quinta-feira, 11 de julho de 2013

Nº 1708 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - 1º LIVRO DOS REIS - (1) - 11 de Julho de 2013

11 de Julho de 2013

Nº 1708 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1708
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)

Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1708 - 2ª Página

11 de Julho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro dos REIS



PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

1 - ABISAG

1  -  ABISAG  -  O rei David era já velho, de idade muito avançada, e por mais que o cobrissem de roupas, não se aquecia. Seus criados disseram-lhe: «Busquemos para o rei, nosso senhor, uma donzela virgem, que cuide dele, o sirva e durma no seu seio para que ele aqueça». Procuraram, pois, em todas as terras de Israel, uma donzela formosa, e encontraram Abisag, a sunamita, que levaram ao rei.
Era uma donzela, muito formosa. Cuidava e servia o rei, mas o rei não a conheceu.

As pretensões de Adonias ao trono  -  Entretanto Adonias (2 Sam 3, 4), filho de Hajit, encheu-se de orgulho e exclamou: «Eu reinarei». Adquiriu para si carros e cavalos, e cinquenta homens para o escoltar. Nunca seu pai o contrariou, dizendo: «Porque fazes isto?» Era, além disso, de formosíssima presença e nascera depois de Absalão.
Entendia-se com Joab, filho de Servia, e com o sacerdote Abiatar, e estes tornaram-se seus adeptos. O sacerdote Sadoc, porém, bem como Banaías, filho de Jojada, o profeta Natan, Semei, Rei e os valentes de David, não seguiram o seu partido. Adonias, tendo imolado ovelhas, bois e bezerros e cevados junto à pedra de Zolet, ao lado de En-Rogel, convidou todos os seus irmãos, filhos do rei, e todos os filhos de Judá que estavam ao serviço do rei.
Mas não convidou o profeta Natan, nem Banaías, nem os valentes, nem o seu irmão Salomão.
Então Natan disse a Betsabé, mãe de Salomão: «Não soubeste que Adonias, filho de Hagit,
se proclamou rei, sem que David, nosso senhor, o saiba?  Agora, vou dar-te um conselho, para que salves a tua vida e a de teu filho Salomão. Vai ter com o rei David e diz-lhe: «Não é verdade, ó rei, meu senhor, não prometeste à tua serva que Salomão, meu filho, reinaria depois de ti, e se sentaria no teu trono?» - E antes que tu acabes de falar ao rei entrarei eu e confirmarei as tuas palavras».
Betsabé entrou, pois, no quarto do rei, o qual já era muito velho; e Abisag, a sunamita, servia-o. Betsabé inclinou-se e prostrou-se diante do rei. Este disse-lhe: «Que queres?» Ela respondeu: «Meu senhor, prometeste com juramento à tua serva que meu filho Salomão reinaria depois de ti, e se sentaria no teu trono. Mas eis que Adonias proclamou-se rei, sem conhecimento do rei, meu senhor. Imolou bois, bezerros, cevados e grande quantidade de ovelhas, e convidou todos os príncipes  o sacerdote Abiatar e o general Joab: não convidou, porém, o teu servo Salomão. Contudo, ó rei, meu senhor, todo o Israel tem os olhos postos em ti, esperando que declares quem se há.-de sentar em teu lugar no trono, depois de ti. De contrário, logo que o rei, meu senhor, dormir com seus pais, eu e meu filho Salomão seremos tratados como culpados».
Falava ela ainda ao rei, quando se apresentou o profeta Natan. Anunciaram-no a David, dizendo: «Está aí o profeta Natan». Entrou na presença do rei, e prostrou-se diante dele co o rosto por terra. - E disse: «Ó rei, meu senhor, acaso declaraste: «Adonias reinará depois de mim e sentar-se-à no meu trono?» - «Pois ele desceu hoje para imolar bois, bezerros, cevados e grande quantidade de ovelhas,
tendo convidado todos os príncipes, os generais e o sacerdote Abiatar, os quais estão a comer e a beber com ele, gritando: «Viva o rei Adonias!» «Porém, eu, teu servo, o sacerdote Sadoc, Banaías, filho de Jojada, e teu servo Salomão, não fomos convidados. Será do agrado do rei, meu senhor, este procedimento  Porque não deste a conhecer a teus servos quem devera sentar-se depois de ti, no trono do rei, meu senhor
O rei respondeu: «Chamai-me Betsabé». Ela entrou e ficou de pé diante dele. O rei fez-lhe este juramento:  «Pelo Deus vivo, que me livrou de toda a angústia, o que te jurei pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salomão reinará depois de mim e sentar-se-à no meu trono em meu lugar, agora mesmo o cumprirei».
Betsabé inclinou-se diante do rei, prostrando-se com o rosto em terra, e disse: «Viva para sempre, o rei David, meu senhor».
O rei David disse: «Chamai-me o sacerdote Sadoc, o profeta Natan e Banaías, filho de Jojada». Eles apresentaram-se diante do rei, e este disse-lhes: «Tomai convosco os servos do vosso amo, fazei montar o meu filho Salomão na minha mula e levai-o a Gion. Ali o sacerdote Sadoc e o profeta Natan ungi-lo-ão rei de Israel. Tocareis, então, a trombeta e direis: «Viva o rei Salomão!» «Voltareis depois atrás dele, e ele virá sentar-se no meu trono para reinar em meu lugar: é a ele que estabeleço chefe de Israel e de Judá». Banaías, filho de Jojada, respondeu ao rei: «Assim seja, assim confirme o Senhor as palavras do rei, meu amo». - «Que o Senhor esteja com Salomão como esteve com  o rei, meu senhor, e eleve o seu trono ainda mais que o trono do meu senhor, o rei David».

