domingo, 4 de outubro de 2020

CÂNTICO AO IRMÃO SOL ou CÂNTICO DAS CRIATURAS - FRANCISCO DE ASSIS - 4 DE OUTUBRO DE 2020

CÂNTICO AO IRMÃO SOL 

ou

CÂNTICO DAS CRIATURAS


Altíssimo, Omnipotente, Bom Senhor,

Teus são o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.

Só a Ti, Altíssimo, são devidos;

E homem algum é digno de Te mencionar



O SOL


Louvado sejas, meu Senhor

Com todas as tuas criaturas,

Especialmente o senhor irmão Sol,

que clareia o dia

E com a sua luz nos alumia.


E ele é belo e radiante

Com grande esplendor:

De Ti, Altíssimo, é a imagem.


A LUA E AS ESTRELAS


Louvado sejas, meu Senhor.

Pela irmã Lua e as Estrelas,

Que no céu formaste-as claras 

E preciosas e belas.


O ELEMENTO AR


Louvado sejas, meu Senhor

Pelo irmão VENTO

Pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo

Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.


O ELEMENTO ÁGUA


Louvado sejas, meu Senhor

Pela irmã Água,

Que é muito útil e humilde

E preciosa e casta.


O ELEMENTO FOGO


Louvado sejas, meu Senhor

Pelo irmão Fogo

Pelo qual iluminas a noite.


E ele é belo e jucundo

E vigoroso e forte.


O ELEMENTO TERRA


Louvado sejas, meu Senhor

Pela nossa irmã a mãe Terra

Que nos sustenta e governa

E produz frutos diversos

E coloridas flores e ervas.


O AMOR DIVINO


Louvado sejas, meu Senhor

Pelos que perdoam, por teu amor

E suportam enfermidades e tribulações.

Bem-aventurados os que as sustentam em paz

Que por Ti, Altíssimo, serão coroados.


A VIDA ETERNA


Louvado sejas, meu Senhor

Por nossa irmã a Morte corporal

Da qual homem algum pode escapar

Ai dos que morrerem em pecado mortal.


Felizes os que ela achar conforme a Tua Santíssima vontade

Porque a morte segunda não lhes fará mal


Louvai e bendizei ao meu Senhor

E dai-lhe graças

E servi-O com grande humildade.



FRANCISCO DE ASSIS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...