quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Nº 3 5 9 5 - SÉRIE DE 2018 - (255) - SANTOS DE CADA DIA - 13 DE SETEMBRO DE 2018 - 11º ANO

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Abril-2018


Nº  3 5 9 5



Série - 2018 - (nº 2 5 5)


13 de SETEMBRO de 2018


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

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JOÃO CRISÓSTOMO, Santo



 
  

Memória de São JOÃO bispo de Constantinopla e doutor da Igreja que, nascido em Antioquia e ordenado sacerdote mereceu pela sua eloquência sublime, ser chamado CRISÓSTOMO e, eleito bispo desta sede, se revelou como grande pastor da Igreja e mestre da fé. Condenado pelos seus inimigos ao exílio, foi daí chamado de novo à sua sede por decreto do papa INOCÊNCIO I e, durante a viagem de regresso, sofrendo muitos maus tratos dos soldados que o acompanhavam, entregou a sua alma a Deus no dia catorze de Setembro, em Comana, no Ponto, hoje Gumenek, na Turquia. (407)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O. de Braga:

Nasceu em Antioquia, pelo ano de 354, de família distinta; o pai era comandante da cavalaria da Síria e a mãe, exemplar da mulher forte, enviuvando aos 20 anos, levara a que o retórico LIBÂNIO exclamasse: «Deus da Grécia, que mulheres há entre os cristãos!»  Chamava-se Antusa e pôs toda a sua alma em educar JOÃO o mais esmeradamente possível. Deu-lhe por mestres o filósofo Andragácio e o célebre retórico pagão LIBÂNIO que pouco antes de morrer dizia: «Queria deixar à frente da minha escola JOÃO, mas os cristãos arrebataram-mo».
Como outros grandes Padres da Igreja do século IV, São JOÃO CRISÓSTOMO baptizou-se com perto de 20 anos, sendo ministro do sacramento o bispo Melécio de Antioquia.
Era cristão consciente e sentia  a necessidade de praticar o Evangelho integral. Primeiramente, levou em sua casa vida de austero ascetismo e logo a seguir resolveu isolar-se do mundo.  Esteve quatro anos sob a direcção de um velho anacoreta e depois sozinho num lugar montanhoso dos arredores da cidade. «Quando minha mãe soube da resolução que eu tomara - de ir para o deserto - pegou-me pela mão, conduziu-me ao seu quarto e, depois de me fazer sentar junto da cama em que me tinha dado o ser, começou a chorar e a dizer-me coisas mais amargas que o seu pranto».
A delicada saúde de JOÃO obrigou-o a voltar à cidade, onde recebeu o diaconado das mãos de MELÉCIO em 381, e cinco anos depois, em 386 foi ordenado sacerdote pelo Bispo FLAVIANO, por esta altura compôs o seu excelente tratado sobre o sacerdócio, por causa principalmente da consagração episcopal do seu amigo íntimo e companheiro de estudos São BASILIO MAGNO.
Por doze anos até 397, exercitou o apostolado em Antioquia, como ajudante do bispo, com a esmola, o sacrifício e sobretudo a palavra; foi uma festa da eloquência, diz um autor moderno. As suas mais célebres homilias, que são conhecidas com a designação «das estátuas», datam precisamente desata época, por ocasião dum levantamento popular no ano de 387, motivado pelo aumento das contribuições, sendo então derrubadas as estátuas do imperador. os cidadãos estavam espantados, temendo represálias. São FLÁVIO o bispo de Antioquia tinha ido a Constantinopla para obter perdão. JOÃO manteve com o seu povo constante comunicação, servindo-se do púlpito. A doença obrigou-o a calar-se uns dias e o terror do povo chegou então ao paroxismo. Um magistrado pagão teve de alentar a gente e quando, já restabelecido CRISÓSTOMO, voltou a dirigir-lhe a palavra, começou o discurso com esta frase: «Coro de vergonha ao pensar que foi necessária a palavra dum infiel para reanimar o valor dos cristãos».
Em 397 morreu o Patriarca de ConstantinoplaNECTÁRIO e foi nomeado para suceder-lhe o nosso santo. Consagrou-o o bispo TEÓFILO DE ALEXANDRIA a 26 de Fevereiro de 398. A sua nova dignidade colocou-o no melhor e mais elevado púlpito que se podia levantar para a sua eloquente e evangélica palavra: a corte de Bizâncio. Foi bem activo em todo o seu ministério patriarcal: depôs vários bispos indignos, tentou moralizar o clero, repreendeu os monges que se davam ao turismo em vez de rezarem nos conventos.
Desde o primeiro dia, se torna ele amigo dos pobres, o melhor advogado e defensor deles. Todas as rendas destina para esmolas e fundação de hospitais. Um dia começou a homilia sobre a esmola: 
«Venho comunicar-vos uma embaixada. E não é decreto do senado que tenha enviado, mas o espectáculo dos mais cruéis sofrimentos. Quando atravessava a praça, vi por terra muitos desgraçados que tiritavam de frio e padeciam de fome».
Em 399 caiu o poderoso ministro Eutrópio, que se distinguira no governo pela avareza e cruéis arbitrariedades. A Imperatriz e o povo estavam,contra ele. Expulso do palácio, refugiou-se numa igreja, valendo-se do direito de asilo. O Imperador e o povo reclamavam-no. CRISÓSTOMO, o «boca de ouro», subiu ao púlpito e pronunciou uma das suas mais eloquentes homilias: 

