sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Nº 1513-1 - (363-12) - SANTOS DE CADA DIA - 28 de Dezembro de 2012 - 5º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com
Oitava do Natal do Senhor
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Boas Festas
F E L I N A T A L e
A N O  N O V O  D 2 0 1 3
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Nº 1513-1 - (363-12)
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Nº 1513-1 – (363-12)

OS SANTOS INOCENTES
Crianças Mártires em Belém
Los Santos Inocentes
Os Santos Inocentes
Quando os Magos chegaram a Belém, guiados por uma estrela misteriosa, «encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentesouro, incenso e mirra -. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: “Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar”. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito.- E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: “Do Egito chamarei o meu filho”. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias. “Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem, admitir consolação, porque já não existem”» (Mt 2, 11-20).
Los Santos Inocentes
Os Santos Inocentes
Quanto ao número dos assassinados, os Gregos e o jesuíta Salmerón (1612) diziam ter sido 14 000; os Sírios 64 000; o martirológio de Haguenau (Baixo Reno) 144 000. Calcula-se hoje que terão sido cerca de vinte ao todo. Foram muitas as Igrejas que pretenderam possuir relíquias deles. Na Idade Média, nos bispados que possuíam escola de meninos de coro, a festa dos Inocentes ficou sendo a destes. Começava nas vésperas de 27 de Dezembro e acabava nas do dia seguinte. Tendo escolhido entre si um «bispo», estes cantorzinhos apoderavam-se das estolas dos cónegos e cantavam em vez deles. A este bispo improvisado competia presidir aos ofícios, entoar o Invitatório e o Te Deum e desempenhar outras funções que a liturgia reserva aos prelados maiores. Só lhes era retirado o báculo pastoral ao entoar-se o versículo do Magnificat: Derrubou os poderosos do trono, no fim das segundas vésperas. Depois o «derrubado» oferecia um banquete aos colegas, a expensas do cabido, e voltava com eles para os seus bancos. esta extravagante cerimónia também esteve em uso em Portugal, principalmente nas comunidades religiosas (Viterbo, Elucidário. V. «Bispo dos Fátuos»). Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também www.es.catholic ¿Queres saber mais? Consulta ewtn e www.santiebeati.it
Catalina (Caterina) Volpicelli, Santa
Catalina (Caterina) Volpicelli, Santa
Fundadora das Escravas do Sagrado Coração
Catalina Volpicelli, Fundadora de Las Esclavas del Sagrado Corazón, pertenece a la compañía de los "apóstoles de los pobres y de los marginados" que, en el siglo XIX, fueron para Nápoles un signo resplandeciente de la presencia del Cristo "buen Samaritano" que se acerca a cada hombre herido en el cuerpo y en el espíritu, para derramar sobre sus heridas el aceite de la consolación y el vino de la esperanza (cf. Misal Romano, 2 ed. Italiana, Roma 1983, Prefacio común VIII, pág. 375). Nacida en Nápoles el 21 de enero de 1839, Catalina tuvo en su familia, perteneciente a la alta burguesía, una sólida formación humana y religiosa. En el Colegio Real de San Marcelino, bajo la sabia guía de Margarita Salatino (futura cofundadora, con el Beato Ludovico de Casoria de las Hermanas Franciscanas Elizabetinas Bigie), aprendió letras, idiomas y música, cosa que no era usual para una mujer de su tiempo. Guiada por el Espíritu del Señor, que le revelaba el plan de Dios a través de la voz de sabios y santos Directores espirituales, Catalina que mientras insistía en rivalizar con su hermana y en brillar en la sociedad, frecuentando teatros y espectáculos de danzas, rápidamente renunció a los valores efímeros de una vida elegante y despreocupada, para adherir con generosa decisión a una vocación de perfección y de santidad. El encuentro ocasional con el Beato Ludovico de Casoria, el 19 septiembre de 1854, en "La Palma" en Nápoles, fue, como afirmó ella misma: "un momento singular de la gracia obsequiosa, de la caridad