Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro (.. ainda não estou em dia…) continuo a chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.
O ANTIGO TESTAMENTO
4 de Fevereiro de 2014
Nº 1918 - 2ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
Mapa Antigo de ISRAEL
Nº 1918
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros). Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do
ANTIGO TESTAMENTO
que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros: Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus. Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico; e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever
– até que Deus mo permita, evidentemente… –
Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,…
(Uff... É obra…)
num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:
1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
- Sejamos optimistas –.
Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer:
trata-se de uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,
no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI
TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
1º Livro dos MACABEUS
Reino dos Asmoneus
JUDAS MACABEU
Matatias, pai de JUDAS MACABEU
9 - MORTE DE JUDAS
Logo que Demétrio soube do fim de Nicanor e da aniquilação do seu exército resolveu enviar, pela segunda vez, Báquides e Alcimo à terra de Judá, à frente da ala direita das suas tropas. Dirigiram-se pelo caminho de Gálgala, acamparam e frente de Mezalot, no distrito dos Arbelas, apoderaram-se da cidade e mataram um grande número de habitantes. No primeiro mês do ano cento e cinquenta e dois, cercaram Jerusalém, mas, depois, afastaram-se e foram a Berzet com cento e vinte mil homens e dois mil cavaleiros. Judas estava acampado em Elasa com três mil homens escolhidos, os quais ao verem o número considerável de adversários ficaram possuídos de temor. Muitos fugiram do campo e não ficaram mais do que oitocentos homens. Judas, vendo a dispersão do seu exército e a iminência do combate, sentiu o seu coração angustiado, porque já não tinha tempo de reunir os fugitivos. Consternado disse aos que ficaram: «Vamos e ataquemos o inimigo e vejamos se os poderemos vencer!» Mas, eles dissuadiram-no disso, dizendo:
«Não poderemos. Salvemos, agora, as nossas vidas e voltaremos, depois com os nossos irmãos para travar a batalha, pois, neste momento, somos muito poucos». Mas Judas respondeu-lhes: «Deus me livre de proceder deste modo e de fugir diante deles. Se chegou a nossa hora, morramos corajosamente pelos nossos irmãos e não manchemos a nossa honra». (2 Mac 7, 5). O exército do inimigo saiu do campo e tomou posição diante deles: A cavalaria dividiu-se em dois batalhões, os fundibulários e os flecheiros colocaram-e à frente e todos os homens valentes se postaram na primeira fila. Báquides estava na ala direita e, ao som das trombetas, a falange avançou dos dois lados. Os soldados de Judas tocaram também as trombetas e a terra foi abalada pelo tumulto das armas. O combate foi encarniçado e a luta durou desde a manhã até à tarde. Judas viu que Báquides se encontrava à direita com o núcleo mais forte do seu exército e cercado dos mais corajosos. Derrotou a ala direita e perseguiu-a,até ao sopé da montanha. Mas a ala esquerda, vendo a direita derrotada, lançou-se na perseguição de Judas e dos seus soldados pela retaguarda. O combate foi ainda mais encarniçado,e, tanto de um lado como do outro, caiam muitos feridos. O próprio Judas caiu morto e todos os outros fugiram. Jónatas e Simão levaram Judas, seu irmão, e enterraram-no no sepulcro de seus pais,em Modin. Todo o povo de Israel, manifestou grande desolação. Chorou-o e guardou luto durante vários dias, dizendo: «Como sucumbiu o valente salvador de Israel». As restantes façanhas de Judas, os seus combates, os seus feitos heróicos e actos gloriosos não se escreveram por ser excessivamente grande o seu número.
Jónatas sucede a Judas - Depois da morte de Judas, os homens perversos reapareceram e todas as fronteiras de Israel e todos os que praticavam a iniquidade levantaram a cabeça. Naqueles dias grassou também uma grande fome, e todo o país se passou para o inimigo. Báquides escolheu homens ímpios, para os coloca nos postos de comando. Estes procuravam com empenho os amigos de Judas e conduziam-nos a Báquides, que se vingava deles e os insultava. A tribulação que caiu sobre Israel foi tal, que não houve outra semelhante desde o dia em que desapareceram os seus profetas. Reuniram-se todos os amigos de Judas e disseram a Jónatas: «Depois da morte de Judas, teu irmão, não apareceu ninguém, como ele, para se opor aos nossos inimigos, a Báquides e aos que odeiam a nossa raça. Por isso, escolhemos-te hoje por chefe, para nos conduzires ao combate». Jónatas aceitou o mando e tomou o lugar de seu irmão Judas. Báquides teve conhecimento disso e procurou matá-lo. Mas, advertidos, Jónatas, seu irmão Simão, e todos os seus companheiros fugiram para o deserto de Técua, onde acamparam junto às águas da cisterna de Asfar. Báquides soube-o no dia de sábado e atravessou o Jordão com todo o seu exército. Então, Jónatas enviou o seu irmão, chefe do povo, aos nabateus, seus amigos, e pediu-lhes que deixassem depositar ali as suas bagagens, que eram numerosas. Mas os filhos de Jambri saíram de Medaba, apoderaram-se de João e de tudo que tinha e levaram-no. Disseram a Jónatas e a seu irmão Simão que os filhos de Jambri celebravam um solene casamento, e traziam de Nadabá, com grande pompa, a jovem esposa, filha de um os maiores príncipes de Canaã. Lembraram-se do sangue do seu irmão João, e retiraram-se para a montanha, onde se ocultaram. Levantando os olhos viram uma multidão de gente com magnifico aparato. Era o noivo que, com os seus amigos e irmãos, saía ao encontro da noiva, com tambores, instrumentos de música e muitos escudos. Os companheiros de Jónatas saíram então, do seu esconderijo e atacaram-nos.
