terça-feira, 16 de maio de 2023

Nº 5 293 SÉRIE DE 2023 - (Nº 1 3 5) 16 DE MAIO DE 2023 SANTOS DE CADA DIA (Nº 1 9 0) do 16º ano

   Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

135º  Número

da Série de 2023

e o Nº  1  9  0


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  2  9  3


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  1  3  5)


 
16 DE MAIO DE 2023


SANTOS DE CADA DIA





(Nº  1  9  0)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****




JOÃO NEPOMUCENO, Santo
Mártir - 1381


Tem especial importância na história do sigilo ou segredo no sacramento da Penitência. Chama-se NEPOMUCENO por ter nascido na cidade de Nepomuk, na Boémia, antiga Checoslováquia. Ordenado sacerdote, sobressaiu imediatamente pela santidade devida  e a energia da palavra. Foi nomeado pregador da corte de Venceslau IV em Praga e cónego dessa sé metropolitana. A história do seu
 ministério sacerdotal resume-a o epitáfio que foi gravado no seu túmulo:

«Aqui jaz o venerabilíssimo JOÃO NEPOMUCENO doutor cónego desta igreja e confessor da rainha, ilustre pelos seus milagres, o qual, por ter guardado o sigilo sacramental foi cruelmente atormentado, e lançado de cima da ponte de Praga ao rio Moldava, por ordem de VENCESLAU IV, no ano de 1383»
(...)


ANDRÉ BOBOLA, santo
Mártires - 1590-1657

Em Janow, junto a Pinsk, nas margens do rio Pripjat, na Polónia, santo ANDRÉ BOBOLA presbitero da Companhia de Jesus, que foi zeloso promotor da unidade dos cristãos, até que, arrebatado por soldados, de bom grado deu o supremo testemunho da fé com o derramamento de sangue. (1657)

SIMÃO STOCK, Santo
Reliugioso - 1165-1265

Em Bordéus, na Gasconha, hoje França, São SIMÃO STOCK presbitero que, depois de ter sido eremita na Inglaterra, ingressou na Ordem dos Carmelitas, da qual foi admirável superior, tornando se célebre pela sua singular devoção à Virgem Maria. (1265)

ALÍPIO de Tagaste, Santo
Bispo

Celebra-se em Tagaste, África, santo ALÍPIO bispo. Primeiro foi discípulo de Santo AGOSTINHO, depois seu companheiro na conversão. E tornou-se seu colega no episcopado, seu auxiliar corajoso nos combates contra os hereges, e por +último seu associado na glória celeste.


MARIA LUÍSA TRICHET, Beata
Religiosa - 1654-1759

MARIA LUÍSA TRICHET nasceu em Poitiers, em 7 de maio de 1684. Cresceu num ambiente de 8 irmãos, sob a guia da mãe, mulher de carácter forte, e do pai, habituado a exercer o direito e a julgar com rectidão, como consultor jurídico do governo da cidade.
Chegada ao tempo de escolaridade, frequentou um  colégio de 
religiosas no Convento de Notre Dame, onde encontrou um ambiente de formação cristã, muito ao seu gosto, observando como as educadoras levavam uma vida contemplativa na acção.
À sombra da cruz projetou-se nesta família. Vitimada por grave doença, morreu sua irmã TERESA, enquanto JOANA, a irmã mais velha, ficou paralítica desde os 13 anos de idade até à morte. A jovem estudante, sempre que regressava a casa, ocupava-se carinhosamente a sua irmã paralítica, familiarizando-se com a dor e o carinho para com os doentes.
No ano de 1701, ISABEL outra sua irmã, regressou emocionada do sermão que acabara de ouvir numa igreja da cidade. MARIA LUÍSA intuiu que ela tinha feito uma grande descoberta, Indaga a razão da grande emoção e chega ao conhecimento de que sua irmã tinha ouvido a pregação e se tinha confessado ao capelão do Hospital Padre LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT.
Quis também ela conhecer e ouvir o fervoroso sacerdote. No confessionário dá-se o primeiro encontro entre essas duas almas sedentas de Deus, ambas sonhadoras da dedicação à salvação dos homens e ao amparo dos desprotegidos. Perante os sinais evidentes de vocação consagrada, o Padre LUÍS MARIA afirmou sem rodeios: «Foi Nossa Senhora que te enviou. Tornar-te-ás religiosa».
Estas palavras marcam o compromisso entre estas duas grandes almas, um compromisso para a glória de Deus e louvor de Maria, que eles tanto amavam,  compromisso que tinha por base a cruz, a Sabedoria da cruz, que no verbo Encarnado quis abraçar.
Após um doloroso Noviciado entre incompreensões e obstáculos, começou MARIA LUISA a dedicar-se ao serviço dos pobres e doentes do hospital de Poitiers. Entretanto, ficou entregue aos cuidados do Espírito Santo, já que o Padre Capelão se tinha ausentado por um período de 10 anos para se dedicar à pregação de missões populares na sua querida Bretanha.
A 2 de Fevereiro de 1703 emitiu MARIA LUÍSA os votos religiosos, sob a orientação do seu confessor,, tornando-se assim  a primeira pedra da Congregação das Filhas da sabedoria. O novo Instituto, á sombra da cruz e protecção de Maria, teria por missão servir os pobres e os doentes e dedicar se à formação cristã da juventude. depois de um período de florescimento , atingindo a cifra de 5000 religiosas , encontra-se actualmente muito diminuído, devido á falta de vocações.
~Esta discípula de São LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT, e sua colaboração na fundação da Congregação das Filhas da sabedoria, faleceu a 28 de Abril de 1759. Foi beatificada e m Roma pelo papa JOÃO PAULO II, a 16 de maio de 1993. 