y de la predilección del S. Corazón enamorado de las miserias de su Sierva". El Beato la asoció a la Orden Franciscana Seglar y le indicó como única finalidad de su vida, el culto al Sagrado Corazón de Jesús, invitándola a permanecer en medio a la sociedad, en la cual debía ser "pescadora de almas". Guiada por su confesor, el barnabita P. Leonardo Matera, el 28 mayo de 1859 Catalina entró a formar parte de las Adoradoras perpetuas de Jesús Sacramentado, pero en poco tiempo se retiró, por graves motivos de salud. Otro era el designio de Dios para Catalina. Lo había intuído muy bien el Beato Ludovico que a menudo le repetía: "El Corazón de Jesús, oh Catalina, ésta es tu obra !" Por indicación de su confesor, la Volpicelli conoce la hoja mensual del Apostolado de la Oración "Le Messager du Coeur de Jèsus". Escribe al P. Enrique Ramière, director general del Apostolado de la Oración en Francia, recibiendo de él noticias detalladas de la naciente Asociación, con el Diploma de Celadora, el primero llegado a Italia. En julio de 1867, P. Ramière visita el edificio de Largo Petrone en la Salud, en Nápoles, donde Catalina está pensando establecer la sede de sus actividades apostólicas "para hacer renacer en los corazones, en las familias y en la sociedad el amor por Jesucristo". El Apostolado de la Oración será el centro de todo la estructura espiritual de Catalina, que le permitirá cultivar su amor ardiente por la Eucaristía y se convertirá en instrumento de una acción pastoral que tiene las dimensiones del Corazón de Cristo y por lo tanto abierta a todo hombre, siempre al servicio de la Iglesia, de los últimos y de los sufridos. Con las primeras celadoras, el 1 julio de 1874 Catalina funda el nuevo Instituto de las "Esclavas del S. Corazón", aprobado en primera instancia por el Cardenal Arzobispo de Nápoles, el Siervo de Dios Sixto Riario Sforza, y posteriormente, el 13 junio de 1890, por el Papa León XIII que concede a la nueva familia religiosa el Decreto de alabanza". Interesada en el futuro de la juventud, abrió enseguida el asilo de huerfánas las "Margaritas", fundó una biblioteca circulante e instituyó la Asociación de las Hijas de María, con la guía sabia de la Venerable M. Rosa Carafa Traetto (+ 1890). En poco tiempo abrió otras casas: en Nápoles en el edificio Sansevero y luego junto a la iglesia de la Sabiduría, en Ponticelli, donde las Esclavas se distinguieron en la asistencia a las víctimas del cólera del año 1884, en Minturno, en Meta de Sorrento y en Roma. El 14 mayo de 1884, el nuevo Arzobispo de Nápoles, el Cardinal Guillermo Sanfelice, OSB, consagró el Santuario dedicado al S. Corazón de Jesús, que la Volpicelli había hecho eregir junto a la Casa Madre de sus obras, destinándolo particularmente a la adoración reparadora, solicitada por el Papa para el sostèn de la Iglesia, en una època difícil para la libertad religiosa y para el anuncio del Evangelio. La participación de la Catalina al primer Congreso Eucarístico Nacional, que se celebró en Nápoles en el año 1891 (19-22 noviembre), fuè el acto cumbre del apostolado de la Fundadora de las Esclavas del S. Corazón; en aquella ocasión montó una rica exposición de ornamentos sagrados, destinados a las iglesias pobres, organizó la adoración eucarística en la Catedral y fue la animadora de aquel gran movimiento de almas que culminó en la impresionante: "Confesión y Comunión general". Catalina Volpicelli muere en Nápoles el 28 diciembre de 1894 ofreciendo su vida por la Iglesia y por el Santo Padre. La Causa de beatificación y canonización de la insigne testigo de la caridad del Corazón de Cristo, despuès de la instrucción del Proceso Ordinario en los años 1896-1902 en la Curia eclesíastica de Nápoles, fue oficialmente presentada ante la entonces S. Congregación de los Ritos el 11 enero de 1911. El 25 de marzo de 1945, el Santo Padre, Pio XII declaraba la heroicidad de las virtudes, atribuyèndole el titulo de Venerable. El 28 de junio de 1999, su Santidad Juan Pablo II, aprobó la lectura del decreto para su beatificación. El 26 de abril de 2009 fue canonizada por S.S. Benedicto XVI.