«Vaidade das vaidades e tudo vaidade! Onde está agora o ilustre esplendor do consulado? Onde as tochas acesas que precediam sempre este homem no seu caminho, as danças e aclamações, os banquetes e as festas?
Que é feito das coroas e ornatos da sua cabeça, do ruidoso entusiasmo da cidade e dos vivas no circo?» 
«Não te disse muitas vezes - dirige-se agora a Eutrópio agarrado ao altar - que a riqueza é coisa fugitiva? Eras um rei e não podias suportar as minhas palavras. Não te dizia eu que a riqueza é um senhor ingrato? Eras um rei e não querias acreditar-me; e agora ensina-te a experiência que a riqueza é não só fugitiva e ingrata, mas também, homicida, pois já vedes a que estado te reduz. Não te dizia eu que as feridas causadas por um amigo vale mais que as caricias do inimigo?» 
E a seguir fala de povo ao povo irritado: 
«Deus permita que este sujeito mostre com as suas desditas e o poder e a clemência da Igreja. para salvar o inimigo que se refugia à sua sombra, a Igreja expõe-se à zanga do Imperador. Este é o melhor ornato ao altar. Esse avarento, esse ladrão, esse malvado, direis, é quem, se agarra à sagrada mesa? Isso de ornato é zombaria! - Não faleis assim. Uma prostituta enxugou os pés de Cristo; embaciou acaso a glória d'Ele? Vamos, vamos lançar-nos aos pés do principe; ou melhor, roguemos a Deus que lhe dê um  coração que saiba compadecer-se».
A liberdade e zelo com que procedia aos seus ministérios trouxeram-lhe muitas rivalidades e ódios. Um dos principais inimigos do Santo foi Teófilo de Alexandria, homem orgulhoso, que desejava reconquistar a supremacia da sua Igreja no Oriente, ameaçada desde 381 pelo Patriarca de Constantinopla, cidade imperial. Em 403 presidiu ao chamado Sínodo de Encina, perto de Calcedónia, a que não quis assistir São JOÃO. O Sínodo depôs este e o Imperador desterrou-o. No dia seguinte, foi chamado com o urgência porque um forte terramoto tinha assustado os seus inimigos. A calma durou dois meses.
Por motivo da inauguração duma estátua da imperatriz Eudóxia, houve danças e clamorosos jogos de carácter pagão. CRISÓSTOMO protestou na igreja. A Imperatriz revoltou-se mais e o santo respondeu-lhe num discurso que principia: 
«De novo dança e se enfurece Herodíades e pede a cabeça de JOÃO numa travessa».
E mostrando que a ninguém temia, continuou: 
«Que vou temer? A morte? Já sabeis ser Cristo a minha vida e morrer para mim é um ganho. O desterro? Mas se a terra toda é do Senhor! A perda dos bens? Nada trouxemos a este mundo e nada levaremos dele... Se desejo viver é pelas vossas almas».
O segundo desterro veio a 9 de Junho de 404. Passou três anos em Cúcuso da Arménia. E, porque estava perto dos seus amigos de Constantinopla, fez-se que mudasse para Pítio, na margem oriental do Mar Negro. No caminho morreu em Comana, cidade do Ponto, a 14 de Setembro de 407. As suas últimas palavras foram: 
«Senhor, seja feita a vossa vontade em todas as coisas assim na terra como no céu».
A imperatriz morreu pouco depois de CRISÓSTOMO sair para o segundo desterro, em fins de 404. Seu filho, Teodósio II, mandou trasladar os restos do Santo, colocando-os solenemente, a 27 de Janeiro de 438, na Igreja dos Apóstolos, de Constantinopla, data que deu origem à festa que até há pouco era celebrada no mesmo dia. Em 1204 foram levadas as relíquias para São Pedro de Roma, onde ainda hoje se conservam na capela do coro.
Desde o século VI que lhe é dado o título de CRISÓSTOMO, boca de ouro, porque é o maior de todos os oradores da Igreja Grega. São PIO X proclamou-o patrono especial da eloquência sagrada. A sua produção literária (600 títulos, entre discursos e sermões) ultrapassa a todos os outros escritores orientais ; e no Ocidente apenas se lhe pode comparar Santo Agostinho. O seu estilo junta a espiritualidade com a elegância e a forma helénicas. Os sermões, que duravam por vezes duas horas, são energéticos , muito apostólicos e realistas: entrelaçam-se neles, entre brilhantes imagens e comparações, os acontecimentos do dia com os princípios eternos da fé e o Evangelho, que ele tinha penetrado profundamente na leitura assídua de São Paulo: 
«Se alguma coisa sei, devo-a ao carinho com que leio diariamente as suas cartas».



