quinta-feira, 2 de abril de 2015

Nº 2341 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE JEREMIAS - (32) - 2 DE ABRIL DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

2 DE ABRIL DE 2015

Nº 2341 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 28-2-2015)
a transcrição do livro da PROFECIA DE ISAÍAS 
exactamente como tinha previsto na Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12)/2014) e agora início um novo livro o de JEREMIAS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO


Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




PROFECIA DE JEREMIAS


*********************************************************


32

O PROFETA COMPROU UM  CAMPO 
POR ORDEM DO SENHOR

Palavra que foi dirigida a Jeremias pelo Senhor, no décimo ano do reinado de Sedecias, rei de Judá, que corresponde ao ano décimo oitavo do reinado de Nabucodonosor. 

exército do rei da Babilónia sitiava Jerusalém, e o profeta estava detido no cárcere do palácio real. 
Sedecias, rei de Judá, mandara-o prender, dizendo-lhe: 
«Por que profetizas desta forma?
Oráculo do Senhor
vou entregar esta cidade ao rei da Babilónia que se apoderará dela. 
E Sedecias, rei de Judá, não de livrará das mãos dos caldeus, mas cairá sob o poder do rei da Babilónia, e falará com ele boca a boca, e os seus olhos verão os dele. 
Sedecias será levado para a Babilónia, e ali permanecerá, até que Eu o visite - oráculo do Senhor -. 
Se entrardes em guerra com os caldeus, nada conseguireis»
Jeremias recebeu a palavra do Senhor, que lhe disse: 
«Eis que virá Hanameel, filho do teu tio Selum, a fim de te propor a compra do campo que tem em Anatot, porque tens prioridade na compra, por razão do parentesco». 
Hanameel, meu primo, veio portanto, procurar-me no cárcere, como o Senhor tinha anunciado. 
E disse-me: «Compra o meu campo de Anatot, na terra de Benjamim, porque compete-te a ti, por direito de herança, resgatá-lo. Compra-o, portanto». 
Compreendi que isto era a vontade do Senhor, e comprei o campo a meu primo Hanameel, de Anatot, pagando-lhe dezasseis siclos de prata. 
Lavrei, então, uma escritura, selei-a, chamei testemunhas, e pesei o dinheiro na balança. Tomei, a seguir, a escritura de venda selada, em que figuravam as cláusulas e estipulações do contrato, assim como a sua cópia aberta
Entreguei tudo a Baruc, filho de Néria, filho de Maasias, em presença de Hanameel, meu primo, das testemunhas signatárias do acto de venda e de todos os judeus que estavam no átrio da prisão. 
E dei esta ordem a Baruc, diante deles, dizendo:  
Assim fala o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel
Toma estes documentos, esta escritura de venda selada e esta cópia aberta, e mete-os numa vasilha de barro, a fim de que se conservem por muito tempo. 
Porque, eis o que diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel
Ainda se hão-de comprar casas, campos e vinhas desta terra». 
Depois que entreguei a Baruc, filho de Néria, o contrato de venda, dirigi ao Senhor esta oração: 
Ah! Senhor Deus, fostes Vós que fizestes o céu e a terra com a força do Vosso braço. 
Nada Vos é impossível. 
Concedeis os Vossos favores a milhares e castigais os filhos por causa dos pecados dos seus pais, ó Deus grande e poderoso, cujo nome é Senhor do Exércitos
Sois grande nos Vossos desígnios, poderoso nas Vossas realizações, os Vossos olhos estão abertos sobre todos os destinos dos homens, para retribuírdes a cada um segundo os seus actos e  os frutos do seu proceder. 
Vós que realizastes milagres e prodígios na terra do Egipto, e depois, até ao dia de hoje, em Israel e em todos os homens, e conquistastes, um nome glorioso, como tendes ainda hoje.
Vós que fizestes sair do Egipto o Vosso povo com prodígios e milagres e com a acção poderosa do Vosso braço, espalhando o terror por toda a parte (DT 4, 34). 
Vós que lhes destes esta terra, como tínheis prometido com juramento a seus pais, terra que mana leite e mel (Ex 3, 8)! 
 Eles entraram nesta terra e dela tomaram posse, mas não ouviram a Vossa voz, nem observaram a Vossa lei, não cumpriram nada do que lhes impusestes. 
Por isso, caíram sobre eles todas estas calamidades. 
Eis que as máquinas de guerra dos inimigos estão levantadas contra a cidade, a fim de a assaltarem
A cidade vai ser entregue nas mãos dos atacantes caldeus, pela espada, pela fome e pela peste. 
O que predissestes, realizou-se. 
Vêde! Não obstante, Vós, Senhor Javé, dissestes-me que comprasse o campo a peso de dinheiro, perante testemunhas, quando a cidade está prestes a cair nas mãos dos caldeus!».