Gaspar de Búfalo, São
Presbítero e Fundador,
Gaspar de Bfalo, San
Gaspar de Búfalo, San
Fundador dos Missionários do Precioso Sangue
Martirológio Romano: Em Roma, são Gaspar del Búfalo, presbítero, o qual lutou denodadamente pela liberdade da Igreja e, encarcerado, não cessou de conduzir aos pecadores pelo caminho recto, principalmente com a devoção ao preciosíssimo sangue de Cristo, em cuja honra fundou as Congregações de Missionários e de Irmãs. (1837) Etimologicamente: Gaspar = Aquele que administra tesouros. Vem das línguas hebraica e persa. Este santo nasceu em Roma em 1786. Era filho de um capitão. Foi ordenado sacerdote em 1808. Mas em 1809 Napoleão prendeu ao Sumo Pontífice Pio VII e então o Padre Gaspar e todos os sacerdotes que permaneceram fiéis ao Papa, foram desterrados. Em 1814, ao ser derrotado Napoleão, pôde voltar livre o Pontífice a Roma e também o Padre Gaspar voltou à cidade eterna, e viu que tendo estado a cidade vários anos sem sacerdotes, quase, havia muitíssimo trabalho que fazer em confissões e pregações e em tratar de instruir a juventude, e se dedicou a isso com toda sua energia e de tempo completo.
Gaspar de Bfalo, San
Gaspar de Búfalo, San
Viendo que se necesitaban fervorosos misioneros que predicaran de pueblo en pueblo y de ciudad en ciudad, se propuso fundar una nueva comunidad religiosa: Los Misioneros de la Preciosa Sangre. El Papa lo ayudó y lo animó y así pronto tuvo ya un buen número de misioneros. El quería que las casas de su nueva comunidad se fundaran en los barrios más pobres, más abandonados y más pervertidos de cada ciudad. Y empezó por la ciudad de Nápoles que en ese tiempo era una verdadera guarida de bandidos, donde nadie tenía la vida segura. El propio Sumo Pontífice le recomendó que empezara por Nápoles, pues esa gente necesitaba mucho de la conversión .Y las dificultades que se le presentaban eran extremas. Parecía que Nuestro Señor lo estaba poniendo a prueba, pues apenas solucionaba una dificultad le aparecían varias más. Sin embargo él, con una gran confianza en Dios, logró reunir un buen número de sacerdotes y allá se fue a fundar casas de misiones y obtuvieron grandes conversiones. A sus misioneros les recomendaba que trabajaran fuertemente, y que nunca se dieran por vencidos a pesar de las dificultades y que no dejaran un solo día sin instruirse más y más en nuestra santa religión. El y sus sacerdotes recorrían pueblos y ciudades predicando el evangelio y la conversión. Aguantaban hambres, fríos, persecuciones y pobreza, pero conseguían un gran número de conversiones, con su predicación, su buen ejemplo y sus sacrificios. Las gentes al verlos tan mortificados y tan instruidos y al oírlos hablar con tanto entusiasmo acerca de la conversión y de la salvación del alma se entusiasmaban y cambiaban de modo de vivir y empezaban a ser mejores. El santo, que terminaba cada misión terriblemente fatigado, les decía a sus amigos: ¿Si es tan bonito trabajar por Nuestro Señor aquí en medio de tantas fatigas, cuánto más será estar junto a El en el cielo donde no hay dolor ni cansancio?. Por todas partes por donde andaba predicando iba propagando la Adoración Nocturna: ese dedicar una noche cada mes para pasar varias horas rezando ante el Santísimo Sacramento. Ya bastante enfermo sufría muchísimo de sed por el calor y por la fiebre, pero hacía el sacrificio de no tomar agua, para obtener con ese sufrimiento la conversión de los pecadores. En invierno el frío lo hacía sufrir muchísimo pero no tenía calefacción, porque el martirio del frío podía convertir pecadores. Murió en Roma en 1836, y fueron tantos los milagros que se obtuvieron por su intercesión, que el Sumo Pontífice lo declaró santo en 1954. San Gaspar: te encomendamos nuestras ciudades, especialmente aquellos barrios donde hay más maldad, para que ruegues a Dios por ellos y consigas la conversión de muchos pecadores.
Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Beato
Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Beato
Ao crente não muito metido no coração de Dios, es su pasado, sus culpas y sus remordimientos lo que le atormentan. Dios, sin embargo, ha puesto nuestro futuro en manos de Cristo y el pasado lo ha sepultado en el olvido para siempre. ¿Cuándo vas a empezar a vivir esta realidad? Este nombre ucraniano no te suena de nada. Sin embargo, merece la pena que sepas algo de su vida. Nació en Ternopil en 1867 y murió tal día como hoy del 1945. ¿Quién fue este joven? Desde pequeño deseaban entrar en el seminario para llegar un día a ser sacerdote. Este acontecimiento, fundamental para el resto de su vida, tuvo lugar en 1893. Dada su valía personal, lo eligieron Rector del Seminario en 1902, a los dos años lo consagraron de obispo Ivano-Frankivsk. Los comunistas de entonces, cegados por su manía de desterrar a Dios de los corazones de la gente, fueron derechos a por él en 1939. Lo sometieron a torturas de todo tipo, sobre todo el “come cocos”. Lo dejaron en libertad durante dos años. Esperaban que la tortura a la que le habían sometido, surtiera efecto. Y esto, en un alma de Dios, no es posible. Por eso, en 1945 lo arrestaron de nuevo. Ya estaba muy mal de salud por los sufrimientos y horribles interrogatorios que había padecido. Día y noche se turnaba la policía soviética para que abnegara de su fe y no hiciera apostolado entre los fieles católicos. Como ya no podía soportar tanto dolor, murió en la misma cárcel de Lukianivska en Kiev. El es uno de los 26 mártires de la iglesia greco-católica muertos entre 1935 y 1973. Fueron duramente perseguidos por el régimen comunista. Este apoyaba sólo a la iglesia ortodoxa. Ellos no quisieron unirse a ella. Dados sus méritos, el Papa Juan Pablo II los beatificó el 27 de junio del año 2001 en Leópoli (Lviv) durante su peregrinación apostólica a Ucrania. El grupo beatificado está integrado por: Mykolay Charneckyj, Obispo, 2 abril Josafat Kocylovskyj, Obispo, 17 noviembre Symeon Lukac, Obispo, 22 agosto Basilio Velyckovskyj, Obispo, 30 Junio Ivan Slezyuk, Obispo, 2 diciembre Mykyta Budka, Obispo, 28 septiembre Gregorio (Hryhorij) Lakota, Obispo, 5 noviembre Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Obispo, 28 diciembre Leonid Fedorov, Sacerdote, 7 marzo Mykola Konrad, Sacerdote, 26 junio Andrij Iscak, Sacerdote, 26 junio Román Lysko, Sacerdote, 14 octubre Mykola Cehelskyj, Sacerdote, 25 mayo Petro Verhun, Sacerdote, 7 febrero Alejandro (Oleksa) Zaryckyj, Sacerdote, 30 octubre Klymentij Septyckyj, Sacerdote, 1 mayo Severijan Baranyk, Sacerdote, 28 junio Jakym Senkivskyj, Sacerdote, 28 junio Zynovij (Zenón) Kovalyk, Sacerdote, 30 junio Vidal Vladimir (Vitalij Volodymyr) Bajrak, Sacerdote, 16 Mayo Ivan Ziatyk, Sacerdote, 17 mayo Tarsicia (Olga) Mackiv, Monja, 18 Julio Olympia (Olha) Bidà, Suora, 28 enero Laurentia (Leukadia) Harasymiv, Monja, 26 agosto Volodymyr Pryjma, Laico, 26 Junio (las fechas indicadas corresponden a las de su martirio)
Mattía Nazarei, Beata
Abadessa Clarissa,
Matta Nazarei, Beata
Mattía Nazarei, Beata
Virgen religiosa de la Segunda Orden Franciscana (1236‑1320). Clemente XIII aprobó su culto el 27 de julio de 1765. Matía, nacida hacia el año 1235 en Matelica, en las Marcas, pertenecía a la familia noble De Nazarei. Creció rodeada de los amorosos cuidados de los familiares, que hicieron todo para prepararla para un brillante porvenir. Su padre, se soñaba para ella un matrimonio digno de su categoría. Pero un hecho inesperado trastornó todos sus planes. El ejemplo de las dos santas hermanas Clara e Inés de Asís también se repitió en Matelica. Un día Matía sin avisar a nadie, huyó de su casa y fue a tocar las puertas del monasterio de Santa María Magdalena de las hermanas Clarisas, pidiendo a la abadesa que la recibiera entre sus cohermanas. Esta le hizo