CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 4 1
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 7 1)
3 DE OUTUBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 3 2 5)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
FRANCISCO DE BORJA, Santo
São FRANCISCO DE BORJA nasceu em Gandia, Espanha, a 28 de Outubro de 1510. Fora seu pai Dom João de Borja, terceiro duque de Gandia, neto de Rodrigo de Borja, e sua mãe Dona Joana de Aragão, neta do rei católico. Era, portanto, bisneto de ALEXANDRE VI e de Fernando V de Aragão; flor nascida dum solo manchado, destinado ele pela Providência a purificá-lo com as suas terríveis penitências e a cooperar na reforma da Igreja e na expansão da Companhia de Jesus; era esta na sua dupla missão. Penitente como um anacoreta e apóstolo como um XAVIER.
(...)
(...)
Ver mais sobre São FRANCISCO DE BORJA no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
VERÍSSIMO, MÁXIMA e JÚLIA, Santos
Assim diz o Martirológio Romano de 1953:
«Em Lisboa, na Lusitânia (hoje Portugal) os santos mártires VERÍSSIMO e suas irmãs MÁXIMA e JÚLIA, que sofreram durante a perseguição do imperador Diocleciano» (284-305) Estes mártires, já muito celebrados na Península Ibérica, foram incluídos no Martirológio Romano pelo monge USUARDO, nos fins do século IX. No século seguinte, o calendário moçárabe de Córdova explica: «em Lisboa junto do mar oceano». E, subindo mais longe, parec e bem que já tinham culto no século VI, e com certeza nos séculos X e XI, quando pelo menos 7 igrejas lhes estavam dedicadas, só entre os rios Mondego e Minho. Não podemos acrescentar particularidades sobre o martírio.
A igreja de Santos-o-Velho foi a primeira em Lisboa que albergou as relíquias deles; estas foram trasladadas por ordem de Dom João II, em 1475, para Santos-o-Novo, mosteiro das Comendadeiras de São Tiago.
EVALDO (Castanho-escuro) e EVALDO (Louro), Santos
É por meio de BEDA o Venerável, seu compatriota e contemporâneo, que temos conhecimento destes dois irmãos. Tomou-se o hábito, escreve o mesmo, de os designar pela cor do cabelo. Entre si amavam-se profundamente e nunca se separaram. Juntos se fizeram monges na Irlanda, e juntos seguiram São VILIBORDO quando este se lançou a converter os Frisões; mas depois separaram-se dele para irem, por seu lado, levar o Evangelho aos Saxões.
Estes Alemães da Renânia, diz BEDA, eram então governados por «sátrapas». Cada tribo tinha o seu, que era independente e senhor na sua terra. Excepto em tempo de guerra, quando todos obedeciam a um dentre eles, que voltava ao seu posto logo que a paz se restabelecia.
(...)
Ver mais sobre os dois EVALDOS no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
COLUMBA (Joseph-Aloysius) MARMION, Beato
JOSEPH ALOYSIUS MARMION nasceu em Dublin - Irlanda no dia 1 de Abril de 1858, de pai rlandês e mãe francesa. Três das suas irmãs consagraram-se a Deus numa Congregação religiosa chamada «Irmãs da Misericórdia».
Aos dezasseis anos ingressou no Seminário diocesano de Dublin, e terminou os seus estudos de teologia no Colégio «De Propaganda Fide», em Roma, sendo ordenado sacerdote em 16 de Junho de 1881.
(...)
Ver mais sobre os JOSEPH ALOYSIUS MARMION no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
DIONÍSIO AREOPAGITA, Santo
Comemoração de São DIONÍSIO AREOPAGITA que se converteu a Cristo quando o Apóstolo São PAULO falou no Areópago e foi constituído primeiro bispo de Atenas.
