quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Nº 4359 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 289) - SANTOS DE CADA DIA - 21 DE OUTUBRO DE 2020 - Nº 343 DO 13º ANO

            CAROS AMIGOS:






As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão 
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~

Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº   4   3   5   9

SÉRIE DE 2020 - (Nº  2 8 9)

21  DE  OUTUBRO  DE  2020

SANTOS DE CADA DIA 

(Nº   3  4  3)


1 3º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA




**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****
***************
*************

HILARIÃO, Santo


A figura de Santo HILARIÃO tornou-se popularíssima na Idade Média sobretudo  por causa dos seus milagres. Hoje tem para nós especial interesse e dá-nos oportunas lições.. Jovem rico er com futuro, soube desfazer-se de quanto lhe pesava, a fim de voar para as alturas da perfeição evangélica, retirou-se das relações  com o mundo e buscou no deserto o paraíso. Teve a sorte de encontrar um grande cantor das suas façanhas em São JERÓNIMO e hoje podemos seguir passo a passo o decorrer da sua vida oura e transparente como a +água de regato escondido.


(...)

(...)


Ver mais sobre Santo HILARIÃO no livro SANTOS DE CADA DIA  da editorial AO de Braga



ÚRSULA e as 11 000 Virgens, Santas


 No século IX descobriu-se em Colónia, numa igreja do século IV, uma epígrafe confusa, cujo princípio «XI M» se podia ler ONZE MÁRTIRES ou ONZE MIL. Adoptou-se a segunda leitura; e ficou entendido que fora para honrar 11 000 virgens martirizadas nesse local que a sobredita igreja foi construída. Na narrativa, chamada Paixão, fabricada para contar a história delas, lia-se qie tinham fugido de Inglaterra com ÚRSULA, filha do rei, para escapar aos Saxões pagãos, que, segundo ÚRSULA ficara sabendo na oração, iam invadir esse país. Por desgraça, quando o navio com elas chegou a Colónia, já lá estava Átila com os seus Hunos. Ele quis casar-se com a princesa ÚRSULA e destinou para esposas dos seus guerreiros as outras. Mas tendo todas recusado sacrificar a própria virgindade, todas foram assassinadas; e ficou havendo, disse-se, mais de 11 000 «virgens e mártires» no paraíso. 
O bom êxito deste romance foi enorme. Santa ÚRSULA tornou-se popular na Europa inteira, a universidade de Paris e o Instituto de Santa ÂNGELA MERICI (Ursulinas) tomaram-na como padroeira. Todas as igrejas quiseram ter relíquias das Onze Mil Virgens graças a um antigo cemitério descoberto em Colónia em 1106, foi possível satisfazer tantos pedidos.


GONÇALO DE LAGOS,  Santo

 



Ver mais sobre GONÇALO DE LAGOS este Blogue no dia 27 de Outubro e também  no livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial AO de Braga.



GASPAR DEL BÚFALO, Santo


Filho dum empregado do príncipe Altiéri, GASPAR nasceu em 1786 e estudou no Colégio Romano; pensou entrar na Companhia de Jesus, restabelecida em 1814. Foi ordenado sacerdote em 1808 e, porque se recusou a prestar juramento de fidelidade a Napoleão, passou cinco anos no cárcere. Reapareceu, desde que terminou a aventura imperial de Bonaparte , e foi encarregado por PIO VII de pregar missões na Itália do centro. O carácter um pouco teatral que lhes dava e a sua eloquência trovejante produziram grandes resultados. Para ajudar no seu labor apostólico, fundou em 1818 o Instituto dos Padres do Preciosíssimo Sangue. Faleceu a 28 de Dezembro de 1836.




DÁSIO, ZÓTICO e CAIO, Santos

Em Nicomédia, na Bitínia hoje Izmit - Turquia os santos DÁSIO, ZÓTICO e CAIO que eram servos do minerador Diocleciano e, falsamente acusados de terem incendiado o palácio, foram condenados à morte e lançados ao mar com grandes pedras atadas ao pescoço. (303)


MALCO, Santo

Comemoração de São MALCO monge, cuja ilustre vida ascética em Marónia perto de Antioquia da Síria hoje Turquia, é referida por São JERÓNIMO. (séc. IV)

SEVERINO,  Santo

Em Bordéus, Aquitânia hoje França, São SEVERINO Bispo que originário das terras do Oriente, foi honrosamente recebido por Santo AMANDO que o quis como seu sucessor. ((séc. V)

CILÍNIA,  Santa

Em Laon, na Gália hoje França, Santa CILÍNIA mãe dos santos bispos PRINCÍPIO de SOISSONS e REMÍGIO DE REIMS. (458)


VIADOR, Santo



Em Lião, Gália hoje França São VIADOR leitor que foi discípulo e ministro de São JUSTO, Bispo de Lião e acompanhou-o no ermo do Egipto e na sua morte. (481)


VENDELINO, Santo

Em Tréveris, na Austrásia hoje Alemanha, São VENDELINO eremita. ((séc, VI)


MAURÓNIO, Santo

Em Marselha na província da Gália hoje França, São MAURÓNIO  bispo que foi também abade do mosteiro de São Vítor. (780)

PEDRO CAPÚCCI,  Beato

Em Cortona, na Etrúria hoje na Toscana - Itália, o beato PEDRO CAPÚCCI presbítero da Ordem dos Pregadores que meditando sobre a morte se voltou para as realidades celestes e com fervorosa pregação exortou os fiéis a evitar a ,morte eterna. (1445)


JULIÃO NAKAURA, Santo



Em Nishizaka colina de Nagasáqui - Japão JULIÃO NAKAURA religioso da Companhia de Jesus e mártir. (1633)

PEDRO YU TAE-CH'OL, Santo

Em Seul, na Coreia São PEDRO YU TAE-CH'OL mártir que com a idade de 13 anos, no cárcere exortava os companheiros de cativeiro a suportar os suplícios e, flagelado com cem açoites e depois estrangulado, consumou o sue martírio. (1839)

ESTANISLAU GARCIA OBESO, Santo

Em Montes de Saja, na Cantábria - litoral de Espanha o beato ESTANISLAU GARCIA OBESO presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir. (1936)



LAURA DE SANTA CATARINA DE SENA (Laura Montoya y Upegui), Santa

Em Belencito - Medellin - Colômbia Santa LAURA DE SANTA CATARINA DE SENA (Laura Montoya y Upegui) virgem que com grande sucesso se dedicou a anunciar o Evangelho aos indígenas que ainda desconheciam a fé em Cristo e fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catarina de Sena. (1949)

*********************

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»


miscelania 008

»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII



 


"""""""""""""""


Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...