notar que era imposible sin el consentimiento de sus padres. Poco después el padre y algunos parientes irritadísimos irrumpieron en el monasterio decididos a llevarla de nuevo a su casa por la fuerza. Pero todo fue inútil. El padre fue vencido por la insistencia de su hija, que así pudo realizar su sueño de seguir a Cristo por el camino de la perfección. Tenía dieciocho años cuando comenzó el noviciado y antes de la profesión distribuyó parte de sus bienes a los pobres y parte la reservó para urgentes trabajos de restauración del monasterio. Tras su ejemplo otras muchachas la siguieron por el camino de vida evangélica que habían trazado San Francisco y Santa Clara. Después de ocho años de vida religiosa fue elegida abadesa unánimemente. Durante cuarenta años Matía fue la celosa superiora de las Clarisas, iluminada guía espiritual y al mismo tiempo sagaz administradora. Poseía las cualidades aparentemente contradictorias de una gran mística y de una sabia organizadora. Confiando en la Divina Providencia, con ofrendas de la población y de su familia, reconstruyó casi desde los cimientos la iglesia y el monasterio. La vida interior de la Beata Matía se modeló sobre la Pasión del Señor. Por muchos años todos los viernes sufrió dolores y numerosos arrobamientos. Fue una mujer de gobierno que a las virtudes contemplativas unía las virtudes prácticas. Se mantuvo también en contacto con el mundo, sabiendo decir una palabra de consuelo, ayuda y exhortación a los muchos que acudían a ella. Fue llamada “Madre de la caridad” pues ayudaba en la medida de las posibilidades aun a indigentes y pobres. Un niño estaba a punto de morir como consecuencia de una caída. La madre desesperada lo llevó a la Beata Matía, quien después de orar lo tocó con la mano y lo restituyó sano y salvo a su madre. Y se cuentan de ella otros prodigios. El 28 de diciembre de 1320, después de haber exhortado y bendecido por última vez a sus queridas cohermanas, murió serenamente a los 85 años, dejando tras de sí un dulce recuerdo, que luego se transformaría en culto, el cual confirmaría Clemente XIII.
Los Santos Inocentes
Diciembre 28 Fiesta es buena ocasión de hacer agradable la vida a los demás
Gaspar de Búfalo, San
Diciembre 28 Presbítero y Fundador
Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Beato
Diciembre 28 Obispo y Mártir
Mattía Nazarei, Beata
Diciembre 28 Abadesa Clarisa
83320 > Sant' Antonio di Lerins Monaco 28 dicembre MR

90246 > Santa Caterina Volpicelli 28 dicembre MR

35900 > San Gaspare Del Bufalo Sacerdote 28 dicembre MR

94827 > Beato Gregorio da Chaors Mercedario 28 docembre

90656 > Beato Hryhorij Khomysyn Vescovo e martire ucraino 28 dicembre MR

22150 > Santi Innocenti Martiri 28 dicembre - Festa MR

90390 > Beata Mattia Nazarei (Nazzareni) 28 dicembre MR

83310 > San Teona (Teone) d'Alessandria Vescovo 28 dicembre MR

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Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”
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    NOTA INFORMATIVA:
    Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
    Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
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    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
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    Edição: 28-12-2012 – 10,00 H
    ANTÓNIO FONSECA
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  • quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

    Vidas de Papas da Igreja Católica - (18) - 27 de Dezembro de 2012


    Caros Amigos:
    Desde o passado dia 11-12 que venho a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)
    segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
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    SÃO SISTO III
    Joio II
    Santo Sisto III
    (De 432 a 440)
    Foi eleito em 31 de Julho de 432.
