Caros Amigos
16º ano com início na edição
Nº 5 102
NOTA:
Hoje inicia-se nova numeração anual
Este é portanto o
51º Número
da Série de 2023
e o Nº 1 0 5
do 16º ano
Todas as biografias podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga;
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
Foto de 1-Maio-2022
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 5 2 0 8
20 DE FEVEREIRO DE 2023
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 1 0 5)
16º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
FRANCISCO MARTO, Santo
JACINTA MARTO, Santa
Videntes de Fátima - (1908-1919) e 1910-1920)
Santos FRANCISCO e JACINTA MARTO, humildes crianças que em Fátima, Portugal, viram três vezes um Anjo (Anjo de Portugal) e 6 vezes a Santíssima Virgem, de quem receberam a exortação de rezar e fazer penitência pela remissão dos pecados, para obter a conversão dos pecadores e a paz do mundo. Ambos responderam imediatamente com heroica diligência a estes pedidos e, inflamados no amor a Deus e às almas, tinham uma só aspiração:
: rezar e sofrer de acordo com os pedidos do Anjo e da Virgem Maria. FRANCISCO faleceu no dia 4 de Abril de 1919 e JACINTA no dia 20 de Fevereiro de 1920. (1919-1920)
EUQUÉRIO, Santo
Bispo - (690'-738)
Santo EUQUÉRIO floresceu no século oitavo, tanto pelo esplendor da virtude como pelo zelo em promover a disciplina eclesiástica.
Nasceu em Orleães polo ano de 690. Sua mãe era senhora de singular virtude. Voltando uma noite da igreja onde havia assistido más matinas, retirou-se para o quarto e a
obteve um sonho que muito a consolou-. Apareceu-lhe um anjo, a anunciar-lhe que o filho, que dela nasceria, seria filho de bênção e santo bispo.
A doçura natural do menino fizeram-no amável desde o berço. Depois, nenhuma coisa consolava tanto os seus piedosos pais como verem o empenho com que o menino EUQÚÉRIO se dedicava à oração. Deu principio aos estudos na idade de 7 anos. Mais tarde, dedicou-se avidamente à teologia, aos sagrados cânones e aos Santos padres da Igreja. Na idade de 17 ou 18 nanos era já tido como prodígio da ciência e santidade. Foi devotíssimo da Santíssima Virgem, que nomeava constantemente como sua querida Mãe.
Abraçou o estado eclesiástico, mas toos os seus desejos convergiam para a soledade. Pôs os olhos no mosteiro de Lumièges. situado na margem do rio Sena, onde reinava com todo o rigor a disciplina monástica.
Sete anos passou Santo EUQUÉRIO numa austeridade de vida que renovava os espantosos exemplos de penitência que até então só tinham sido vistos nos desertos do Oriente.
Mas tendo falecido SEVERO, Bispo de Orleães e tio do nosso santo, tanto o povo como o clero pediram, à uma, por um bispo.
EUQUÉRIO, porém, como todos conheciam perfeitamente a sua profunda humildade, prevendo a repugnância que oporia, dirigiram-se a Carlos Martel, que a qualidade de mordomo-mor governava todo o reino. Pediram-lhe que se dignasse apoiar esta eleição. Ele anuiu sem dificuldade e que à deputação que lhe viera apresentar a súplica um dos seus primeiros oficiais, para iue fosse com ela a Lumiéges e conduzisse EUQUÉRIO a Orleães.
Chegados eles ao mosteiro, comunicaram ao santo a eleição feita. EUQUÉRIO ao ouvir esta notícia, ficou tão fora de si, como se lhe tivesse acontecido a maior desgraça do mundo. Mas finalmente foi necessário deixar a sua amada soledade e caminhar para Orleães.
(...)
ELEUTÉRIO, Santo
Bispo e confessor (46-531 ou 532)
ELEUTÉRIO (ou LEHIRE) nasceu em Tournai, Bélgica, em 456. Contava entre os seus ascendentes um dos primeiros pagãos convertidos ao Cristianismo por diligências de São PIAT. Foi educado com o futuro São MEDARDO, que, segundo se diz, lhe predisse vir a ser elevado bispo de Tournai, sua cidade natal.
(...)
ELEUTÉRIO, pela sua morte, mereceu o título de mártir, mas é venerado apenas como confessor. Depois das incursões normandas, foi duas vezes trasladado solenemente o seu corpo em 1064 e 1247.
AMADA de Assis, Beata
Religiosa - 1200-1252
Como Santa CLARA,, sua tia, e FREI RUFINO (das Florinhas), seu tio, pertencia à família dos Offreducci, uma das mais distintas de Assis. AMADA foi mundana até ao dia em que se converteu, ao visitar a tia no convento de São Damião. Decidiu nessa altura fazer-se imediatamente religiosa, sem mesmo voltar a casa e despedir-se dos seus. As austeridades que praticou no seu novo estado foram tais, escreve o seu biógrafo, "que devido a elas os seus dias vieram a abreviar-se".
Nasceu e morreu em Assis, aproximadamente entre os anos 1200 e 1252.
SERAPIÃO de Alexandria, Santo
Mártir - 248
Em Alexandria, Egipto, a comemoração de São SERAPIÃO mártir que no tempo do imperador Décio, teve de suportar tão cruéis suplícios que se lhe desconjuntaram todos os seus membros e depois foi precipitado do alto da sua própria casa. (248)
CINCO MÁRTIRES da Fenícia, Santos
Mártires - 303
Comemoração de CINCO BEATOS MÁRTIRES que, no tempo do imperador Diocleciano, foram mortos em Tiro da Fenícia, hoje Líbano. Primeiro foram flagelados com azorragues em todo o corpo, depois desnudados e lançados à arena e atirados a vários géneros de feras. manifestando em seus corpos juvenis sempre a mesma constância firma e inabalável. particularmente um deles, com menos de 20 anos de idade., nada perturbado pelas cadeias, com os braços estendidos em forma de cruz elevava preces a Deus.permanecendo todos incólumes ao perigo das feras, foram finalmente passdos ao fio da espada. (303)
TIRÂNIO de Antioquia, Santo
ZENÓBIO de Antioquia, Santo
Bispo e presbitero mártires - 311)
Em Antioquia na Síria hoje Antakya, na Turquia a comemoração de São TIRÂNIO bispo de Tiro e mártir, que, instruído na fé cristã desde tenra idade, foi dilacerado com ganchos de ferro e assim alcançou com o presbitero ZENÓBIO a coroa do martírio. (311)