segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nº 1839 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - NEEMIAS - (5) - 9 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

9 de Dezembro de 2013

Nº 1839  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1839

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS ou 2º de ESDRAS

Esdras-Ezra

(Esdras)

LIVRO DE NEEMIAS

5 – QUEIXAS DO POVO CONTRA OS RICOS

 

Aconteceu que os homens do povo e as suas mulheres fizeram ouvir um grande clamor contra os seus irmãos judeus. Alguns diziam: «Nós, os nosso filhos e as nossas filhas, somos numerosos, Venda-mo-los e compremos trigo para que possamos viver e comer».- Outros diziam: «Somos obrigados a empenhar as nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas para termos trigo para matar a fome». Outros diziam: «Tivemos que pedir dinheiro emprestado para pagar o tributo ao rei e empenhamos as nossas vinhas e os nossos campos. E, no entanto, somos da mesma raça que os nossos irmãos, os nossos filhos não são diferentes dos deles; mas temos que escravizar os nossos filhos e as nossas filhas, e algumas delas já são escravas. E nada temos para as resgatar, porque os nossos campos e as nossas vinhas passaram já para as  mãos de outros» (Ex 212, 2-6; Dt 15,12).

Estes lamentos e estas queixas irritaram-me profundamente.

Após ter reflectido, censurei os chefes e os magistrados, e disse-lhes: «Porque cobrais as usuras dos vossos irmãos» (Ex 22, 7-25; Dt 13, 19; Lv 26, 35-37).? Convoquei então por causa deles uma grande assembleia , e disse-lhes>: «Os nossos irmãos judeus, vendidos às nações, foram resgatados por nós segundo as nossas posses. E vós vendeis os vossos irmãos, para que nós os resgatemos?» Calaram-se e nada responderam. Eu continuei: «O que vós estais a fazer não é correcto! Não caminhais no temor do nosso Deus, para evitar os insultos das nações que são nossas inimigas? Eu mesmo, com os meus irmãos e os meus servos, emprestamos prata e trigo. Perdoaremos o que nos devem. Devolvei-lhes, desde já os seus campos, as suas vinhas, as suas oliveiras, e as suas casas, e restituí-lhes a percentagem da prata, do trigo e do azeite que lhes exigistes como juros». Eles responderam: «Devolveremos tudo, e nada mais lhes pediremos: faremos como dizes». Chamei, então, os sacerdotes e obriguei-os a jurar que agiriam assim.

E sacudi o pó do meu manto dizendo: «Que Deus sacuda assim de sua casa e dos seus bens todo aquele que não cumprir  com a sua palavra; que seja expulso, sacudido e espoliado!» E toda a assembleia respondeu: «Ámen», e louvaram o Senhor. E o povo nada mais disse.

Desde o dia em que o rei me estabeleceu como governador da região de Judá, do vigésimo até ao trigésimo segundo ano do reinado do rei Artaxerxes, durante doze anos, nem eu nem os meus irmãos comemos o pão do governador. Antes de mim, os governadores, meus predecessores, cobravam o pão e o vinho à razão de quarenta siclos por dia, oprimindo o povo, que também sofria o vexame dos seus servos. Mas eu, pelo temor de Deus, não agi assim. Antes, trabalhei na reparação das muralhas. Não compramos nenhum campo, e os meus servos trabalharam todos. Tinha ao meu encargo a alimentação de cento e cinquenta homens, judeus e magistrados, além, dos que nos vinham procurar das regiões vizinhas. Preparávamos cada dia, um boi, sei carneiros escolhidos e aves, tudo à minha custa, e cada dez dias servia-se vinho em abundância. Apesar disso, não reclamei os direitos de governador, porque o povo estava reduzido à maior miséria.

Lembrai-Vos, ó meu Deus, de tudo o que fiz por este povo e recompensai-me.

 

(Texto do Livro de NEEMIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

local do blogue

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

9 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...