    Sacerdote romano que se teria, segundo Santo Agostinho, convertido do pelagianismo, tendo conseguido, com tacto e compreensão, o regresso à ortodoxia de diversos bispos antioquenos, seguidores de Nestório.
    Para exaltar a fé proclamada no Concilio de Éfeso (431) sobre a maternidade divina de Maria, dedica uma basílica em sua honra, restaurando a antiga basílica liberiana, que passa a chamar-se Santa Maria Maior.
    São Sisto foi vítima das maiores calúnias. Basso, pessoa de qualidade, mas sem religião, acusou o pontífice dum grande delito.  acusação provocou um escândalo tão contundente que o imperador Valentiniano convocou um concílio com a denúncia. Reunido o concílio, formado por 56 bispos, tornou-se patente a inocência de São Sisto e o acusador foi excomungado , tendo morrido uns meses depois com mostra de grande arrependimento. O papa com espírito caritativo, assistiu-lhe na última enfermidade, absolveu-o da excomunhão e administrou-lhe o sagrado viático.
    Reconquistou a Ilíria e contribuiu para a reconstrução de Roma, muito mal tratada depois da pilhagem de Alarico.
    Também mostrou eficiência  ao preparar o pontificado de São Leão Magno, seu sucessor. Está sepultado em São Lourenço Extramuros.

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    SÃO LEÃO I MAGNO
    Leo I Magno
    São Leão I Magno
    (De 440 A 461)
    Eleito papa em 29 de Setembro de 440, foi um papa invulgar, a quem a História deu o nome de Magno, o Grande.
    Foi o primeiro a defender o principio da independência e supremacia da autoridade religiosa frente à civil, impondo-se como protótipo, para o futuro, do pontífice romano ideal.
    Foram vinte anos agitados e difíceis de um pontificado em que soube, com a sua forte personalidade, vigor apostólico e solidez da sua doutrina, restabelecer a paz e a unidade religiosa, alicerçando, ao mesmo tempo, o primado em bases mais sólidas e indiscutíveis, perante as restantes sedes episcopais ou patriarcais da Igreja.
    Estava na Gália, em missão de defesa da ortodoxia, quando lhe comunicaram ter sido escolhido para suceder a São Sisto III. Tinha então 40 anos e aceitou sem medo dos tempos conturbados e difíceis que iria encontrar.
    Primeiro os maniqueus, com um perigoso foco infiltrado em Roma, e a seguir os priscilianistas, que perturbavam a paz na Península Hispânica, foram as dificuldades iniciais. Alertado por São Toríbio de Astorga, São Leão Magno, aconselha-o por carta de 21 de Julho de 447,a reunir em concílio todos os bispos hispânicos, por se tratar de uma doutrina mais perigosa que o do maniqueísmo, que se revestia de aparências ortodoxas. Pouco depois os bispos reuniram em Toledo e redigiram uma «regra de fé», esclarecedora da ortodoxia.
    O maior combate travou-o contra o monofisismo do arquimandrita de Constantinopla, Eutiques, o qual pregava a existência de uma só natureza, a divina, em Cristo, ou, mais exatamente, uma tal absorção da natureza humana pela divina que, no extremo oposto ao nestorianismo, apenas esta subsistia.
    Num sínodo celebrado em Constantinopla no ano de 448, Eutiques mete os pés pelas mãos e o patriarca Flaviano não hesita em condenar a heresia. Eutiques, porém, recusa submeter-se e com o apoio do imperador apela para o papa contando-lhe, a seu modo, o que se passa. O papa, no entanto, depois de uma demora prudente, redige a célebre Epistola Dogmática, em que expõe, com toda a precisão, a doutrina católica quanto às duas naturezas de Cristo e a sua união numa só pessoa.
