domingo, 14 de maio de 2023

VI DOMINGO DE PÁSCOA - LEITURAS - 14 DE MAIO DE 2023

                                           Vi DOMINGO DE PÁSCOA


14 DE MAIO DE 2023


LEITURA DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS

Actos 8, 5-8, 14-17


Naqueles dias, Filipe desceu a uma cidade da Samaria e começou a pregar o Messias àquela gente.

As multidões aderiam unanimemente às palavras de Filipe, ao ouvi-las e ao ver os milagres que fazia. 

De muitos possessos saíam espíritos impuros, soltando enormes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. 

E houve muita alegria naquela cidade. 

Quando os Apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. 

Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos, para que recebessem o Espírito Santo, que ainda não tinha descido sobre eles; só estavam baptizados em nome do Senhor Jesus. 

Então impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo.


Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 65 (66)


REFRÃO


A terra inteira aclame o Senhor.


(Repete-se) 



A terra inteira aclame o Senhor.


1


Aclamai a Deus, terra inteira, 

cantai a glória do seu nome,

celebrai os seus louvores, dizei a Deus:

«Maravilhosas são as vossas obras»



2


«A terra inteira Vos adore e celebre,

entoe hinos ao vosso nome».

Vinde contemplar as obras de Deus,

admirável na sua acção pelos homens.


 3


Todos os que temeis a Deus, vinde e ouvi,

vou narrar-vos quanto Ele fez por mim.

Bendito seja Deus que não rejeitou a minha prece,

nem me retirou a sua misericórdia.




LEITURA DA PRIMEIRA EPÍSTOLA 

DE SÃO PEDRO

1 Ped 3, 15-18

 

Caríssimos: 

Venerai Cristo Senhor em vossos corações, prontos sempre a responder, a quem quer que seja, sobre a razão da vossa esperança. 

Mas seja com brandura e respeito, conservando uma boa consciência, para que, naquilo mesmo em que fordes caluniados, sejam confundidos os que dizem mal do vosso bom procedimento em Cristo. 

Mais vale padecer por fazer o bem, se for essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal. 

Na verdade, Cristo morreu uma só vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. 

Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito.


Palavra do Senhor.


EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO


Jo 14, 15-21


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 

E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco: Ele é o Espírito da verdade, que no mundo não pode receber, porque não O ê nem O conhece, mas que vos conheceis, por que habita convosco e está em vós. 

Não vos deixarei órfãos, voltarei para junto de vós. 

Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis. 

Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós. 

Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. 

E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».

 

PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



VI DOMINGO DE PÁSCOA




14 DE MAIO DE 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...