Resposta do Senhor profetizando a destruição de Jerusalém



Foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias, nestes termos: 
«Eu sou, em verdade, o Senhor, e Deus de todas as criaturas. 
Haverá pois coisa alguma que Me seja impossível ? 
Portanto, isto diz o Senhor. 
Vou entregar esta cidade nas mãos dos caldeus e nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilónia, que a tomará. 
Os assaltantes caldeus penetrarão na cidade, pôr-lhe-ão fogo e incendiarão as casas, sobre cujos tectos foram feitos sacrifícios a Baal e libações a deuses estranhos, para Me irritarem. 
Porque os filhos de Israel e de Judá, outra coisa não fizeram, desde a sua juventude, senão o mal diante dos Meus olhos, sim, os israelitas só praticaram o que Me é odioso - oráculo do Senhor
Esta cidade, desde o dia em que foi construída até hoje, tornou-se objecto do Meu furor e da Minha indignação, de sorte que a afasto da Minha presença, por causa de todo o mal cometido pelos filhos de Judá e de Jerusalém. 
Voltaram-Me as costas, em vez de Me olharem. 
Admoestei-os constantemente, mas eles recusaram os Meus avisos. 
E colocaram no templo os seus ídolos abomináveis, e profanaram o lugar em que o Meu nome é invocado. 
Levantaram altares a Baal no vale do filho de Hinon, para aí queimarem os filhos e as filhas em honra de Moloc, coisa que nunca lhes mandei, nem Me passou pela mente, cometer semelhantes abominações e tornar Judá culpada de tal crime (Lc 18, 21)! 
Agora por causa disto, assim diz o Senhor, Deus de Israel, a esta cidade, da qual vós dizeis que será entregue nas mãos do rei da Babilónia, pela espada, pela fome e pela peste. Vou reunir os habitantes de todas as terras, para onde os exilei no Meu furor, na Minha ira, na Minha grande indignação: conduzi-los-ei a este lugar, a fim de que nela habitem em segurança.
 Eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus. 
Dar-lhes-ei um só coração e um mesmo destino, para que sempre Me reverenciem, para seu bem e para bem dos seus descendentes. 
Farei com eles uma aliança eterna e não deixarei de lhes fazer bem; infundirei no seu coração o Meu temor para que não se afastem de Mim. 
A Minha alegria será fazer-lhes bem; estabelecê-los-ei solidamente nesta terra, com toda a Minha alma e com todo o Meu coração
Porque isto diz o Senhor: Assim como fiz vir sobre este povo esta grande calamidade, também farei vir sobre ele todo o bem que lhe prometo. 
Serão comprados campos nesta terra, da qual dizem ser um deserto sem homens, nem animais, entregue nas mãos dos caldeus. 
E serão comprados por dinheiro e registados em escrituras seladas perante testemunhas, na terra de Benjamim, nos arredores de Jerusalém, nas cidades de Judá, nas montanhas, nas planícies e no Negeb, porque Eu mudarei a sorte dos cativos - oráculo do Senhor.



===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
2 de ABRIL de 2015







http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...