FÉLIX e GENÉDIO, Santos
Mártires - data incerta


Em Uzális, África Proconsular, hoje na Tunísia, a comemoração dos santos FÉLIX e GENÁDIO, mártires. (data incerta)

FLORÊNCIO e DIOCLECIANO, Santos
Mártires - data incerta


Em Ósimo, no Piceno, hoje nas Marcas, Itália, os santos FLORÊNCIO e DIOCLECIANO mártires. (data incerta)



ABDAS e EDÉSIO e 38 companheiros, Santos
Mártires - 375


Na antiga Pérsia, os santos mártires ABDAS e EDÉSIO bispos, que foram mortos por ordem do rei Sapor II, juntamente com 38 companheiros (375-376)



PEREGRINO de Bouly, Santo
Mártiir - séc. IV


Em Bouby, Auxerre, na Gália hoje França São PEREGRINO mártir venerado como primeiro bispo desta cidade - (séc. IV-V)



POSSÍDIO de Guelma, Santo
Bispo - 473


Comemoração de São POSSÍDIO bispo de Guelma, na Numídia, Argélia que foi discípulo e amigo de Santo AGOSTINHO assistiu à sua morte e escreveu a sua memorável biografia. (473



FÍDOLO de Troyes, Santo
Presbitero - 540


Em Troyes, na Gália Lionense, hoje França São FÍDOLO presbitero que segundo a tradição foi feito prisioneiro  de guerra pelo rei Teodorico durante a invasão de Auvergne mas resgatado e instruído no serviço de Deus por Santo AVENTINO abade, foi o seu sucessor. (540)



BRANDÃO de Irlanda, santo
Abaxde - 577


Na Irlanda, São BRANDÃO abade de Clonfert, zeloso propagador da vida monástica, de quem se narra a célebre "navegação de São BRANDÃO».


HONORATO de Amiens, Santo
Bispo - 600


Em Amiens, na Nêustria hoje França, Santo HONORATO bispo. (séc. VII)



CARANTOCO da Bretanha, Santo
Bispo e abade - séc. VII


Na Bretanha, Grã-Bretanha São CARANTOCO Bispo e abade de Cardigan. (séc. VII)



44 MONGES da Palestina, Santos
Mártires - 614


Na Palestina, a paixão de 44 SANTOS MONGES que, no tempo do imperador Heráclio foram massacrados pelos sarracenos que assaltaram o seu mosteiro de São SABAS. (614)




GERMÉRIO de Toulouse, Santo
Bispo - séc. VII


Em Toulouse, na Aquitânia, hoje França, São GERMÉRIO bispo que se empenhou em divulgar o culto de São SATURNINO e visitar assiduamente o povo que lhe foi confiado. (séc. VII)



UBALDO de Gúbbio, Santo
Bispo - 1160


Em Gúbbio, na Úmbria, Itália, Santo UBALDO bispo que trabalhou diligentemente para renovar a vida comunitária dos clérigos. (1160)



ADÃO de Fermo, santo
Abade - 1518


Em Fermo, no Piceno hoje nas Marcas, Itália, Santo ADÃO abade do mosteiro de São SABINO., (1210)



MIGUEL WOZMIAK, Beato
Presbitero e mártir - 1942


Perto de Munique, Baviera, Alemanha, o beato MIGUEL WOZNIAK presbitero e mártir, que foi deportado da Polónia, ocupada por um regime hostil à dignidade humana e à religião para o campo de concentração de Dachau e, depois de cruéis torturas partiu para a glória celeste. (1942)


VITAL VLADIMIRO BAJRAK, Beato
Presbitero e mártir - 1946


Em Drohobych, na Ucrânia, o beato VITAL VLADIMIRO BAJRAK presbitero da Ordem de São JOSAFAT e m+artir, que perante os perseguidores da religião pelo combate da fé alcançou o fruto da vida eterna. (1946)

*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...