domingo, 28 de maio de 2023

Nº 5 305 - SÉRIE DE 2023 - Nº (147) - SANTOS DE CADA DIA - 28 DE MAIO DE 2023 - PENTECOSTES - NÚMERO ( 2 0 2 ) DO 16º ANO

 Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

147º  Número

da Série de 2023

e o Nº  2  0  2


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  3  0  5


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  1  4  7)


 
28 DE MAIO DE 2023


SANTOS DE CADA DIA

DOMINGO DE PENTECOSTES




(Nº  2  0  2)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida


___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****




JUSTO DE URGEL, Santo
NEBRÍDIO de Egara, Santo
JUSTINIANO de Valência, Santo
ELPÍDIO de Huesca, Santo
Bispos - século VI

SÃO JUSTO nasceu na Espanha Citerior, de pais católicos, cuja piedade era bem patente na educação cristã dos quatro filhos que lhes concedera o céu, os quais foram : o nosso Santo. RIBEIRO, JUSTÍNIANO e ELPIDIO, dos quais Santo Isidoro  de Sevilha faz menção com particular elogio ao catálogo dos varões ilustres que haviam florescido em Espanha, chegando a ser, por seus relevantes méritos, prelados de quatro diferentes igrejas, respectivamente, de Urgel, Egara, Valência e Huesca.
Seus pais, logo que JUSTO chegou à idade competente, destinaram-no às letras, nas quais fez maravilhosos progressos, bem como na ciência dos santos e na virtude.
Conheceu que a base, o principio e fundamento da verdadeira sabedoria era o temor de Deus, e condimentando o estudo com a oração, e os exercícios literários com a prática das boas obras, mostrou ser santo e douto. Desejoso de se dedicar inteiramente ao serviço do Senhor, abraçou o estado eclesiástico, e cheio de ciência e de virtudes ascendeu ao sacerdócio, tornando-se digno de tão alta dignidade por seu conhecido mérito e notória santidade. Cheio do maior zelo pela salvação das almas, dedicou-se com todo o coração à pregação da palavra divina, e como os sermões eram em tudo conformes à vida, era abundante o fruto colhido.
Vagou o bispado de Urgel e JUSTO foi elevado àquela sé com aplauso geral do clero e do povo, persuadidos que uma pessoa de mérito tão notório daria muito lustre, brilho e honra a tão alto ministério. Não foram baldadas essas esperanças: portou-se como vigilante pastor e como pai caritativo com o rebanhio que o Senhor confiou aos seus cuidados e direcção. Quis também ser útil à igreja por meio de seus escritos; como prova da sua condição e inteligência culta, expôs  o Cântico dos Cânticos em sentido espiritual, publicado por MEDARDO em 1525. Tomou parte em concílios de Toledo, Lérida e Valência.
Finalmente, cheio de virtudes e de merecimentos, depois de um  glorioso pontificado de doze anos, voou a sua alma puríssima à mansão dos justos nos meados s do século VI.

GERMANO DE PARIS, Santo
Bispo - 576



Em Paris, na Gália, hoje França, São GERMANO bispo que era abade de São SINFORIANO em Autun quando foi chamado para a sede episcopal de Paris e, continuando o modo de vida monástica, exerceu com muito fruto o ministério pastoral das almas. (576)



HELICÓNIDES de Corinto, Santa
; Mártir - séc. IV

Em Corinto, na Acaia, hoje Grécia, Santa HELICÓNIDES mártir que, no tempo do imperador Gordiano, sob a jurisdição do governador Perénio e do seu sucessor Justino, depois de suportar muitos tormentos, finalmente decapitado consumou o seu martírio. (séc. III)


CARAÚNO de Chartres, Santo
Bispo - 475


Em Chartres na Gália Lionense hoje França, '+' mártir. (séc. V)

GUILHERME de Gellone, Santo
Monge - 812


No mosteiro de Gellone, na Gália Narbonense, hoje França, São GUILHERME monge que depois de ter sido uma personagem de grande prestigio na corte do imperador, estimulado pela sua grande simpatia por São Bento de Aniane, tomou o habito monástico que honrou com eximia virtude. (812)

LANFRANCO de Cantuária, Beato
Bispo - 1089


Em Cantuária, Inglaterra, o beato LANFRANCO Bispo que, sendo monge de Bec, na Normandia, fundou uma célebre escola  e disputou contra Berengário sobre a presença verdadeira do corpo e sangue de Cristo no sacramento eucarístico, depois elevado à sede episcopal de Cantuária, procurou reformar a disciplina da Igreja na Inglaterra. (1089)


UBALDINA de Pisa, Santa
Virgem - 1206


Em Pisa, na Etrúria hoje Toscana, Itália Santa UBALDINA virgem que desde os 16 anos de idade até à morte, durante 55 anos praticou infatigavelmente num hospício as obras de misericórdia. ((1206)


HERCULANO DE PIÉGARO, Beato
Presbitero - 1451


Em Castel Novo de Garfagnana, Etrúria, hoje Toscana Itália o beato HERCULANO DE PIEGARO presbítero da Ordem dos Menores que foi exímio pregador e resplandeceu pela austeridade de vida, longos jejuns e fama de milagres. (1451)


MARGARIDA POLE, Beata
Mãe de família e Mártir - 1541


Em Londres, Inglaterra a beata MARGARIDA POLE mãe de família e mártir, que sendo condessa de Salisbúria e mãe do cardeal Reinaldo, no reinado de Henrique VIII cujo divórcio ela censura, foi decapitada no cárcere da torre de Londres e descansou na paz de Cristo. (1541)


MARIA BARTOLOMEIA BAGNÉSI, Beata
Virgem - 1577


Em Florença, na Etrúria, hoje Toscana, Itália, a beata MARIA BARTOLOMEIA BAGNÉSI virgem, irmã da Ordem de Penitência de São Domingos que suportou durante cerrca de 45 anos muitos e atrozes sofrimentos. (1577)





TOMÁS FORD, Beato
JOÃO SHERT, beato
ROBERTO JOHNSON, Beato
Mártires - 1582


Em Londres, Inglaterra, os beatos TOMÁS FORD, JOÃO SHERT e ROBERTO JONHSON presbíteros e mártires que no reinado de Isabel I, falsamente acusados de conjura, foram condensados à morte e suspensos ao mesmo tempo no patíbulo de Tybuin. (1582)




PAULO HANH, Santo
Mártir - 1859


Em Cho Quan, Cochinchina, hoje Vietname, São PAULO HANH mártir que abandonando a moral cristã, pertencia a um bando de salteadores, mas preso no tempo do imperador Tu Duc confessou que era cristão, e nem seduções nem flagelações nem a dilaceração de membros o fizeram demover da fé: finalmente degolado, alcançou o glorioso martírio. (1859)


LADISLAU DEMSKI, Beato
Mártir - 1940


Em Sachsenhausen, Alemanha, o beato LADISLAU DEMSKI mártir que natural da Polonia morreu duramente torturado num campo de concentração por defender a fé perante os sequazes de doutrinas hostis a tida a dignidade humana e cristã. (1940)




ANTÓNIO JULIÃO MONOWOWIEJSKI, Beato
Bispo e mártir - 1941


Em Dzialdowo, Polónia, o beato ANTÓNIO JULIÃO NOWOWIEJSKI bispo de Plock que na mesma calamidade, foi encarcerado pelos inimigos no campo de concentração de, esvaido pela fome e cruéis torturas, foi ao encontro do Senhor. (1941)

*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...