domingo, 5 de outubro de 2014

Nº 2158 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - CÂNTICO DOS CÂNTICOS - Cântico Primeiro - 5 de Outubro de 2014

O ANTIGO TESTAMENTO -
5 DE OUTUBRO DE 2014

Nº 2158 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2156 
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Desde 22/9, quando iniciei a transcrição do  Livro do ECLESIASTES que ontem (3-10) findou, começo hoje a edição do livro do CÃNTICO DOS CÂNTICOS.  
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a quatro meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES
Faltando, pois publicar, os seguintes:
CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… 
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
ECLESIASTES
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB


CÂNTICO DOS CÂNTICOS

Cântico I

1 - O ANEL DA ESPOSA 
- Cântico dos Cânticos de Salomão -

Ah! Beija-me com ósculos da tua boca!
Porque os teus amores são mais deliciosos do que o vinho,
e suave é a fragrância dos teus perfumes;
o teu nome é como um perfume derramado:
Por isso te amam as donzelas.
Leva-me atrás de ti; corramos!
O rei introduziu-me nos seus aposentos.
Exultaremos e nos alegraremos em ti. 
Cantaremos os teus amores mais suaves que o vinho
Quanta razão há de te amar.

A Esposa 

Sou morena, mas formosa,
filhas de Jerusalém, 
sou como as tendas de Cedar,
como os pavilhões de Salomão.
Não repareis na minha tez morena
pois foi o sol que me queimou
Os filhos da minha mãe irritaram-se contra mim;
puseram-me a guardar as vinhas,
mas não guardei a minha própria vinha.
Dize-me, ó amado do meu coração
onde apascentas o teu rebanho, 
onde o fazes repousar ao meio-dia,
para que eu não ande vagueando
atrás dos rebanhos dos teus companheiros.

O Esposo

- Se não o sabes, ó mais bela das mulheres,
vai, segue as pisadas do rebanho.
E apascenta os teus cabritos
junto das cabanas dos pastores.
Às éguas dos carros do Faraó
eu te compararei, amiga minha;
as tuas faces são graciosas entre as arrecadas,
e o teu pescoço entre os colares de pérolas.
Faremos para ti cordões de ouro
marchetados de prata.

A Esposa

- Enquanto o rei descansa no seu divã, 
o meu nardo exala o seu perfume
O meu amado é para mim uma bolsa de mirra.
que repousa entre os meus seios.
O meu amado é para mim um cacho de cipre
nas vinhas de Engadi.

O Esposo

- Como és formosa, amiga minha!
Como és bela!
Os teus olhos são como pombas.

A Esposa

- Como és belo, meu amor! Como és encantador!
O nosso leio é um leito verdejante,
as vigas da nossa casa são de cedro,
os nossos artesonados são de cipreste.

2 - Eu sou o narciso de Saron
o lírio dos vales.

O Esposo

- Como o lírio entre os espinhos,
assim é a minha amiga entre as donzelas.

A Esposa

- Como a macieira entre as árvores da floresta
assim é o meu amado entre os jovens;
anelo sentar-me à sua sombra,
e o seu fruto é doce à minha boca.
Ele introduziu-me na sala do festim,
e o estandarte que desfraldou sobre mim, 
é estandarte de amor.
Confortai-me com uvas passas,
fortalecei-me com maçãs,
porque desfaleço de amor.
A sua mão esquerda descansa sobre a minha cabeça
e a sua direita abraça-me.

O Esposo

- Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém
pelas gazelas e corças dos campos
que não acordeis nem perturbeis
a minha amada, antes que ela queira.


Conforme Texto do

LIVRO DO CÂNTICO DOS CÂNTICOS


===============================================  +++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
5 de Outubro de 2014

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...