a ferver. Para não ser assassinado como tantos outros, ARNALDO, abade do mosteiro de Santa SABINA refugiou-se numa gruta. Quando chegou a noticia de Frederico II vir libertar a cidade, ARNALDO saiu do refúgio e foi, com os seus monges, ao encontro do imperador. Se o abade fosse profeta quanto à própria sorte,, adivinharia que Ezelino voltaria em breve e se mostraria tão cruel como antes. ARNALDO na verdade , foi preso antes de poder voltar à sua gruta. Lançado num tremendo calabouço, lá morreu ao cabo de oito anos de sofrimento. a 10 de fevereiro de 1255.
CARALAMPO, PORFÍRIO, DAUTO e 3 mulheres, Santos
Mártires - séc. III
Em Magnésia, Ásia, hoje Turquia, os santos CARALAMPO, PORFÍRIO, DAUTO e mais 3 Mulheres, mártires no tempo do imperador Septímio Severoo. (séc. III)
ZÓTICO e AMÂNCIO, Santos
Mártires .- séc. III/IV
Na Via Labicana, a 10 milhas de Roma os Santos ZÓTICO e AMÂNCIO mártires. (séc. III/IV
SILVANO de Terracina, Santo
Bispo - séc, IV
Em Terracina, na Campânia hoje no Lácio, Itália, São SILVANO bispo. (551)
TROIANO de Saintes, Santo
Bispo - 550
Em Saintes, na Aquitânia hoje França, São TROIANO bispo. (550)
PROTÁDIO de Besançon, Santo
Bispo - 624
Em Besançon na Borgonha, hoje França, São PROTÁDIO Bispo. (634)
AUSTREBERTA de Rouen, Santa
Virgem e abadessa - 704
Em Rouen, na Nêustria, hoje França, Santa AUSTREBERTA virgem e abadessa, que dirigiu piedosamente o mosteiro de Pavilly pouco antes fundado pelo bispo Santo AUDENO. (704)
GUILHERME de Grosseto, Santo
Eremita - 1157
Na gruta chamada Stábulum Rhódis, perto de Grosseto, na Toscana, Itália, São GUILHERME eremita de Malavalle cujo exemplo deu origem a muitas congregações de eremitas. (1157)
HUGO de Fosses Beato
Abade - 1163
No mosteiro premonstratense de Fosses, perto de Namur, na Lotaríngia, hoje Bélgica, o Beato HUGO abade, cujo mestre, São NORBERTO entretanto eleito bispo de Madgeburgo lhe confiou a organização da nova Ordem, que nele governou com grande sabedoria durante 35 anos. (1163)
CLARA DE RIMÍNI, Santa
Viúva - 1324-1329
Em Rimini, na Flamínia hoje Emília-Romanha, Itália Santa CLARA viúva, que expiou com penitência, mortificação da carme e jejuns a anterior vida licenciosa e, reunindo-se num mosteiro com outras companheiras, serviu no Senhor em espirito de humanidade. (1324)
PEDRO FREMONT e 5 companheiras, Beatos
Mártires - 1794
Em Avrillé, perto de Angers, França, os beatos PEDRO FREMOND e 5 companheiros CATARINA e MARIA LUISA DU VERDIER DE LA SORINIÉRE, irmãs; LUÍS BESSAY DE LA VOUTE, MARIA ANA HACHER DU BOIS e LUÍSA POIRER, esposa, mártires que durante a revolução francesa foram fuzilados por causa da sua fidelidade à Igreja Romana. (1794)
JOSÉ SANCHEZ DEL RIO, Beato