Mataram e feriram muitos e os restantes fugiram para a montanha, enquanto os vencedores se apoderavam dos ses despojos. Deste modo, a boda transformou-se em luto e os sons de música em lamentações. Os judeus vingaram-se do sangue do seu irmão e regressaram à margem pantanosa do Jordão. Báquides teve notícia disto, e, num dia de sábado, avançou com um poderoso exército até as margens do Jordão. Jónatas disse, então, aos seus companheiros: «Vamos, lutemos pela nossa vida, porque hoje não é como ontem e ante-ontem. Eis os inimigos diante e atrás de nós; de um lado e do outro do rio Jordão, o pântano e o bosque, sem que nos reste meio de escapar. Clamai, pois, ao Céu, para que nos livre dos nossos inimigos». Travou-se o combate. Jónatas levantou a mão para ferir Báquides, mas este afastou-e e evitou-o. Então, Jónatas, e os seus companheiros atiraram-se ao Jordão e passaram a nado para a outra margem; mas os inimigos não atravessaram o Jordão para os perseguir. Naquele dia pereceram cerca de mil homens do exército de Báquides. Este voltou para Jerusalém e edificou cidades fortificadas na Judeia, as fortalezas de Jericó, de Emaús, de Betoron, de Betel, de Tanata, de Faraton e de Tefon com muros altos, portas e fechaduras (Jz 12,15) E colocou elas guarnições par fazer a guerra a Israel. Fortificou igualmente Betsur, Gasara e a cidadela, onde deixou tropas e depósito e víveres. Tomou como reféns os filhos das mais importantes famílias do país. e recluiu-os na cidadela de Jerusalém. No segundo mês, do ano cento e cinquenta e três, Alcimo ordenou a demolição do muro do pátio interior do santuário, destruindo a obra dos profetas. Mas sobreveio-lhe um ataque de apoplexia e o seu plano foi suspenso. Ficou com a boca fechada e paralisada, de modo que nunca mais pôde dizer uma palavra, nem dar ordens relativas à sua casa. Alcimo morreu pouco depois, atormentado por grandes dores. Logo que Báquides viu a morte de Alcimo retirou-se para junto do rei e a terra de Judá permaneceu em paz durante dois anos. Mas, entre os judeus, os maus conspiraram, dizendo: «Jónatas e os seus vivem em paz e descuidados: aproveitemos, pois, para chamar Báquides, que os exterminará numa só noite». Foram, com efeito, avistar-se com Báquides e propuseram-lhe este conselho. Ele pôs-se logo a caminho com um grande exército. Secretamente, enviou mensageiros aos seus partidários junto dos judeus, para que prendessem Jónatas e os seus companheiros: mas não puderam fazer nada, porque o seu plano fora descoberto. Pelo contrário, cinquenta dos principais cabeças da conjuração foram presos e mortos. A seguir Jónatas fugiu com Simão e os seus partidários para Betsabi, no deserto; ergueram as ruínas e fortificaram-na. Logo que foi informado, Báquides reuniu todo os seu exército e avisou os seus amigos da Judeia. Veio acampar em frente de Btesabi, que sitiou por muito tempo com máquinas de guerra. Jónatas deixou na cidade seu irmão Simão e saiu para o campo com um pequeno número de homens. Matou Odomera e os seus irmãos na sua própria tenda, bem como os filhos de Farison; e, lutando, começou a crescer em número. Pela sua parte Simão e os seus homens saíram da cidade, incendiaram as máquinas, atacaram Báquides e derrotaram-no, causando-lhe grande pesar por ver frustrados os seus desígnios e tentativas. Por isso, ele enfureceu-se contra os mas judeus que o tinham aconselhado a vir à terra; mandou matar muitos deles e decidiu voltar ao seu país. Sabendo-o Jónatas enviou-lhe mensageiros para lhe propor a paz e a entrega dos prisioneiros. Ele recebeu-os, aceitou a proposta e jurou nunca mais lhes fazer mal em todos os dias da sua vida. Restituiu os prisioneiros que fizera anteriormente na Judeia e regressou ao seu país e não quis mais voltar à Judeia. A guerra cessou em Israel e Jónatas fixou residência m Macmas, onde começou a governar o povo e a exterminar os ímpios de Israel.
Simão, filho de Matatias e irmão de Judas Macabeu
(Texto do 1º Livro dos MACABEUS)
===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deveria ter sido publicado em
4 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.