O ANTIGO TESTAMENTO -
25 DE OUTUBRO DE 2014
Nº 2178 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
Mapa Antigo de ISRAEL
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2178
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
No passado dia 3 do mês em curso, iniciei a transcrição do Livro do CÂNTICO DOS CÂNTICOS que terminei no dia 11, e hoje início a edição do livro da SABEDORIA.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a quatro meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS
Faltando, pois publicar, os seguintes:
SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado?
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É…
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É…
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
o caminho até Ele.
o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
LIVRO DA SABEDORIA
UZ - actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB
LIVRO DA SABEDORIA
*********************************************************
14
LOUCURA DOS QUE ADORAM CRIATURAS
Outro, por sua vez, quer navegar, prepara-se para atravessar as impetuosas ondas, e invoca um madeiro de pior qualidade que o barco que o leva;
com efeito, o desejo do lucro inventou o navio e um artista pela sua sabedoria o fabricou.
Mas a Vossa Providência, ó pai, é que o governa, porque Vós até no mar abristes caminho, e uma rota segura no meio das ondas, mostrando que podeis salvar do perigo, ainda que alguém se meta no mar sem conhecimento da arte.
Não quereis que sejam inúteis as obras da Vossa sabedoria.
Por isso, os homens confiam a sua própria vida a um pouco de madeira, e, atravessando as ondas numa embarcação, chegam a salvamento.
Desta sorte, quando, na origem dos tempos, fizestes perecer os gigantes orgulhosos , a esperança do universo refugiou-se numa barca, que a Vossa mão governava, conservando para o mundo a semente duma geração.
Bendito seja, pois, o madeiro pelo qual se opera a justiça.
Mas o ídolo, obra da mão do homem é maldito, ele e quem o fez;
este porque de facto o fabricou, e aquele, porque sendo corruptível, é chamado deus.
Com efeito, Deus odeia tanto o ímpio como sua impiedade.
A obra sofrerá o mesmo castigo que o seu autor.
Este é o motivo porque também serão julgados os ídolos das nações, porque, na criação de Deus , tornaram-se uma abominação, objecto de escândalo para as almas dos homens e um laço para os pés dos insensatos.
A invenção dos ídolos foi o princípio da idolatria, a sua invenção foi a perda da vida.
Eles não existiam no princípio nem durarão para sempre.
Foi a vaidade dos homens que os introduziu no mundo, e, por isso, Deus decidiu a sua destruição para breve.
A apoteose humana
Um pai aflito por um luto prematuro, fez a imagem de seu filho, que tão cedo lhe tinha sido arrebatado, e depois, começou a honrara como deus àquele que não passava de um morto, transmitindo aos seus servos ritos secretos e cerimónias.
Este costume ímpio firmou-se com o tempo, e foi depois observado como lei, e por ordem dos príncipes foram também adoradas as imagens esculpidas.
Aqueles que não podiam honrar pessoalmente os que moravam longe deles, mandavam representar a sua figura que se achava distante, e expunham publicamente a imagem do rei venerado, a fim de o lisonjear com o seu culto, como se estivesse presente.
A ambição do artista contribui ainda para o estabelecimento deste culto, mesmo entre aqueles que não conheciam o rei.
Porque, desejando o artista agradar ao soberano, esmerou a sua arte para superar a semelhança, a multidão seduzida pelo encanto da obra, em breve tomou por um deus aquele que tinha honrado como homem.
E isto foi uma cilada para os homens, porque os homens, sujeitando-se à lei da desgraça e da tirania, deram às pedras e à madeira um nome incomunicável.
Consequências da idolatria
Como se não bastasse terem errado acerca do conhecimento de Deus, os homens, vivendo em violenta guerra de ignorância , deram o nome de paz a tão grandes males.
Com efeito, celebrando mistérios ocultos, sacrificando os seus filhos, entregando-se a orgias desenfreadas de ritos exóticos, já não guardam a pureza da vida nem do seu leito conjugal, mas matam-se uns aos outros com traições ou ultrajam-se com o adultério.
Por toda a parte se vê efusão de sangue, homicídios, infidelidade, revolta, perjúrio, perseguição dos bons, esquecimento dos benefícios recebidos, contaminação das almas, perversão dos sexos, instabilidade dos matrimónios, adultérios e impudicícias, porque o culto de ídolos sem nome é o princípio, a causa e o fim de todo o mal.
Praticam loucuras enquanto se divertem, ou fazem vaticínios falsos, ou vivem na injustiça, ou juram falso, sem escrúpulo.
Como confiam em ídolos que não têm vida, juram falsamente sem temer dano algum.
Contudo, um duplo castigo virá sobre eles porque desconheceram a Deus , adorando aos ídolos, e juraram falsamente com desprezo da santidade.
Não é o poder dos ídolos invocados, mas o castigo reservado aos pecadores, que persegue sempre as faltas dos maus.
Respeitando o Texto do
LIVRO DA SABEDORIA
=============================================== +++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
25 de Outubro de 2014
Este texto deverá ser publicado em
25 de Outubro de 2014
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.