Apesar de já ter entrado no mês de Fevereiro (.. ainda não estou em dia…ESTÁ QUASE…) continuo a chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.
O ANTIGO TESTAMENTO
16 de Fevereiro de 2014
Nº 1930 - 2ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
Mapa Antigo de ISRAEL
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 1930
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros). Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do
ANTIGO TESTAMENTO
que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros: Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus. Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico; e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever
– até que Deus mo permita, evidentemente… –
Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,…
(Uff... É obra…)
num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:
1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
- Sejamos optimistas –.
Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer:
trata-se de uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*). e, SE CALHAR, É…
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,
no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI
TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
2º Livro dos MACABEUS
Reino dos Asmoneus – SIMÃO e JOÃO HIRCANO, seu filho
SEGUNDO LIVRO DOS MACABEUS
PRIMEIRA PARTE
5 - MORTE DE JASÃO
Por este tempo, Antíoco organizou a sua segunda expedição ao Egipto (1 Mac 1, 209; Dan 11, 28). Aconteceu que em toda a cidade, por espaço de quase quarenta dias, apareceram, correndo pelos ares, cavaleiros vestidos com túnicas doiradas e armados com lanças, à semelhança de coortes armadas,esquadrões alinhados em ordem de batalha, ataques e choques de um lado e do outro, movimento de escudos, florestas de lanças, espadas desembainhadas, tiros de dardos, armaduras resplandecentes de ouro e couraças de todo o género.
Portanto, todos rezavam para que tais aparições fossem bom presságio. Espalhada a falsa notícia da morte de Antíoco, Jasão tomou consigo mil homens e atacou a cidade de surpresa. Embora os cidadãos acorressem de todas as partes aos muros, ele apoderou-se da cidade, e Menelau fugiu para a Acrópole. Mas Jasão matou sem piedade os seus próprios concidadãos, esquecendo-se que uma vitória ganha sobre compatriotas é a maior das desgraças, agindo como se alcançasse um troféu dos seus inimigos e não dos seus concidadãos. Apesar disso, não conseguiu apoderar-se do poder e, por fim, recebeu o opróbrio como prémio de sua traição e teve de fugir de novo, para a terra dos amonitas. O fim da sua perversa vida foi este: Acusado junto de Aretas, rei dos árabes ( 1 Mac 5, 25), fugiu de cidade em cidade, e, perseguido por todos, detestado como violador das leis, desprezado como carrasco da sua pátria e dos seus concidadãos, foi desterrado para o Egipto. Deste modo, aquele que expulsara tanta gente da sua própria pátria, morreu desterrado dela, fugindo para junto dos espartanos com a esperança de ali encontrar refúgio, a título de parentesco (1 Mac 12,21). E aquele que tinha deixado tanta gente sem sepultura, não foi chorado por ninguém, nem recebeu honras fúnebres, nem na sua própria terra nem na estranha.
Quando a notícia desses acontecimentos chegou aos ouvidos do rei, ele suspeitou que a Judeia queria revoltar-se. E trazendo o exército do Egipto, cheio de fúria, conquistou a cidade pela força das armas, e ordenou aos soldados que matassem sem piedade aqueles que caíssem nas suas mãos e degolassem os que se refugiassem nas casas. Assim, foram mortos jovens e velhos, e pereceram homens, mulheres e crianças, e foram massacradas as donzelas e os meninos (1 Mac 2, 9). Em três dias pereceram oitenta mil vitimas, das quais quarenta mil foram mortas e outras tantas vendidas como escravas.
Não satisfeito com isto, o rei atreveu-se a entrar no templo, o mais santo de toda a terra, guiado por Menelau, que foi traidor às leis e à pátria. Tomou com as mãos impuras os vasos sagrados e com elas se apoderou das oferendas, depositadas pelo reis anteriores, para ornamento, honra e glória do templo.
Antíoco, com a alma cheia de orgulho, não percebia que, se o Senhor Se irritara momentaneamente era por causa dos pecados da cidade. Daí esta indiferença pelo templo. Porque se os judeus não fossem culpados de muitos delitos, ele, a exemplo de Heliodoro, enviado pelo rei Seleuco para inspeccionar o tesouro, teria sido flagelado, logo que chegou, e repelida a sua audácia com açoite.
Na verdade, Deus não escolheu o povo por causa do templo, mas o templo por causa do povo; por isso, este depois de ter participado dos males do povo, teve, a seguir, parte com ele nos bens divinos, e, desamparado no tempo da cólera, foi restaurado com toda a sua glória por ocasião da reconciliação com o Altíssimo Senhor.
Em suma, Antíoco, tendo roubado ao templo mil e oitocentos talentos, regressou, sem demora, a Antioquia. Com o espírito exaltado, julgava, na sua soberba, poder navegar sobre a terra, e caminhar sobre o mar. Mas deixou ali governadores com a incumbência de vexar o povo, a saber: Em Jerusalém, Filipe, da nação da Frígia, mais bárbaro ainda do que seu amo; no monte Garizin (Jz 4, 20), Andrónico e, adjunto destes, Menelau, que a todos excedeu em maldade contra os seus concidadãos. Enviou também o abominável Apolónio `frente de um poderoso exército de vinte e dois mil homens, com a ordem de matar todos os adultos e de vender as mulheres e as crianças (1 Mac 1, 30).
Chegou este a Jerusalém, fingindo intenções pacificas: e esperou até ao dia santo de sábado. Então, enquanto os judeus observavam descanso ordenou às suas tropas que pegassem nas armas. Todos os que saíram para vir à cerimónia fora massacrados, e, percorrendo a cidade com os seus soldados, matou grande número de pessoas.
Mas Judas Macabeu retirou-se com outros nove para o deserto, e vivia com os seus nas montanhas como animais selvagens, alimentando-se de ervas, para não se contaminarem (1 Mac 2, 1).
Moedas cunhadas por JOÃO HIRCANO, filho de SIMÃO
a quem sucedeu após a sua morte por PTOLOMEU
(Texto do 2º Livro dos MACABEUS)
===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deveria ter sido publicado em
16 de FEVEREIRO DE 2014 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.