JULIANO, Santo

Em Ancira, Galácia, hoje Ancara na Turquia, São JULIANO presbitero e mártir no tempo do imperador Licínio. (séc. IV)



DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE JERUSALÉM


Em Jerusalém. a DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS  que o imperador Constantino quis piedosamente edificar sobre o monte Calvário e sobre o Sepulcro do Senhor. (séc. IV)

LITÓRIO DE TOURS, Santo

    

Em Tours, na Gália Lionense  hoje França, São LITÓRIO bispo que foi o primeiro a construir uma igreja dentro dos muros da cidade, onde já anteriormente havia cristãos. (371)


EMILIANO DE VALENCESanto



Em Valence, na Gália Lionense, hoje França, Santo EMILIANO venerado como primeiro bispo desta cidade.(374)


MARCELINO DE CARTAGO, Santo



  
Em Cartago, hoje Tunísia, São MARCELINO mártir que, sendo tribuno e muito amigo de Santo AGOSTINHO e de São JERÓNIMO sob a opressão do usurpador Heracliano foi acusado falsamente e morto inocente pelos hereges donatistas, por defender a fé católica. (413)

MAURÍLIO DE ANGERSSanto


Em Angers, na Gália Lionense, hoje França, São MAURÍLIO bispo que nascido em  Milão, foi ao encontro de São MARTINHO DE TOURS pelo qual foi ordenado presbítero e enviado a dirigir a Igreja de Chalonnes-Sur-Loire eleito bispo, empenhou-se infatigavelmente em erradicar as superstições pagãs dos povos rurais. (453)


