terça-feira, 28 de abril de 2015

Nº 2367 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE BARUC - INTRODUÇÃO e (1) - 28 de ABRIL DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

28 DE ABRIL DE 2015

Nº 2367 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS 
hoje (28-Abril-2015) início um novo livro: O de BARUC com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

   BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




LIVRO DE BARUC



*********************************************************





INTRODUÇÃO






Discípulo e secretário de Jeremias, BARUC acompanhou-o na prisão e seguiu com ele para o Egipto, instalando-se mais tarde em Babilónia, onde escreveu o seu livro.

Confessa os pecados de Israel e pede a Deus que lhe perdoe, libertando-o do cativeiro. 
Louva a divina Sabedoria, inacessível aos homens e propriedade de Deus, da qual Israel se tornou partícipe mediante a Lei. 
Exorta o povo à fidelidade e consola-o, prometendo-lhe o regresso à pátria.

Termina com uma carta de Jeremias, dirigida aos judeus que deviam ser deportados para Babilónia, na qual o profeta ataca violentamente a idolatria dos babilónios.

Baseados no primeiro versículo, alguns consideram o livro como sendo inteiramente da autoria de Baruc
Outros, baseados em Santo IRENEU e em Santo AGOSTINHO, atribuem-no a Jeremias, que o teria ditado a Baruc como seu secretário.

RESUMO

Oração do povo arrependido (cap 1, 15s). 
Castigo severo (cap 2, 1s). 
Tríplice exortação à sabedoria, à paciência e à esperança (cap 3, 9-5, 9). Apêndice: Carta de Jeremias sobre a vaidade dos ídolos (cap. 6).

1

PREFÁCIO

Eis o texto do livro que escreveu Baruc, filho de Néria, filho de Maasias, filho de Sedecias, filho de Sedei, filho de Helcias, em Babilónia, no ano quinto, a sete do quinto mês. 
Decorria o tempo em que os caldeus tomaram Jerusalém e a incendiaram (Jer 32, 12; 36, 4). 
Baruc leu as palavras deste livro a Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, e a todo o povo que vinha ouvir a leitura do livro, aos nobres, aos filhos dos reis, aos anciãos e a todos os que residiam na Babilónia nas margens do rio Sodi, desde o mais pequeno até ao maior. 
Ao ouvi-lo. choraram, jejuaram e oraram na presença do Senhor (2 Rs 24, 10-16). 
Em seguida juntaram dinheiro, conforme as posses de cada um, e enviaram-no a Jerusalém, ao sacerdote Joaquim, filho de Helcias, filho de Salon, assim como aos outros sacerdotes e a todo o povo que se achava com ele em Jerusalém. 
No décimo dia do mês de Sívan, Baruc já tinha recuperado os utensílios da casa do Senhor, que tinham sido roubados do templo, a fim de os devolver à terra de Judá. 
Eram objectos de prata que Sedecias, de Josias, rei de Judá, tinha mandado fazer, depois que Nabucodonosor, rei da Babilónia, deportou, de Jerusalém para Babilónia, Jeconias, juntamente com os príncipes, os prisioneiros, os grandes e o povo da terra. 
E disseram: 
«Aí vos mandamos dinheiro a fim de que compreis com ele vítimas para os holocaustos e sacrifícios expiatórios, e incenso para que façais oblações  e as ofereçais no altar do Senhor nosso Deus
Orai pela saúde de Nabucodonosor, rei da Babilónia e pela vida do seu filho Baltasar, e os sirvamos por muitos dias e gozemos dos seus favores. 
Orai também ao Senhor, nosso Deus, por nós, porque pecámos contra Ele, a cólera do Senhor e o Seu furor não se apartou de nós até este dia. 
Tomai conhecimento deste livro que vos enviamos para ser lido publicamente no templo do Senhor em dia de festa e nos dias oportunos. 
Eis o que direis:

Confissão dos pecados e oração pelo povo  

O Senhor nosso Deus é justo. Nós, porém, devemos hoje corar de vergonha, nós os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém (Jer 7, 19; Dan 9, 7-8), os nossos reis e príncipes, os sacerdotes, os profetas e os nossos pais, porque pecámos contra o Senhor (Dan 9, 5). 
Desobedecemos ao Senhor, nosso Deus, não ouvimos a Sua voz nem seguimos os mandamentos que Ele nos deu. 
Desde o dia em que o Senhor tirou os nossos pais da terra do Egipto até hoje, temos sido rebeldes ao Senhor, nosso Deus, e na nossa leviandade, recusámos ouvir a Sua voz (Jer 7, 25). 
Por isso, como agora vemos, persegue-nos o infortúnio e a maldição que o Senhor predissera  pela boca de Moisés, Seu servo, quando este tirou nossos pais da terra do Egipto, a fim de lhes dar a terra que mana leite e mel (Ez 3, 8; Dt 28, 15-68; Dan 9, 11). 
Mas não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, conforme todas as palavras dos profetas, que nos enviou. 
Cada um de nós andou segundo as inclinações do seu mau coração, servindo deuses estranhos e praticando o mal aos olhos do Senhor, nosso Deus (Jer 7, 24).





===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
28 de ABRIL de 2015






http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...