    Eutiques não se conforma e, com o apoio do imperador de Constantinopla, reúne um sínodo em Éfeso, onde, com os seus apaniguados, rejeita todo o conteúdo da Epistola Dogmática e, não contentes com isso, procedem à deposição de Flaviano e de todos os defensores da ortodoxia pontifícia, com cenas de violência físicas e o apoio de soldados imperiais.
    São Leão Magno qualificou o sínodo como um latrocínio «Ephesinum, non judicium sed latrocinium».
    Bem tentou o papa demover o imperador, mas o principal agitador, Dióscoro, Bispo de Alexandria, ousou até decretar uma excomunhão contra o próprio papa.
    Entretanto, a providência deu uma ajuda. Em 450, morre o imperador vítima de uma queda de cavalo e sua irmã, a imperatriz Pulquéria, então no trono, manda regressar do exílio todos os bispos fieis a Roma, faz conduzir a Constantinopla, com grande pompa, os restos mortais de Flaviano, falecido no exílio, e escreve a São Leão Magno, a cuja obediência se submete, propondo-lhe a realização de um concílio ecuménico, para acabar de vez com todas as dissensões.
    O papa aceita a proposta e o concílio, reunido em Calcedónia, em Outubro de 451, teve a presença de cerca de 600 bispos, todos orientais, á exceção de dois e dos legados pontifícios, dele saindo o triunfo da ortodoxia romana. O patriarca de Alexandria, Dióscoro, que estava acompanhado de 17 bispos egípcios, ainda tentou um  golpe de força propondo a condenação do papa, mas falhou e o concílio pediu a sua deposição.
    Acalmados os ânimos, numa segunda sessão foram examinadas as cartas de São Cirilo e a Epistola Dogmática de São Leão Magno. Ao terminar a leitura da epístola, todos os padres conciliares proferiram esta exclamação que ficaria célebre: «Esta é a fé dos Apóstolos. Pedro falou pela boca de Leão».
    Contudo, os monofisistas não desistiram, tendo conseguido colocar adeptos nas sedes eclesiásticas de Alexandria, Antioquia e Jerusalém, à custa de distúrbios e lutas sangrentas, e, mesmo condenados no concílio, apoderaram-se, por algum tempo, de quase toda a região oriental.
    Para além das lutas contra o monofisismo, São Leão Magno salvou a civilização ocidental do perigo da invasão dos Hunos. De facto, comandados por Átila, os bárbaros invadem a Itália, a caminho de Roma, em 452. O imperador Valentiniano, assusta-se e envia-lhes uma delegação conciliadora, presidida pelo próprio papa. Átila fica impressionado com  a majestade do pontífice e retira-se aterrorizado sem pilhar Roma.
    O povo depressa esquece os perigos passados e entra em desaforos. O próprio imperador  escandaliza com a sua devassidão e acaba por ser assassinado por Petrónio Máximo, por lhe ter seduzido a mulher, o qual ocupa o trono.
    A imperatriz viúva, Eudóxia, vê-se obrigada a casar com Petrónio e, por vingança, pede auxilio a Genserico, rei dos Vândalos, prometendo abrir-lhe as portas de Roma. Genserico aceita e em Maio de 455 desembarca perto de Roma. A população aterrorizada assassina o imperador.
    Mais uma vez é o papa quem procura deter o perigo, mas Genserico não cede, concordando apenas em não incendiar a cidade e em livrar das pilhagens as basílicas de São Pedro, São Paulo e Latrão.
    É novamente a grandeza de São Leão Magno a conjurar o perigo, pelo menos em grande parte, e Genserico, saciado com o saque, deixa a cidade e retira-se para África com  os navios carregados com grandes riquezas, levando também a imperatriz Eudóxia, causadora de tudo isto.