AMADO DE REMIREMONTSanto





Nos montes Vosgos, na Nêustria, hoje França, Santo AMADO presbitero e abade insigne pela sua austeridade, jejuns e amor à solidão, que dirigiu sabiamente o mosteiro de Habend depois denominado Remiremont por ele fundado juntamente com São ROMARICO. (629)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA de Editorial A. O. de Braga:

Representa-se geralmente em companhia dum corvo. É a lembrança de um incidente ocorrido quando o santo se encontrava ainda no mosteiro de São Maurício, em Agaunum, na Suiça. O superior tinha-o autorizado a viver numa caverna, à porta da qual um monge chamado Berin ia, duas vezes por semana, colocar um pote de água e um pão de cevada. Um dia apareceu na caverna um corvo que entornou o pote e levou o pão, obrigando o eremita a jejum prolongado. AMADO começou então a cultivar um campinho de cevada e abastecer-se de água numa fonte vizinha. 
Já assim  vivia há três anos quando o mosteiro recebeu a visita de Santo EUSTÁCIO, abade de Luxeuil, que regressava de uma viagem em que se tinha avistado com  São COLUMBANO em Bóbio. Todos sabem como era severa a regra seguiida pelos monges de Luxeuil. Em certas noites de Inverno, chegavam a recitar 75 salmos em matinas. Seduzido pela descrição que o visitante lhe fez das austeridades de Luxeuil, AMADO deixou o vale do Ródano e acompanhou EUSTÁCIO. De tempos a tempos, saía do mosteiro a evangelizar as populações idólatras das regiões austrasianas. Em Metz converteu um antigo conde palatino da corte de Teodeberto II, chamado ROMARICO.
Quando o monge AGRÉSTIO encabeçou uma revolta, esta foi severa e prontamente reprimida por Santo EUSTÁCIO. Não se sabe por que motivos São ROMARICO e Santo AMADO enfileiraram a principio ao lado de AGRÉSTIO. Mais tarde deixaram Luxeuil e, com  a aprovação de Santo EUSTÁCIO fundaram em Hebend na propriedade de um antigo palatino, um mosteiro dúplice para religiosos e religiosas, ao qual foi mais tarde dado o nome de REMIREMONT (RIMARICI MONS)AMADO, que foi o seu primeiro abade, estabeleceu para as monjas o costume do ofício perpétuo.
Divididas em  sete coros, como os anjos, as religiosas sucediam-se umas às outras, dias e noite, no canto do saltério, por forma a que nunca se interrompesse o louvor divino. Por sua vez AMADO vivia habitualmente ao fundo dum barranco, encerrado numa gruta, para onde lhe desciam a comida por uma corda, e só subia à superfície nos sábados e domingos, a fim de assistir aos ofícios divinos e pregar às duas comunidades. Morreu pelo ano de 627.
Também se festeja hoje outro Santo AMADO que, depois de ter sido abade de Agaunum, foi bispo de Sion (Suiça) e morreu, desterrado por Ebroíno, na abadia de Saint-Pierre-du-Breuil (actual diocese de Arrás), em 690.



VENÉRIO DA LIGÚRIASanto



Na ilha de Tino, no golfo de La Spézia, Itália, São VENÉRIO eremita. (séc. VII)

AMADO DE SENS ou de SION, Santo



Em Breuil, na Gália Ambianense, hoje França, o passamento de São AMADO bispo de Sion na Suíça que, por ordem do rei Teodorico II foi mandado para o exílio e aí morreu. (690)


MARIA DE JESUS (Maria López de Rivas), Beata



Em Toledo, Espanha, a beata MARIA DE JESUS (Maria López de Rivas) virgem, da Ordem das Carmelitas Descalças que teve a graça extraordinária da comunicação das dores da Paixão do Senhor, tanto na alma como no corpo, permanecendo sempre humilde e paciente em tudo. (1640)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

Esta discípula de Santa TERESA DÁVILA que entrou no carmelo aos 17 anos e que nasceu em Tartanedo - Espanha a 18 de Agosto de 1560, somente subiu às honras da beatificação em 14 de Novembro de 1976.
(...)  (...)   (...)
Faleceu santamente em Toledo, a 13 de Setembro de 1640.
AAS 69 (1977) 252-5; L'OSS. ROM. 21.11.1976


