sábado, 6 de junho de 2015

Nº 2407 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (33) - 6 DE JUNHO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

6 DE JUNHO DE 2015

Nº 2407 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se  encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL



Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




33

UM FUTURO MAIS BELO PARA O POVO DE DEUS  
-  
NOVA FASE DA MISSÃO DO PROFETA 



A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, dirige-te aos teus compatriotas e diz-lhes: 
Se Eu ferir com a espada um país, e os habitantes deste país ao escolherem um dentre eles, para o constituir sentinela, supondo que este homem, ao ver aproximar-se a espada, toca a trombeta para dar o alarme à população, mas se alguém ouve o toque sem lhe prestar atenção, então vem a espada e o mata, este é responsável do que lhe aconteceu: 
Ouviu o toque da trombeta mas não lhe prestou atenção. 
É responsável do que lhe advém. 
Todavia aquele que tomou em consideração o alarme, terá salvado à vida. Supondo, ao contrário, que a sentinela vê vir a espada e não toca a trombeta, de sorte que o alarme não seja dado ao povo e que a espada venha tirar a vida a algum deles, este morrerá por causa da sua iniquidade, mas pedirei contas do seu sangue à sentinela. 
A ti, filho do homem, te constitui sentinela na casa de Israel. 
Desde que ouças um oráculo da Minha boca, transmitir-lho-ás da Minha parte. Se Eu digo ao ímpio que vai morrer e tu não lhe falas para o pôr de sobreaviso contra a sua má conduta, perecerá em rezão do próprio pecado, mas é a ti que eu pedirei contas do seu sangue. 
Porém, se depois de haver recebido de tia advertência para mudar de vida, ele nada fizer, morrerá por causa do próprio pecado, ao passo que tu salvarás a vida».

O perdão de Deus


Filho do homem diz aos israelitas: 
Não deixeis de repetir:
São os nossos crimes e os nossos pecados que pesam sobre nós: 
Por isso desfalecemos. 
Como poderemos continuar a viver
Diz-lhes isto: 
Por Minha vida- oráculo do Senhor Deus - . 
Não tenho prazer na morte do ímpio, mas antes na sua conversão, de maneira que ele tenha a vida. 
Convertei-vos
Desviai-vos desse mau caminho que seguis: 
por que vos empenhais em morrer, casa de Israel (18, 23)? 
Filho do homem, diz aos teus compatriotas: 
No dia em que o justo se tornar infiel, a justiça dele não o salvará: 
do mesmo modo que a malvadez do ímpio não o fará sucumbir se um dia renunciar à sua perversidade. 
Não, o justo, desde que tenha pecado, não poderá viver pela sua justiça. 
Mesmo quando Eu tiver dito ao justo que viverá, se, confiando na justiça própria, faz o mal, nenhuma das suas boas obras lhe será contada: 
Morrerá pelas próprias faltas. 
E mesmo que Eu tivesse dito ao pecador que morreria, se ele renunciando ao mal, pratica a justiça e a honestidade, se entrega as cauções que exigir, se restitui o que roubou, se observa os preceitos  que dão a vida e se abstém de todo o mal, viverá, e será preservado da morte. 
Nenhuma das faltas que cometeu lhe será contada. 
Viverá porque terá observado a justiça e a honestidade (18, 22). 
Os teus compatrícios dizem que a conduta o Senhor não é justa. 
A deles é que o não é (18, 29). 
Quando um justo abandona a sua rectidão e comete o mal, morrerá. 
Se o ímpio abandona a sua maldade para praticar o bem e ser honesto, por esse motivo viverá
E vós ousais dizer que a maneira de agir do Senhor é injusta! 
É segundo os actos de cada um que Eu vos julgarei, israelitas».

Tomada de Jerusalém



No duodécimo ano, no dia cinco do décimo mês do nosso cativeiro, um fugitivo de Jerusalém veio ter comigo, dizendo: 
«A cidade está tomada (24, 26)». 
Ora a mão do Senhor tinha-se colocado sobre mim na tarde anterior à chegada deste fugitivo, e de manhã, no momento em que ele chegou, o Senhor abriu-me a boca. 
Aberta assim a minha boca o meu mutismo findou (3, 27).



Escutai a voz de Deus através dos que O representam


A palavra de Deus foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, os habitantes das ruínas, de que está coberto o solo de Israel, dizem
«Abraão era só, quando tomou posse deste país: 
a nós, que somos numerosos, nos foi dado em posse». 
Responde-lhe, pois: 
Eis o que diz o Senhor Deus
Comeis a carne com o sangue, levantais nos olhos para os vossos ídolos, derramais o sangue, e tereis a posse do país?» 
Confiais na vossa espada, cometeis abominações, desonrais a mulher do vosso próximo e tereis vós a posse do país
Eis, dir-lhes-ás tu, como fala o Senhor Deus
Por Minha vida
Os que habitam nas ruínas cairão pela espada: 
o que vive no campo entregá-lo-ei às feras como alimento e os que estão em lugares fortificados e em cavernas, morrerão de peste. 
Farei do país um lugar devastado e um deserto o que porá termo ao orgulho da sua força. 
As  montanhas de Israel serão devastadas a tal ponto, que ninguém jamais por elas passará. 
Então saberão que Eu sou o Senhor quando tiver tornado o país em triste solidão, por causa de todos os delitos que cometeram. 
Quanto a ti, filho do homem, os teus compatriotas criticam-te ao longo das paredes e às portas das casas: 
Vinde, dizem entre vizinhos uns para os outros, vinde escutar o último oráculo do Senhor
Depois acorrem em multidão a tua casa, sentam-se diante de ti, escutam o que dizes, mas não o põem em prática. 
Não fazem senão o que lhes é agradável e não procuram senão o seu proveito. 
És para eles como um cantor de novelas, dotado de uma bela voz e que toca bem a sua cítara, escutam o que tu dizes, mas não o praticam (Mt 7, 26; Lc 8, 21). 
Porém, quando tudo nisto se realizar - e eis que está em vias de execução - saberão que havia um profeta entre eles».





===================================

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
6 de JUNHO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...