    São Leão Magno reage a todos os males que caíram sobre a cidade e à desolação do povo. Ajuda-os, anima-os e a cidade começa a refazer-se. Esta sua ação em prol de Roma. valeu-lhe ficar para sempre conhecido como «Defensor Urbis».
    Na Península Hispânica, os visigodos que tinham passado os Pirenéus em 414, eivados de arianismo, cometem violências contra os cristãos fieis a Roma, saqueando e destruindo parcialmente Astorga e Braga, em 456. Quase todas as igrejas da Península sofreram semelhantes horrores.
    Para além de todas as lutas e dificuldades, São Leão Magno deixou-nos 90 magníficos sermões e homilias e o mais antigo missal romano, o Sacramentário Leonino. As suas obras oratórias valeram-lhe o título de Doutor da Igreja, que lhe foi conferido em 1754.
    Foi o primeiro papa a ser sepultado no átrio da Basílica de São Pedro. Mais tarde, em 668, os seus restos mortais foram trasladados para o interior da basílica, onde lhe é dedicado um lindíssimo altar decorado com um alto-relevo que representa o seu encontro com Átila.
    ******************************
    Continua:…
    Post colocado em 27-12-12 – 11H00
    ANTÓNIO FONSECA

    Nº 1512-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - SÃO JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA - 27 de Dezembro de 2012

    1512-3
    Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
    Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
    27 de Dezembro de 2012
    SÃO JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA
    Jo 20, 2-8
    No primeiro dia da semana, Maria de Magdala foi ao sepulcro logo de manhã, ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro e com  o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram».
    Pedro saiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntamente, mas o outro discípulo antecipou-se e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que estivera sobre a Sua cabeça; este não estava com as ligaduras, mas enrolado num lugar à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: VIU E ACREDITOU.
    1 – Em plena celebração do Natal, depois de recordar o primeiro mártir cristão, Estêvão, a liturgia nos propõe o último e seguramente o mais profundo dos evangelistas, o autor do IV Evangelho, João. Por isso, pode-se pensar razoavelmente que, para a Igreja, depois de Jesus, o primeiro é o que dá a vida por Ele (Estevão). E depois, o que dá o testemunho mais livre e mais fundo que se pode dar ao próprio Jesus. Dar a vida por Jesus e ser testemunha da sua mensagem, ambas as coisas, é o que se nos pede a quem recordamos com gozo o seu nascimento.
    2 – O problema, que apresenta a festividade de São João Evangelista, é que não sabemos quem foi o autor do IV Evangelho. Hoje está fora de dúvida que o autor não foi João, o filho de Zebedeu. Pelo que se diz em Jo 21, 24, o autor seria “o discípulo amado”. Mas, quem foi este discípulo? Não se sabe. O último redator do texto parece que foi um cristão dos finais do Séc. I. Um homem bom, que, ao denominar-se o “discípulo amado”, quis deixar muito claro que, para dar a conhecer a Jesus, a condição indispensável é manter uma relação profunda de amor com o próprio Jesus. Somente desde uma relação de amor profundo se pode explicar quem é aquele a que se refere.
    3 – O IV Evangelho explica quem é Jesus apresentando-O como o Revelador de Deus. O que “vê a Jesus, vê a Deus(Jo 14, 9); o que toca “Jesus, toca a Deus” (Jo 20, 25-27); o que “recebe a Jesus, recebe a Deus” (Jo 13, 20); o que “vê a Jesus, vê a Deus” (Jo 1, 18). A desconcertante bondade de Jesus que dá vinho aos que só têm água (Jo 2), que dá vida (Jo 11). vista (Jo 9), liberdade (Jo 5), pão (Jo, 6), a quem carece das coisas tão necessárias, nessa bondade, tão humana, é-nos revelado o que transcende todo o humano, Deus mesmo. Não revelamos a Deus com “dogmas”. Damo-lo a conhecer mediante a nossa “bondade”.
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    Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
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    NOTA FINAL:
    Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
    NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
    Mais uma nota ainda:
    Estes são os meus endereços atuais:
    Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
    e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
    Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
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    Post para publicação em 27-12-2012 - 10,30 h
    Até lá, se Deus quiser.
    António Fonseca
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