terça-feira, 11 de setembro de 2018

DOM ANTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS - Falecimento em 2017 - 11 de SETEMBRO de 2018

Há um ano (2017) por volta das 9,30 da manhã faleceu no Paço Episcopal o Senhor 
DOM ANTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS
vítima de um ataque cardíaco, 
com a idade de 69 anos.



Dois dias antes (9-9) havia presidido à Peregrinação Diocesana que se realizou em Fátima (à qual não pude comparecer por motivos imprevistos) mas segui-a pela Televisão.



Curiosamente no dia 29 de Agosto de 2017 (dia do seu aniversário) tive a felicidade de o encontrar à entrada do Paço Episcopal onde terminava uma conversa com o Bispo Auxiliar Dom António Azevedo e convidou-me a visitar o Paço - coisa que eu nunca havia feito durante toda a minha vida - embora tenha estado muitas ocasiões no átrio de entrada, tanto como quando era Escuta no activo (nos anos 50 e 60) e depois em ocasiões festivas ou não  e de cumprimentos aos anteriores Bispos  que conheci  Dom Manuel Clemente, Dom Armindo Lopes Coelho, Dom Júlio Rebimbas e Bispos Auxiliares como Dom António Taipa, Dom João Miranda Teixeira, Dom Pio Alves, etc., etc., ,

Como ia dizendo, fui surpreendido agradavelmente (eu e minha mulher, que me acompanhava) com o seu convite para visitar o Paço e principalmente  por ele se recordar de nós quando em 2015, em Santo Tirso, estivemos na celebração das Bodas de Ouro e ele em conversa quando soube o nome de minha mulher  MARIA DO CÉU  pediu para rezarmos para lhe ser reservado lá um lugar. 

Aliás quando deu a sua Entrada Solene na Sé Catedral como Bispo do Porto, tive ocasião de manter uma pequena conversa com ele, dizendo que meu pai era de Cinfães e logo ali nasceu uma bela amizade. Sempre que nos encontrávamos (o que aconteceu umas duas ou 3 vezes, além das duas aqui referidas), sempre manifestou interesse em saber algo mais acerca de meu pai e não só e SEMPRE lembrava as suas raízes e os laços que nos ligavam.

Lamentavelmente e também por motivos imprevistos não me foi possível deslocar-me a Tendais no passado dia 29 de Agosto para participar na homenagem de memória e gratidão que ali teve lugar com a inauguração da sua estátua em bronze  a perpetuar a sua vida como Bispo que decorreu nas dioceses de Lamego, Braga, Aveiro e Porto.

Foi mais um Amigo (Grande) que desapareceu da terra mas  que tenho a certeza, está no Céu a pedir por todos nós, para que quando chegar a nossa hora, possamos  louvar a Deus em toda a sua plenitude.

Obrigado Dom ANTÓNIO pela amizade que me proporcionaste e até sempre

ANTÓNIO FONSECA




Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...