sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Nº 1843 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - NEEMIAS - (9) - 13 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

13 de Dezembro de 2013

Nº 1843  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1843

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS ou 2º de ESDRAS

Esdras-Ezra

(Esdras)

LIVRO DE NEEMIAS

9  -  JEJUM E CONFISSÃO DOS PECADOS DO POVO

 

No vigésimo quarto dia do mesmo mês, os filhos de Israel, vestidos de sacos e com a cabeça coberta de pó, reuniram-se para um jejum. Os que eram da linhagem de Israel, estavam separados de todos os estrangeiros, e apresentaram-se para confessar os seus pecados e as iniquidades dos seus pais. De pé, cada um no seu lugar, escutavam a leitura da lei do Senhor, seu Deus, quatro vezes ao dia; e outras quatro vezes ao dia confessavam os seus pecados e adoravam o Senhor, Seu Deus.

Josué, Bani, Cedmial, Sabanias, Boni, Sarebias, Bani e Canani, que tomaram lugar no estrado dos levitas, invocaram em alta voz o Senhor, seu Deus. E os levitas Josué, Cedmiel, Bani, Hasebnias, Serebnias, Odaías, Sebnias e Fataías diziam: «Levantai-vos, bendizei o Senhor, vosso Deus, de eternidade em eternidade! Bendito seja o Vosso nome glorioso, sobre todo o louvor e toda a bênção».

 

Oração dos levitas  -  «Vós, Senhor, sois o único que fizestes o céu dos céus e todo o seu exército (Gn 2, 1; Sl 102, 21), a terra e tudo o que ela contém, o mar e tudo o que nele se encera; Vós dais a vida a todos os seres, e o exército dos céus Vos adora. Fostes Vós, Senhor Deus, Quem escolheu Abraão, Quem o tirou da terra de Ur, na Caldeia, e Quem lhe deu o nome de Abraão (Gn 17, 5); Encontrastes nele um coração fiel, e fizestes com ele uma aliança, prometendo dar à sua posteridade a terra dos cananeus, dos hiteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos jebuseus e dos gergeseus, e cumpristes a Vossa palavra porque sois justo (Gn 15, 18-21).

Vistes a aflição dos nosso pais no Egipto, e ouvistes o seu clamor no mar Vermelho (Ex 3, 7; 10, 4). Operastes maravilhas e prodígios contra o Faraó, contra todos os seus servos e todo o povo do seu país, porque sabíeis que trataram com crueldade os nossos pais, e engrandecestes o Vosso nome, que perdura até aos nosso dias (Ex 9, 16). Dividistes o mar diante deles, e passaram pelo meio dele a pé enxuto; mas precipitastes no abismo todos os que os perseguiam, como uma pedra é atirada às profundidades das águas (Ex 14, 21; 15, 4 s); Vós os guiastes, durante o dia, por uma coluna de nuvens, e, de noite, por uma coluna de fogo, para iluminar o caminho que deviam seguir. (Ex 13, 21). Descestes ao monte Sinai, e falaste-lhes do alto dos céus e deste-lhes juízos justos, leis de verdade e mandamentos. Destes-lhes a conhecer o Vosso santo sábado e prescreveste-lhes, por meio de Moisés, Vosso servo, os m,andamentos, os preceitos e a lei. Destes-lhes pão do céu para saciar a fome, fizestes brotar água do rochedo para amenizar a sua sede. Destes-lhes a posse da terra que Vossa mão jurou dar-lhes. (Ex 16, 4 s; 17, 6). Mas os nossos pais foram soberbos, endureceram a sua cerviz e não observaram os Vossos mandamentos. recusaram ouvir, e não mais se recordaram das maravilhas que operastes a seu favor. Endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, elegeram um chefe para voltar à sua escravidão. Mas Vós sois um Deus de perdão, clemente e compassivo, tardo na ira e rico em misericórdia e, por isso, não os abandonastes (Nm 14, 4). E quando eles fabricaram para si um bezerro de metal fundido e disseram: «Eis aqui o nosso Deus que nos tirou do Egipto» (Ex 32, 1-4), e cometeram grandes abominações, usastes de muita misericórdia e não os abandonaste no deserto; e a coluna de nuvem que os guiava, durante o dia, no seu caminho, e a coluna de fogo que, durante a noite, lhes iluminava o caminho que deviam seguir, não se afastou deles. destes-lhes o Vosso bom espírito para os instruir , não recusastes o Vosso maná para os alimentar, e destes-lhes água para matar a sua sede. Vós os alimentastes no deserto durante quarenta anos , sem nada lhes faltar. As suas vestes não se envelheceram e os seus pés não se incharam (Dt 8, 4; 29, 5).

