sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Nº 1921 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 1º LIVRO DOS MACABEUS - (12) - 7 de Fevereiro de 2014

Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro (.. ainda não estou em dia…) continuo a  chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

7 de Fevereiro de 2014

Nº 1921  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL

Nº 1921

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros). Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros: Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus. Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico; e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,

(Uff... É obra…)

num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI 

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

1º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus

JUDAS MACABEU

Matatias pai de Judas Macabeu

Matatias, pai de JUDAS MACABEU

12 – EMBAIXADA A ROMA E A ESPARTA

 

Jónatas, aproveitando-se das circunstâncias favoráveis, escolheu alguns homens e enviou-os a Roma para confirmar e renovar a amizade com os Romanos. Entregou-lhes também cartas semelhantes para os espartanos  e outros povos. Os embaixadores chegaram a Roma, dirigiram-se ao senado e disseram: «O sumo sacerdote Jónatas e o povo judeu enviaram-nos para renovar convosco a amizade a aliança  tal como existiram outrora». E os romanos deram-lhes cartas para as autoridades de cada lugar a fim de que pusessem regressar em paz à Judeia. Eis a cópia da carta  que Jónatas escreveu aos espartanos: «Jónatas, sumo sacerdote, o conselho da nação, os sacerdotes e todo o povo judeu, os seus irmãos espartanos, saúde! «Outrora, Onias, sumo sacerdote, recebeu de Areu,vosso rei, uma menagem em que se dizia que éreis os irmãos, como comprova a cópia, aqui anexa. Onias acolheu o enviado com honra e recebeu a carta na qual havia referências à aliança e à amizade. Nós, embora  não tenhamos necessidade dessas vantagens, pois temos para nossa consolação os livros santos, que temos nas nossas mãos, resolvemos  renovar os laços de fraternidade e amizade convosco, com receio de que nos tornássemos estranhos a vós, porque já decorreu muito tempo desde que nos enviastes aquela embaixada Sem cessar, nas grandes festas e nos outros dias solenes, lembramo-nos de vós, os sacrifícios que oferecemos e nas nossas preces, porque é justo  e conveniente pensar nos irmãos. Alegramo-nos com a vossa prosperidade, Quanto a nós, vivemos entre tribulações e guerras incontáveis, que nos fizeram os nossos reis vizinhos, Apesar disso, em todas estas guerras, não quisemos ser pesados, nem a vós nem aos outros aliados e amigos, porque temos por auxilio o socorro do céu e,com ele, podemos escapar dos nossos inimigos, que foram humilhados. Escolhemos Numénio, filho de Antíoco, e Antipatro, filho de Jason, e enviámo-los a renovar com os romanos a antiga amizade e aliança. Encarregámo-los de passar junto de vós para vos saudar e entregar, da nossa parte, esta carta,cujo fim é renovar a aliança e a nossa fraternidade. Esperamos que nos respondais favoravelmente». Eis a cópia da carta, outrora enviada a Onias: «Areu, rei dos espartanos, ao sumo sacerdote Onias, saúde! Encontrou-se num escrito, sobre os espartanos e os judeus, que estes povos são irmãos e descendentes de Abraão. Agora que sabemos   isto, fareis bem em escrever-nos a dizer se gozais de paz. Nós também vos escrevemos.Os  vossos rebanhos e os vossos haveres são nossos  e os nossos são vossos (Gn 34, 21-23 1 Rs 22, 5 Rs 3, 7).   Enviamo-vos esta mensagem para que sejais informados».