CÂNDIDA, Santa
Em Roma, no cemitério de Ponciano, junto à Via portuense, santa CÂNDIDA mártir. (data incerta)
FAUSTO, CAIO, PEDRO, PAULO, EUSÉBIO, QUEREMÃO, LÚCIO e outros dois, Santos
Em Alexandria, no Egipto a comemoração dos santos FAUSTO, CAIO, PEDRO, PAULO, EUSÉBIO, QUEREMÃO, LÚCIO e outros dois que, no tempo do imperador Décio e do imperador Valeriano por ordem do prefeito Emiliano, sofreram muito, juntamente com o bispo DIONISIO como confessores da fé; a eles se associa FAUSTO que sofreu o martírio no tempo do imperador Diocleciano (Séc. III)
HESÍQUIO, Santo
Em Mayuma na Palestina a comemoração de Santo HESÍQUIO monge ,que foi discipiulo de Santo HILARIÃO e seu companheiro de peregrinação. (séc. IV)
MAXIMIANO, santo
Comemoração de São MAXIMIANO bispo de Bagai na Numídia hoje Argélia que, repetidamente torturado pelos hereges foi depois precipitado do alto duma torre e abandonado como morto; ,mas, recolhido por uns transeuntes, recuperou a saúde e não desistiu de lutar pela fé católica. (410)
CIPRIANO, Santo
Em Toulon, Provença região da Gália hoje França, São CIPRIANO bispo, discípulo de São CESÁRIO DE ARLES que defendeu em vários sínodos a verdadeira fé sobre a graça , ensinando que ninguém pode por si só alcançar as realidades divinas, se antes não é chamado pela graça de Deus. (543)
UTÃO ou OTÃO, Beato
No mosteiro de Metten, na Baviera hoje Alemanha, o Beato UTÃO (OTÃO) fundador e primeiro abade. (802)
GERARDO, Santo
Em Namur na Lotaringia hoje Bélgica, São GERARDO primeiro abade do mosteiro de Brogne, por ele mesmo fundado, que se empenhou pela renovação da disciplina monástica na Flandres e na Lotaríngia e reconduziu muitos cenóbios à oiriginária obserrvância da regra. (959)
ADALGOTO, Beato
Em Chur, território dos Helvécios hoje Suiça, o beato ADALGOTO discípulo de São BERNARDO em Claraval que foi admirável exemplo de observância monástica. (1160)
AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO e companheiros, ANTÓNIO BARACHO, ANTÓNIO VILELA CID, ANTÓNIO VILELA JUNIOR e sua filha, DIOGO PEREIRA, MANUEL RODRIGUES MOURA e sua esposa, filha de FRANCISCO DIAS JÚNIOR, FRANCISCO DE BASTOS, FRANCISCO MENDES PEREIRA, JOÃO DA SILVEIRA, JOÃO LOSTAU NAVARRO, JOÃO MARTINS e 7 jovens, JOSÉ DO PORTO, MATEUS MOREIRA, SIMÃO CORREIA, ESTEVÃO MACHADO DE MIRANDA e duas filhas e VICENTE DE SOUSA PEREIRA, Beatos
Nas margens do Rio Uruaçu, Natal no Brasil, os beatos AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO e companheiros, ANTÓNIO BARACHO, ANTÓNIO VILELA CID, ANTÓNIO VILELA JUNIOR e sua filha, DIOGO PEREIRA, MANUEL RODRIGUES MOURA e sua esposa, filha de FRANCISCO DIAS JÚNIOR, FRANCISCO DE BASTOS, FRANCISCO MENDES PEREIRA, JOÃO DA SILVEIRA, JOÃO LOSTAU NAVARRO, JOÃO MARTINS e 7 jovens, JOSÉ DO PORTO, MATEUS MOREIRA, SIMÃO CORREIA, ESTEVÃO MACHADO DE MIRANDA e duas filhas e VICENTE DE SOUSA PEREIRA, MÁRTIRES (1645)
CRESCÊNCIO GARCIA POBO, Beato
Em Madrid - Espanha, o beato CRESCÊNCIO GARCIA POBO presbitero da Congregação dos terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Doires e mártir (1936)
EUFROSINO MARIA (José Luís Raga Nadal), Beato
Em Barcelona - Espanha, o beato EUFROSINO MARIA (José Luís Raga Nadal) religioso da Ordem dos Carmelitas e mártir (1936)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.