quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nº 2185 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DA SABEDORIA - (19) - 30 de Outubro de 2014


O ANTIGO TESTAMENTO -

30 DE OUTUBRO DE 2014

Nº 2185 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2183
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
No passado dia 3 do mês em curso, iniciei a transcrição do  Livro do CÂNTICO DOS CÂNTICOS que terminei no dia 11, e hoje início a edição do livro da SABEDORIA.  
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a quatro meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS
Faltando, pois publicar, os seguintes:
SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

LIVRO DA SABEDORIA
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB


LIVRO DA SABEDORIA


*********************************************************

SEGUNDA  PARTE


19

 ISRAEL E OS EGÍPCIOS NA PASSAGEM DO MAR VERMELHO


Mas, sobre os ímpios, inexorável foi a ira que os perseguiu até ao fim, porque Deus previa o que ia acontecer-lhes isto é, depois de terem deixado partir (os justos) de os terem até, despedido com grande pressa, mudaram de opinião e perseguiram-nos.
Ainda antes de terem terminado o seu luto e chorando ainda sobre a tumba dos seus mortos, tomaram loucamente outra resolução e perseguiram, como a fugitivos, aos que tinham mandado embora com rogos.
Um merecido castigo os levava a este fim e fazia-lhes perder a lembrança do que lhes tinha acontecido, para que recebessem o pleno castigo que faltava aos seus tormentos e fossem feridos de uma morte estranha, enquanto o Vosso povo fazia uma maravilhosa travessia.
É que toda a criação, obedecendo às Vossas ordens, foi transformada na sua natureza, a fim de que os Vossos filhos fossem conservados ilesos.
Um a nuvem cobria o acampamento:
das águas, que antes a invadiam , apareceu a terra seca, e no mar Vermelho uma passagem sem embaraço, e um campo verdejante emergiu das ondas impetuosas, por onde passou todo o povo que a Vossa mão protegia, depois de ter contemplado maravilhosos prodígios.
Iam como cavalos conduzidos à pastagem, e saltavam como cordeiros, glorificando-Vos, a Vós, Senhor, porque os livrastes.
Recordavam-se ainda do que tinha acontecido na terra do seu exílio, como a terra, em vez de outros animais, tinha produzido moscas, e como o rio, em lugar de peixes, tinha lançado fora uma multidão de rãs.
Mais tarde. viram ainda nascer uma nova espécie de aves, quando, levados pela gula, pediram manjares delicados.
E, para satisfazer os seus desejos, subiram do mar, codornizes.


Castigos dos pecadores


Os castigos não caíram sobre os pecadores sem que fossem antes advertidos pela violência dos raios, pois, justamente, eram castigados segundo a sua própria maldade, porque tinham mostrado violenta aversão aos estrangeiros.
Houve muitos que não quiseram receber estrangeiros desconhecidos, mas esses reduziram à escravidão hóspedes que tinham sido benfeitores.
E isto não é tudo:
haverá outro castigo para aqueles que acolheram mal os estrangeiros:
mas estes, a princípio, receberam bem os seus hóspedes, e concederam-lhes participação nos seus direitos .
Porém, depois, encheram-nos de males.
Também eles, foram feridos  de cegueira, como aqueles homens, às portas do justo, quando envolvidos por densa escuridão, buscavam, cada um por seu lado, a porta da sua casa. 

A bondade e a glória de Deus

Assim, os elementos mudavam entre si as suas propriedades, como na harpa os sons mudam de ritmo, conservando a mesma tonalidade.
É o que se pode ver claramente quando se consideram esses acontecimentos .
Os animais terrestres mudavam-se em  aquáticos e os que nadavam passavam para a terra.
O fogo retinha debaixo da água a sua própria virtude, e a água esquecia a propriedade que tem de o apagar.
Além disso, as chamas não ofendiam as carnes dos frágeis animais que andavam dentro delas, nem dissolviam aquele delicioso manjar, que se desfazia tão facilmente  como o gelo.
Em todas estas coisas, Senhor, engrandecestes e glorificastes o Vosso povo, e não desprezastes, antes o assististes em todo o tempo e em todo o lugar.


Respeitando o Texto do

LIVRO DA SABEDORIA

F  I  M
===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
30 de Outubro de 2014

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipédia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...