Unção de Salomão  -  O sacerdote Sadoc saiu com o profeta Natan, Banaías, filho de Jojada, os cereteus e os feleteus; montaram Salomão na mula de David e conduziram-no a Gion. O sacerdote Sadoc tomou do tabernáculo o corno de óleo e ungiu com ele Salomão.  A trombeta tocou e todo o povo se pôs a gritar: «Viva o rei Salomão». E toda a gente foi atrás dele, a tocar flauta e a fazer grandes festas, de modo que toda a terra vibrava com as suas aclamações. Adonias e os seus convidados, terminado o seu banquete, ouviram aquela algazarra. Joab, que ouviu o som da trombeta, disse: «Que alvoroço é este na cidade?» Falava ainda quando apareceu Jónatas, filho do sacerdote Abiatar e Adonias disse-lhe: «Entra, porque és homem valente e portador de boas notícias». - «Sim, respondeu Jónatas, o rei David, meu senhor, proclamou rei a Salomão. Enviou com ele o sacerdote Sadoc, o profeta Natan, Banaías, filho de Jojada, os cereteus e os feleteus, e estes fizeram-no montar na mula do rei. O sacerdote Sadoc e o profeta Natan ungiram-no rei em Gion, e regressaram dali cheios de alegria, e a cidade está em alvoroço. Esta é a algazarra que ouvistes. E Salomão já está sentado no trono real. E também os servos do rei foram felicitar o rei David, meu senhor, dizendo: Que o teu Deus torne o nome de Salomão maior que o teu, e engrandeça o seu trono mais que o teu  O rei prostrou se no seu leito e disse: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que hoje pôs no trono um sucessor, e eu o vi com os meus próprios olhos».
Os convidados de Adonias, atónitos, levantaram-se e foram cada um para o seu lado. Mas Adonias temendo Salomão, levantou-se e foi agarrar-se às pontas do altar. Disseram a Salomão: «Adonias, temendo o rei Salomão, foi agarrar-se às pontas do altar, e disse: «Jure.-me hoje o rei Salomão que não fará morrer o seu servo ao fio da espada» - Respondeu Salomão: «Se ele se mostrar um homem valente, não cairá por terra nem um só dos seus cabelos mas, se se comportar mal, morrerá».- O rei Salomão mandou que o tirassem do altar. Adonias apresentou-se e prostrou-se diante do rei, e Salomão disse-lhe: «Volta para tua casa».








*********************f*********

Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


11 de JULHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...