1512-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
27 de Dezembro de 2012
SÃO JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA
Jo 20, 2-8
No primeiro dia da semana, Maria de Magdala foi ao sepulcro logo de manhã, ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram».
Pedro saiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntamente, mas o outro discípulo antecipou-se e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que estivera sobre a Sua cabeça; este não estava com as ligaduras, mas enrolado num lugar à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: VIU E ACREDITOU.
1 – Em plena celebração do Natal, depois de recordar o primeiro mártir cristão, Estêvão, a liturgia nos propõe o último e seguramente o mais profundo dos evangelistas, o autor do IV Evangelho, João. Por isso, pode-se pensar razoavelmente que, para a Igreja, depois de Jesus, o primeiro é o que dá a vida por Ele (Estevão). E depois, o que dá o testemunho mais livre e mais fundo que se pode dar ao próprio Jesus. Dar a vida por Jesus e ser testemunha da sua mensagem, ambas as coisas, é o que se nos pede a quem recordamos com gozo o seu nascimento.
2 – O problema, que apresenta a festividade de São João Evangelista, é que não sabemos quem foi o autor do IV Evangelho. Hoje está fora de dúvida que o autor não foi João, o filho de Zebedeu. Pelo que se diz em Jo 21, 24, o autor seria “o discípulo amado”. Mas, quem foi este discípulo? Não se sabe. O último redator do texto parece que foi um cristão dos finais do Séc. I. Um homem bom, que, ao denominar-se o “discípulo amado”, quis deixar muito claro que, para dar a conhecer a Jesus, a condição indispensável é manter uma relação profunda de amor com o próprio Jesus. Somente desde uma relação de amor profundo se pode explicar quem é aquele a que se refere.
3 – O IV Evangelho explica quem é Jesus apresentando-O como o Revelador de Deus. O que “vê a Jesus, vê a Deus” (Jo 14, 9); o que toca “Jesus, toca a Deus” (Jo 20, 25-27); o que “recebe a Jesus, recebe a Deus” (Jo 13, 20); o que “vê a Jesus, vê a Deus” (Jo 1, 18). A desconcertante bondade de Jesus que dá vinho aos que só têm água (Jo 2), que dá vida (Jo 11). vista (Jo 9), liberdade (Jo 5), pão (Jo, 6), a quem carece das coisas tão necessárias, nessa bondade, tão humana, é-nos revelado o que transcende todo o humano, Deus mesmo. Não revelamos a Deus com “dogmas”. Damo-lo a conhecer mediante a nossa “bondade”.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 27-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Saved as a favorite, I like your blog!
ResponderEliminarHere is my web site :: public adjuster