Caros Amigos
16º ano com início na edição
Nº 5 102
NOTA:
Hoje inicia-se nova numeração anual
Este é portanto o
46º Número
da Série de 2023
e o Nº 1 0 0
do 16º ano
Todas as biografias podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga;
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
Foto de 1-Maio-2022
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 5 2 0 3
15 DE FEVEREIRO DE 2023
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 1 0 0)
16º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
FAUSTINO de Bréscia, Santo
JOVITA de Bréscia, Santo
Irmãos, sacerdote e diácono - - Mártires (120)
Conta-se que dois irmãos, FAUSTINO e JOVITA, o primeiro sacerdote e o segundo diácono, começaram a pregar o Evangelho em Bríxia (Bréscia) na sua terra natal. Entretanto apareceu na Lombardia, vindo do Oriente, o césar Adriano para suceder ao imperador Trajano. O conde itálico dirigiu-se ao seu encontro e informou-o do êxito da pregação cristã. Chegando a Bríxia, o novo imperador quis instruir pessoalmente o processo dos dois apóstolos e começou por lhes infligir diversos tormentos. Depois, levou-os consigo para Roma e foi renovando, em cada jornada, os interrogatórios e as torturas. Nada conseguiu abalar a constância dos dois irmãos. Por isso Adriano recambiou-os para Bríxia, a fim de serem decapitados na terra onde tinham exercido o seu zelo. (princípios do século II).
CLÁUDIO LA COLOMBIÈRE, Santo
Apóstolo do Coração de Jesus
Sacerdote (1641-1682)
Festejam-se hoje dois santos com o nome de VALENTIM cuja história é um pouco semelhante e não está, aliás, perfeitamente esclarecida.
O primeiro era sacerdote romano que, segundo se afirma, foi preso no reinado de Cláudio, o Gótico. Tendo comparecido diante do imperador, confessou abertamente a sua fé e, interrogado sobre o que pensava de Júpiter e Mercúrio, declarou que não passavam de personagens impúdicas e desprezíveis. Foi em seguida entregue a um magistrado, de nome Astério, cuja filha adoptiva era cega. VALENTIM curou-a e converteu duma assentada ASTÉRIO e toda a família. Ao ter conhecimento disto, o imperador ordenou que fosse açoitado e a seguir decapitado na Via Flamínia, pelo ano de 270.
O Papa JULIO I construiu. no século 4º , uma igreja em honra deste mártir; o papa HONORIO I restaurou-a no século VII, e ela tornou-se depois disso num centro de peregrinação muito frequentado.
O segundo São VALENTIM passa por ter ocupado a Sé de Térni, na Úmbria, desde o ano de 223. Informado das suas virtudes e milagres, um filósofo romano, chamado Crato, pediu que lhe fosse curar o filho, atacado de mal sem remédio. O bispo foi a Roma e prometeu que faria o que se esperava dele, contando que o pai e mais família se convertessem. A condição foi aceite e cumprida; e até se excedeu o prometido, pois renunciaram também aos deuses e abraçaram a fé cristã três jovens atenienses, discípulos de Crato. Por seu lado, VALENTIM operou a cura que se lhe pedira. Quando o prefeito Abúndio soube o que se tinha passado, mandou decapitar o bispo. O seu corpo foi em seguida levado para Térni por alguns atenienses convertidos. São VALENTIM é ainda hoje honrado como patrono da cidade.
ONÉSIMO, Santo
Discípulo de São Paulo
No principio do século V, um santo monge chamado MARÃO vivia perto da cidade de Cir, na Síria. Instalara-se ao lado dum templo pagão que ele acabara de consagrar ao verdadeiro Deus. Há boas razões para se pensar que é o MARÃO, padre e solitário, a quem São JOÃO CRISÓSTOMO escrevia, em 405, dum dos seus exílios, a fim de se recomendar às orações dele; o que faz supor tratar-se dum padre, embora não haja nenhum pormenor sobre o local, a época e as outras circunstâncias da sua ordenação.
Tinha-o favorecido o céu com o dom dos milagres, o que lhe atraiu grande número de discípulos. Não parece que MARÃO tenha fundado qualquer mosteiro propriamente dito: tivera como primeiro mestre e como modelo na vida ascética, um São ZEBINO, por quem manteve grande veneração, fazendo votos por ser sepultado perto dele. Morreu pelo ano de 423, antes de vir TEODORETO como bispo de Cir. Veio a ser enterrado numa povoação da diocese de Apameia.
O culto de São MARÃO foi reconhecido pelo papa BENTO XIV em 1753.
Este São MARÃO não deve confundir-se com JOÃO MARÃO, o organizador da nação maronita no século VII.
ÍSICO, JOSIPO, ZÓSIMO, BARALO e ÁGAPE, Santos
Mártires - século IV
Em Córdova, na Espanha, São JOÃO BAPTISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA presbítero da Ordem da Santíssima Trindade, que empreendeu a renovação da Ordem e a defendeu com ingente ardor no meio de graves dificuldades e ásperas tribulações. (1613)
GEORGINA de Arvena, Santa
Virgem - século V/VI
Em Spoleto na Úmbria, Itália, São VITAL imortalizado pela integridade da fé e pela imitação de Cristo. (data incerta).
QUÍNIDIO de Vaison, Santo
Bispo - 578
Em Roma, no cemitério de Pretextato, junto à Via Ápia, São ZENÃO mártir. >(data incerta).
SEVERO de Valéria, Santo
Presbitero - séc. VI
Em Alexandria, no Egipto a comemoração dos santos mártires BASSIANO TONIANO, PROTO, LÚCIO que foram lançados ao mar; CIRIÃO, presbítero, AGATÃO, exorcista, MOISÉS, que foram queimados no fogo : DIONÍSIO e ANÓNIO que passados ao fio da espada alcançaram a glória eterna. data incerta
DECOROSO de Cápua, Santo
Bispo - 680
Em Ravena, Flamínia hoje na Emília-Romanha - Itália, santo ELEUCÁDIO bispo. (séc. III)