segunda-feira, 27 de julho de 2015

Nº 2458 - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE AMÓS - (4) - 27 DE JULHO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

27 DE JULHO DE 2015

Nº 2458 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada ontem (dia 23-7-2015)
a transcrição do livro de JOEL
hoje (24 de JULHO de 2015)
início um novo livro: AMÓS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC,  EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para A minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se  encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta DANIEL



Daniel na Cova dos Leões



LIVRO DE AMÓS


*********************************************************

4


 OS PECADOS DE ISRAEL





Ouvi esta palavra, vacas de Bazan.
Que viveis na montanha de Samaria.
Vós que oprimis os fracos e vexais os pobres. 
Vós que dizeis a vossos maridos: 
«Trazei, e bebamos!»  
O Senhor Javé jurou pela Sua santidade
Eis que virão dias para vós. 
Em que vos arrastarão com ganchos. 
E à vossa posteridade com arpões (Sl 88, 36). 
Saireis pelas brechas, cada um diante de si, 
E sereis lançadas para o Hermon, diz o Senhor
Ide a Betel e prevaricai. 
A Gálgala e mult6ipliquei as vossas prevaricações! 
Oferecei cada manhã os vossos sacrifícios. 
E os vossos dízimos todos os três dias. 
Queimai com fermento as vossas oferendas de acção de graças: 
Proclamai e publicai oblações voluntárias! 
Porque isto é o que amais, filhos de Israel, diz o Senhor Javé
Por isso nada deixei ficar nos vossos dentes. 
Em todas as vossas cidades. 
E minguados de pão em todas as vossas localidades: 
Mas não voltastes a Mim, - diz o Senhor
Também vos suspendi a chuva. 
Três meses antes da colheita: 
Fiz que chovesse sobre uma cidade. 
E sobre outra cidade não chovesse. 
Choveu num campo. 
E noutro não choveu e secou. 
Duas e três cidades foram a uma outra. 
Para beber água e não apagaram a sede. 
Mas não voltastes a Mim - Diz o Senhor. 
Eu vos feri com ferrugem e arejo: 
Os vossos numerosos jardins e as vossas vinhas, as vossas figueiras e os vossos olivais foram devorados pelo gafanhotos:
Mas não voltastes a Mim - diz o Senhor (Dt 28, 22). 
Enviei-vos uma peste semelhante à do Egipto. 
Feri com a espada os vossos jovens. 
Deixei tomar os vossos cavalos como espólio. 
Fiz chegar ao vosso nariz o cheiro infecto dos vossos acampamentos, mas não voltastes para Mim, - diz o Senhor (Is 34, 3). 
Causei no meio de vós uma confusão semelhante. 
À de Sodoma e Gomorra: 
Ficastes como um tição que se tira do fogo. 
Mas não voltastes para Mim -  diz o Senhor (Zac 3, 2). 
Portanto, o que te vou fazer, ó Israel. 
Repara no que te farei. 
Prepara-te para comparecer diante do teu Deus, ó Israel! 
Foi Ele que formou os montes e criou os ventos. 
Que revela ao homem os seus próprios pensamentos. 
Que faz trevas da aurora. 
E anda por cima das alturas da terra! 
O Seu nome é o Senhor, Deus dos exércitos (5, 8) !



 
 TEXTO DO

LIVRO DE AMÓS

 Início da transcrição deste texto em 24 de Julho;






===================================

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue


miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado 
(EM PRINCÍPIO...
em
27 de JULHO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...