Entretanto, Jónatas soube que os generais de Demétrio tinham chegado com tropas, muito mais numerosas que anteriormente, para o guerrear. Saiu, pois, de Jerusalém, e foi ao seu encontro no país de Amatias, para não lhes dar tempo de invadir o seu próprio país. Mandou espiões ao campo dos inimigos, que regressaram com a notícia de que os inimigos se preparavam para atacar naquela noite. Ao pôr do sol, Jónatas ordenou aos seus que velassem e empunhassem as armas, prontos para entrar em combate durante a noite, colocou sentinelas  ao redor de todo o acampamento . Ao saberem que Jónatas e os seus soldados estavam prontos para o  combate, os inimigos, tomados de sobressalto e de pavor fugiram,acenderam fogueiras no seu acampamento. . Jónatas e os seus companheiros viram os fogos a arder  e não perceberam nada até de manhã. Perseguiu-os, mas não os apanhou, porque eles tinham atravessado o rio Eleútero, Jónatas voltou-se então contra os árabes, chamados zabadeus derrotou-os e apoderou-se dos despojos.

Reuniu, de novo, o seu exército e alcançou Damasco, percorrendo toda aquela região. Entretanto, Simão, pôs-se em marcha e chegou até Ascalon e às fortalezas vizinhas. De lá dirigiu-se a Jope, ocupando-a, porque ouvira dizer que os habitantes tinha intenção de entregar a cidadela às tropas  de  Demétrio, Colocou, pois, ali uma guarnição para a defender. De regresso a Jerusalém, Jónatas convocou nos anciãos do povo e tomou com  eles  a decisão de edificar fortalezas  na Judeia, e erguer muralhas em Jerusalém  e de construir um muro alto entre a cidadela e a cidade, a fim de que separar da cidade, a isolar completamente  e de impedir que os de dentro vendessem ou comprassem  o que quer que fosse. Reuniu-se a gente para reconstruir a cidade, e, achando-se por terra a muralha  que estava sobre a torrente do lado leste, restauraram-na, dando-lhe o nome de Cafenata. Simão edificou também, Adida,e em Sefefa, fortificou-a e pôs nela portas e ferrolhos.

A prisão de Jónatas – Por esse tempo, Trifon planeava reinar na Ásia, cingir o diadema  e tirar a vida ao rei Antíoco. Mas receava que Jónatas não lho permitisse e combatesse os seus esforços; por isso, procurou apoderar-se dele, para  lhe dar a morte. Partiu, pois  para Betsan. Jónatas saiu ao seu encontro sobre Betsan com um exército de quarenta mil homens escolhidos. Vendo que Jónatas se aproximava  com um numeroso exército, Trifon receou lançar-lhe a mão. Recebeu-o com grande honra, apresentou-o a todos os seus amigos, ofereceu-lhe presentes e ordenou às suas tropas que lhe obedecessem, como a ele mesmo. Depois, disse a Jónatas: «Porque fatigaste todo este povo, uma vez que não estamos em guerra? Envia-os e volta para suas casas e escolhe alguns, para te acompanharem, e vem comigo a Ptolemaida. Entregar-te-ei a cidade, todas as outra fortalezas, as tropas e todos os funcionários; feito isto, retirar-me-ei porque é para isto que vim». Jónatas deu-lhe crédito, fez o que ele lhe disse e licenciou as tropas, que regressaram ao país de Judá. Reteve consigo três mil homens, dos quais enviou dois mil à Galileia e conservou mil na sua companhia. Mal Jónatas entrou em Ptolemaida, os habitantes fecharam-lhe as portas, prenderam-no e passaram a fio da espada todos os que estavam com  ele. Por sua vez Trifon enviou à  Galileia e à grande planície o seu exército e a sua cavalaria,para esmagar os que Jónatas para la enviara. Mas estes, ouvindo dizer que Jónatas morrera com todos os seus companheiros, encorajaram-se mutuamente e marcharam em boa ordem, prontos para o combate. Os seus perseguidores viram que eles queriam defender  a sua vida e regressaram. Desta sorte, os judeus reentraram de novo, sãos e salvos, na terra de Judá. Choraram Jónatas e os seus foram tomados de grande temor. E Israel chorou-o amargamente. Então os povos circunvizinhos procuraram oprimi-los, dizendo entre si: «Eles não têm ninguém para os comandar nem para os socorrer, agora é o momento de os atacarmos e apagarmos a sua lembrança do meio dos homens».

 

Simão

Simão, filho de Matatias e irmão de Judas Macabeu

(Texto do 1º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

7 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...