segunda-feira, 1 de junho de 2015

Nº 2402 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (28) - 1 DE JUNHO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

1 DE JUNHO DE 2015

Nº 2402 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se  encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL



Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




28



 ORÁCULO CONTRA O REI DE TIRO 



A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, diz ao Principe de Tiro: 
Eis o que diz o Senhor Deus:
O teu coração exaltou-se e disseste: 
Eu sou um deus.
Que tem assento em trono divino. no coração do mar. 
Enquanto que tu não és senão um homem e não um deus; 
Em teu coração consideras-te igual a Deus (Is 14, 13). 
Sem dúvida que tu és mais sábio que Daniel. 
Nenhum mistério te permanece obscuro (14, 14). 
Foi por tua subtil inteligência que adquiriste fortuna. 
E amontoaste ouro e prata nos teus tesouros. 
Por teu engenho comercial. 
Acrescentaste as riquezas e o teu coração ensoberbeceu-se. 
Por causa disto, eis o que diz o Senhor Deus
Já que em teu coração te julgas igual a Deus
Vou lançar contra ti estrangeiros. 
Os mais brutais de todos os povos. 
Que puxarão da espada contra os esplendores da tua sabedoria. 
E mancharão a tua glória. 
Far-te-ão descer à fossa. 
E morrerás como um perdido no coração do mar. 
Dirás tu, ainda diante do teu carrasco: 
Eu sou um deus. 
Ao passo que tu não és senão um homem (e não um deus). 
Na mão do teu assassino! 
Morrerás da morte de um incircuncidado. 
Aos golpes de estrangeiros. 
Sou Eu Quem o afirma - oráculo do Senhor Deus».

Cântico de dor ao rei de Tiro

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, entoa um cântico fúnebre ao rei de Tiro e diz-lhe: 
Eras o distintivo de modelo de perfeição. 
Cheio de sabedoria, de uma beleza perfeita. 
Estavas no Éden, jardim, de Deus
Cobrias-te de toda a espécie de pedras preciosas: 
Sardónica, topázio, diamante, crisólito, ónix e jaspe. 
Safira, carbúnculo, esmeralda, cravejadas de ouro. 
Pequenos tambores e flautas estavam ao teu serviço. 
Preparados desde o dia em que foste criado. 
Eras um querubim protector. 
Colocado sobre a montanha santa de Deus
Caminhavas por entre as pedras de fogo. 
Foste irrepreensível em tua conduta desde o dia em que foste criado. 
Até àquele em que a iniquidade apareceu em ti. 
Com o aumento do teu comércio. 
O teu interior se encheu de violências e de pecados. 
Por isso te afastei da  montanha de Deus
E te fiz parecer, ó querubim protector, no meio das pedras de fogo. 
O teu coração inchou de orgulho por causa da tua beleza. 
Arruinaste a tua sabedoria por causa do teu adorno; 
lancei-te por terra e tornei-te espectáculo dos reis. 
Pelas muitas faltas e desonestidades em teu comércio. 
Profanaste os teus santuários: 
Por isso fiz brotar de ti um fogo que te devorou; 
Reduzi-te a cinza sobre a terra, aos olhos de todos os espectadores. 
Todos os que entre os povos te conheciam. 
Ficaram boquiabertos perante o teu destino. 
Tornaste-te objecto de horror: 
Fez-se isto de ti e para sempre.

Oráculo contra Sídon

A palavra do Senhor foi-me dirigida por estes termos: 
«Filho do homem, volta-te para Sídon e profetiza contra ela. 
Dirás: 
Isto diz o Senhor Deus
Eis-Me contra ti, Sídon; 
no meio de ti farei brilhar a Minha glória
Saberão que Eu sou o Senhor Deus
quando exercer sobre ti os Meus juízos e em ti manifestar a Minha santidade. Mandar-lhe-ei a peste, 
inundarei de sangue as ruas, 
onde sucumbirão feridos, 
derrubados por uma espada, 
que surge de toda a parte: 
saberão que Eu sou o Senhor
Desde então não haverá mais para a casa de Israel, nem silva que fira, nem espinho doloroso da parte de algum dos seus vizinhos que a desprezam; 
assim saberão que Eu é que sou o Senhor. 
Eis o que diz o Senhor Deus
Quando eu reunir os israelitas dentre os povos, 
através dos quais foram dispersos, 
manifestarei desta maneira a Minha santidade aos olhos das nações e habitarão a terra que Eu dei ao Meu servo Jacob
Aí viverão com segurança, edificando casas e plantando vinhas. 
Sim, habitarão aí com segurança. 
Quando tiver exercido os Meus juízos contra todos os vizinhos que os desprezavam, 
conhecer-se-á que Eu, sou o Senhor, sou o seu Deus».







===========================================

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
1 de JUNHO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...