quinta-feira, 11 de julho de 2013

4 de Julho de 2013

Nº 1701 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1700
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)

Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1700 - 2ª Página

5 de Julho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro de SAMUEL



Rei David

(20)

20  -  REVOLTA DE SEBA  -  Disseram a Joab: «O rei chora e lamenta-se por causa de seu filho Absalão». E a vitória converteu-se em luto naquele dia para todo o exército, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho. Por isso o exército entrou na cidade em silêncio, como entra, coberto de vergonha um exército derrotado. E o rei cobriu a cabeça e dizia em alta voz: «Meu filho Absalão! Absalão, meu filho, meu filho!». Veio então Joab à casa do rei, e disse-lhe: «Tu enches de confusão a face de todos os teus servos que salvaram a tua vida, a vida de teus filhos e filhas, de tuas mulheres e concubinas:  Amas os que te odeiam e odeias os que te amam, e mostras que todos os teus chefes e servos nada valem para ti. Agora vejo que ficarias satisfeito, se Absalão vivesse e nós fossemos todos mortos! Vamos, sai fora e fala com o coração aos que te seguem, pois juro por Deus, que, se não sais, nem um só homem ficará contigo esta noite. Isto seria, para ti uma desgraça maior que todas as que vieram sobre ti na tua mocidade». O rei levantou-se, sentou-se à porta e todo o povo soube que o rei estava sentado à porta. E toda a gente se apresentou diante dele.
Os israelitas tinham fugido cada um para sua casa. Em todas as tribos se discutia  dizendo: «O rei que nos salvou das mãos dos nossos inimigos e do poder dos filisteus, agora teve de fugir da terra com medo de Absalão».


Regresso de David a Jerusalém  -  «E Absalão, a quem tínhamos ungido rei, morreu no combate. Porque tardais em fazer voltar o rei?» Chegou aos ouvidos do rei o que se dizia em todo o Israel.

O rei David enviou mensageiros aos sacerdotes Sadoc e Abiatar para lhes dizer: «Falai aos anciãos de Judá e dizei-lhes: «Sereis vós os últimos a reconduzir o rei a casa? Vós sois meus irmãos, meu osso e minha carne. Porque, pois, havereis de ser os últimos a reconduzir o rei?» «Dizei também a Amasa: «Porventura, não és tu o meu osso e minha carne? Trate-me Deus com todo o seu rigor, se não te tornar para sempre chefe do meu exército, em lugar de Joab». Desta sorte, o coração de todos os homens de Judá inclinou-se para David, como se fossem um só homem, e mandaram-lhe dizer: «Volta com todos os teus». Voltou, pois, o rei e, chegando ao Jordão, todos os que de Judá acorreram a Gálgala para o receber e acompanhar na passagem do Jordão.
Semei, filho de Gera, da tribo de Benjamim, natural de Barium, com seus quinze filhos e seus vinte servos, apressou-.se em vir ao encontro de David. Trazia consigo mil homens de Benjamim e também Siba, servo da família de Saul, com seus vinte servos e seus quinze filhos. Atravessaram o Jordão antes do rei, a fim de fazer passar a família real e colocar-se às suas ordens. Semei, filho de Gera, no momento em que o rei ia a atravessar o Jordão, prostrou-se a seus pés, e disse-lhe: «Não castigues  meu senhor, a minha maldade, nem guardes no teu coração a lembrança das injúrias que recebeste do teu servo no dia em que saíste,  meu rei e senhor, de Jerusalém.  Teu servo reconhece o seu pecado,  por isso, vim hoje, o primeiro de toda a casa de José ao encontro do rei, meu senhor?» Abisai, filho de Servia, tomou a palavra e disse: «Não se deverá antes matar Semei, por ter amaldiçoado o ungido do senhor?» - «Que tenho a ver convosco.  filhos de Servia, respondeu David, para que vos torneis meus tentadores no dia de hoje? Porventura, é hoje dia para fazer morrer um só filho de Israel? Não sou eu hoje rei de Israel?» E disse a Semei: «Não morrerás!» E prometeu-lho com juramento. Mifoboset, filho de Saul veio também ao encontro do rei. Já não lavava os pés nem as mãos, nem fazia a barba, nem lavava as suas vestes desde o dia em que o rei partiu até ao dia em que voltou em paz. Apresentou-se, pois, ao rei em Jerusalém  e este disse-lhe: «Porque não partiste comigo Mifiboset?» Ele respondeu: «Meu senhor e meu rei, o meu criado enganou-me. Pois, sendo teu servo paralítico,  dissera-lhe que me selasse a jumenta para montar e partir com o rei. Ele, porém, caluniou-me junto do rei, meu senhor. Mas o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus : faze o que for do teu agrado. Toda a família de meu pai merecia a morte,. diante do meu senhor e rei, e, no entanto, admitiste o teu servo entre os que comem à tua mesa. Com que direito posso ainda reclamar alguma coisa do rei?».
O rei respondeu: «Para quê tantas palavras? Declaro que tu e Siba repartireis os bens». E Mifiboset disse: «Ele pode até ficar com tudo, uma vez que o rei, meu senhor, voltou em paz para a sua casa».
Berzelai, o galaadita, desceu de Rogelim, e acompanhou o rei, escoltando-o até ao Jordão. Era já muito velho, tinha oitenta anos. Sendo muito rico, abastecera o rei durante todo o tempo que esteve em Manaim. O rei disse-lhe: «Vem comigo  para descansares junto de mim em Jerusalém » Mas Berzelai respondeu: «Quantos anos viverei ainda, para que suba com o rei a Jerusalém ? Tenho agora oitenta anos e já não sei discernir entre o bem e o mal . Já não posso saborear a comida e a bebida, nem ouvir a voz dos cantores e e cantoras. E para que se há-de tornar pesado o teu servo ao rei  meu senhor? O teu servo acompanhar-te-à um pouco mais além do Jordão. Deixa que teu servo volte, para morrer na sua cidade, junto do túmulo de seu pai e de sua mãe. Aqui tens o teu servo Camaan; este pode ir contigo, meu rei e meu senhor; faz dele o que melhor te parecer». Respondeu o rei: «Venha, pois, comigo, far-lhe-ei tudo o que te agradar  e a ti, também, conceder-te-ei tudo o que me pedires». Finalmente o rei passou o Jordão com toda a gente, beijou Berzelai, abençoou-o, e Berzelai voltou para a sua casa.
O rei chegou a Gálgala, acompanhado de Camaan, de todo o povo de Judá e de metade do povo de Israel. Mas os homens de Israel vieram ter com o rei e disseram-lhe: «Por que razão os nossos irmãos, os filhos de Judá, te sequestraram e te fizeram passar o Jordão com toda a tua família?  Não são família de David todas as suas gentes?» E os filhos de Judá responderam, aos israelitas: «É que o rei nos é mais próximo».  Porque vos irritais com isso? Acaso temos comido a expensas do rei ou recebido dele, alguma coisa?» Mas os homens de Israel replicaram aos de Judá: «Temos dez partes sobre o rei, e além disso, somos vossos irmãos mais velhos. Porque nos ofendestes? Não fomos nós os primeiros a propor o restabelecimento do rei?» Mas os homens de Judá responderam com muita aspereza aos de Israel.





*********************f*********

Estes são os textos do 2º Livro de “SAMUEL” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


5 de JULHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...