«Vós os livrastes dos reinos e dos povos, cujas terras sorteastes entre eles. Possuíram a terra de Seon, a terra do rei de Hesebon, e a terra de Og, rei de Basan. Multiplicastes os seus filhos como as estrelas do céu, e os introduzistes na terra, cuja posse prometestes a seus pais dar-lhes. Vieram os seus filhos e ocuparam-na. Diante deles, humilhastes os cananeus que a habitavam e a a entregastes nas suas mãos com os seus reis e as suas populações, que ficaram à sua mercê. E tomaram as suas cidades fortificadas e as terras férteis; herdaram casas repletas de toda a sorte de bens, de cisternas já feitas, de vinhas e olivais e muitas árvores frutíferas. E comeram até se saciarem, engordaram e deleitaram-se com a Vossa grande bondade. Mas foram rebeldes e rebelaram-se contra Vós. desprezaram as Vossas leis, mataram os Vossos profetas que os repreendiam para se converterem a Vós. Cometeram, grande  abominações e Vós os abandonastes nas mãos dos seus inimigos, que os oprimiram. Mas quando, no tempo da sua miséria, clamaram a Vós, Vós os ouvistes do alto dos céus, e, segundo a Vossa grande misericórdia, enviastes-lhes salvadores (Jz 2, 16) que os livraram das mãos dos seus inimigos. Mas, assim que voltou a paz, voltaram a fazer o mal diante de Vós, e Vós os abandonastes nas mãos dos seus inimigos que os dominaram. Mas converteram-se de novo e clamaram a Vós, e Vós, do alto do céu, os atendestes, segundo a Vossa grande misericórdia, livrando-os muitas vezes. Vós os exortastesa  voltar à Vossa lei, mas eles, na sua arrogância, não escutaram as Vossas recomendações, transgrediram as Vossas ordens, que dão a vida ao homem que as observa (Lc 10, 28). e só mostraram os ombros rebeldes, cerviz altiva e ouvidos surdos. A Vossa paciência suportou-os durante muitos anos; fazíeis-lhes admoestações pela inspiração do Vosso espírito (Zac 7, 12), que animava os Vossos profetas, mas não Vos deram ouvidos. Então entregás-te-los nas mãos dos povos estrangeiros. Mas, na Vossa grande misericórdia, não os aniquilastes nem os abandonastes, porque sois um  Deus clemente e compassivo.

Agora, pois, Senhor, Deus grande, poderoso e temível, que guardais fielmente a Vossa aliança misericordiosa, não sejais indiferente a todos os sofrimentos que nos afligem, a nós, aos nossos reis, aos nossos chefes, aos nossos sacerdotes e a todo o povo, desde o tempo dos freis da Assíria até ao de hoje. Em tudo aquilo que nos aconteceu, Vós fostes justo, porque agistes com justiça, enquanto nós praticamos o mal. os nossos reis, os nossos chefes, os nossos sacerdotes e os nosso pais negligenciaram a prática da Vossa lei e não obedeceram aos Vossos mandamentos, nem às admoestações que lhes fizestes pelos profetas. No seu reino, apesar dos muitos bens quer lhes concedestes nesta terra espaçosa e fértil que lhes entregastes, eles não Vos serviram, nem renunciaram às suas más obras. Por isso, hoje somos escravos na própria terra que destes aos nossos pais, para que comessem dos seus frutos e dos seus produtos. esta terra multiplica os seus produtos para os reis estrangeiros, que nos oprimem por causa dos nossos pecados, os quais dispõem das nossa pessoas e dos nossos animais, conforme a sua vontade. estamos de facto numa grande aflição».

(Texto do Livro de NEEMIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

13 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...