CLÁUDIO DUMONET, Beato

Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, França, o beato CLÁUDIO DUMONET presbitero e mártir que, sendo mestre de artes durante a perseguição religiosa foi encerrado na esquálida galera, onde com os pés encadeados e desfalecido pela febre e condições desumanas morreu por Cristo. (1794)  


AURÉLIO MARIA (Benvindo Villalon Acebron), Beato





Em Almeria, na Andaluzia, Espanha, o Beato AURÉLIO MARIA (Benvindo Villalon Acebron) irmão da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir, assassinado em, ódio à igreja. (1936)



 ... E AINDA  ...

BERNARDO DE SILIONS, Beato 



Francesco Maqueda Lopez nacque il 10 ottobre 1914 a Villacanas, in Spagna. Entrato nel seminario diocesano di Toledo, ricevette il suddiaconato il 5 giugno 1936. Era in quel tempo scoppiata la sanguinosissima Guerra Civile Spagnola, che tante vittime fece tra la popolazione cattolica.
Prevedendo l’arresto, l’11 settembre 1936 il giovane Francesco digiunò e trascorse la mattinata raccolto in preghiera. Verso mezzogiorno i rivoluzionari bussarono alla porta della sua casa e lo condussero nella chiesa dell’Addolorata, adibita a prigione. Il seminarista non mancò di incoraggiare tutti gli altri detenuti, guidando la recita del Santo Rosario e di altre preghiere in preparazione alla morte ormai imminente.
Durante la notte, insieme ad altri prigionieri, venne trasportato su di un camion lungo la strada nazionale per l’Andalusia; giunti a Dosbarrios, li fecero scendere e li fucilarono. Era il 12 settembre 1936, nel pieno della guerra.
La fama di santità e di martirio di questo giovane seminarista non svanì col passare del tempo, anzi andò crescedo e fu dunque inrodotta la sua causa di beatificazione, unitamente a 12 sacerdoti del clero diocesano di Toledo. Conclusa positivamente l’inchiesta diocesana sulla vita e sulle virtù, gli atti furono dichiarati validi dalla Congregazione delle Cause dei Santi con decreto del 18 febbraio 1994. Papa Benedetto XVI ha riconosciuto il martirio di Francesco Maqueda Lopez il 28 aprile 2006 ed egli è stato beatificato il 28 ottobre 2007 insieme con altre 497 vittime della medesima persecuzione. .


EVANZIO DE AUTUN, Santo



Nome poco usato, comunque vi sono tre santi con questo nome, tutti vescovi e tutti francesi (Evance), il primo vescovo di Autun, gli altri due di Mende e di Vienne e di cui non si sa quasi niente.
Evanzio, vescovo di Autun è citato nel ‘Martirologio Geronimiano’ al 12 settembre, egli figura nella serie dei vescovi della città, l’antica romana ‘Augustodunum’, tra il settimo e il decimo posto; alcuni dicono dopo san Simplicio verso il 420, altri invece lo identificano con il vescovo che sottoscrisse il Concilio di Nimes del 394 “Ego Evantius subscripsi”.
Altri pensano che sia il prete Evanzio rappresentante di s. Gregorio di Langres al III Concilio di Orléans nel 538 e divenuto poi vescovo, ma più affidabile sembra quello del 394: Evanzio è anche citato in vari manoscritti del ‘Martirologio di Beda’ e in quello di Usuardo.
Viene celebrato nella diocesi di Autun (Saône-et-Loire) il 13 settembre, essendo il 12 dedicato al Nome di Maria, insieme a s. Nettario, altro vescovo di Autun nel 549.




miscelania 003

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Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las





São BARTOLOMEU DE MESSINES

Céu escurecido com fumo e incêndios em Monchique  


ANTÓNIO FONSECA

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